Processos de Comunicação e de Gestão no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) – Proposta de Alternativa para um Programa de Formação de Professores

Resumo


Este estudo, realizado no âmbito do curso de Pedagogia a distância da Universidade de Brasília (UnB) e do programa Universidade Aberta do Brasil (UAB), teve como objetivo analisar a comunicação entre os atores no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA). Fundamentado na pedagogia da autonomia de Paulo Freire (1997, 1971a) e no seu entendimento de que o processo de comunicação deve ser pensado epistemologicamente, referenciado no diálogo, realizou-se a pesquisa de abordagem qualitativa. Por meio da navegação nos espaços existentes no AVA, observou-se que alguns deles não favoreciam a comunicação. Nesse sentido, foi apresentada uma alternativa para ampliar a interação e contribuir com a comunicação virtual entre os atores, considerando o potencial das tecnologias na mediação do processo dialógico.
Palavras-chave: Educação a distância, comunicação, tecnologias

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Publicado
12/04/2018
AIRES, Carmenísia Jacobina; LEITE, Marisa Guimarães. Processos de Comunicação e de Gestão no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) – Proposta de Alternativa para um Programa de Formação de Professores. In: SEMINÁRIO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA DA REGIÃO CENTRO-OESTE (SEAD-CO), 2. , 2018, Campo Grande/MS. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2018 . ISSN 2763-8995. DOI: https://doi.org/10.5753/seadco.2018.14835.