Processos de Comunicação e de Gestão no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) – Proposta de Alternativa para um Programa de Formação de Professores
Resumo
Este estudo, realizado no âmbito do curso de Pedagogia a distância da Universidade de Brasília (UnB) e do programa Universidade Aberta do Brasil (UAB), teve como objetivo analisar a comunicação entre os atores no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA). Fundamentado na pedagogia da autonomia de Paulo Freire (1997, 1971a) e no seu entendimento de que o processo de comunicação deve ser pensado epistemologicamente, referenciado no diálogo, realizou-se a pesquisa de abordagem qualitativa. Por meio da navegação nos espaços existentes no AVA, observou-se que alguns deles não favoreciam a comunicação. Nesse sentido, foi apresentada uma alternativa para ampliar a interação e contribuir com a comunicação virtual entre os atores, considerando o potencial das tecnologias na mediação do processo dialógico.
Palavras-chave:
Educação a distância, comunicação, tecnologias
Referências
AIRES, Carmenísia Jacobina; LOPES, Ruth Gonçalves de Faria. Gestão na educação a distância. In: SOUZA, Amaralina Miranda de; FIORENTINI, Leda Maria Rangearo; RODRIGUES, Maria Alexandra Militão (Org.). Educação superior a distância: Comunidade de trabalho e aprendizagem em rede (CTAR). Brasília: Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2009.
APARICI, Roberto. Principios Pegagógicos y Comunicacionales de La Educación 2.0. In: Revista Digital La Educación, Portal Educativo de las Américas. Departamento de Desarrollo Humano, Educación y Cultura – OEA, mayo 2011.
________. Educomunicación: más allá del 2.0. Barcelona: Gedisa, 2010.
BRASIL. Universidade de Brasília/Faculdade de Educação. Projeto Político Pedagógico, 2007.
FREIRE, Paulo. Extensão ou comunicação? Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1971a.
______. Educação como prática da liberdade. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1971b.
______ . Pedagogia da Autonomia. São Paulo: Paz e Terra, 1997.
JONASSSEN, D. O uso das novas tecnologias na educação a distância e a aprendizagem construtivista. Em Aberto, Brasília, ano 16, n. 70, abr./jun. 1996.
KAPLÚN, Mario. Una pedagogía de la comunicación. Madrid: Ediciones de la Torre, 1998.
LOPES, R. G. de F. Los procesos formativos en la educación superior a distancia: estudio de una experiencia docente de construcción colectiva. Tese (Doutorado en la Educacion) – Facultad de Educación, Univsersidad Nacional de Educación a Distancia (UNED). Madrid: Espanha, 2009.
PARO, Vitor Henrique. A gestão da educação ante as exigências de qualidade e produtividade da escola pública. In: SILVA, Luiz Heron da (Org.). A escola cidadã no contexto da globalização. Petrópolis, Vozes, 1998.
______. Gestão democrática da escola pública. São Paulo: Ed. Ática, 2001.
RODRIGUEZ, E. M. et al. La educación a distancia en tiempos de cambios: nuevas generaciones, viejos conflictos. Madrid: Ediciones da la Torre, 1999.
VILLARROEL, A. V. Aspectos operativos en universidades a distancia. Caracas-Venezuela: Universidad Nacional Abierta, 1996.
APARICI, Roberto. Principios Pegagógicos y Comunicacionales de La Educación 2.0. In: Revista Digital La Educación, Portal Educativo de las Américas. Departamento de Desarrollo Humano, Educación y Cultura – OEA, mayo 2011.
________. Educomunicación: más allá del 2.0. Barcelona: Gedisa, 2010.
BRASIL. Universidade de Brasília/Faculdade de Educação. Projeto Político Pedagógico, 2007.
FREIRE, Paulo. Extensão ou comunicação? Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1971a.
______. Educação como prática da liberdade. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1971b.
______ . Pedagogia da Autonomia. São Paulo: Paz e Terra, 1997.
JONASSSEN, D. O uso das novas tecnologias na educação a distância e a aprendizagem construtivista. Em Aberto, Brasília, ano 16, n. 70, abr./jun. 1996.
KAPLÚN, Mario. Una pedagogía de la comunicación. Madrid: Ediciones de la Torre, 1998.
LOPES, R. G. de F. Los procesos formativos en la educación superior a distancia: estudio de una experiencia docente de construcción colectiva. Tese (Doutorado en la Educacion) – Facultad de Educación, Univsersidad Nacional de Educación a Distancia (UNED). Madrid: Espanha, 2009.
PARO, Vitor Henrique. A gestão da educação ante as exigências de qualidade e produtividade da escola pública. In: SILVA, Luiz Heron da (Org.). A escola cidadã no contexto da globalização. Petrópolis, Vozes, 1998.
______. Gestão democrática da escola pública. São Paulo: Ed. Ática, 2001.
RODRIGUEZ, E. M. et al. La educación a distancia en tiempos de cambios: nuevas generaciones, viejos conflictos. Madrid: Ediciones da la Torre, 1999.
VILLARROEL, A. V. Aspectos operativos en universidades a distancia. Caracas-Venezuela: Universidad Nacional Abierta, 1996.
Publicado
12/04/2018
Como Citar
AIRES, Carmenísia Jacobina; LEITE, Marisa Guimarães.
Processos de Comunicação e de Gestão no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) – Proposta de Alternativa para um Programa de Formação de Professores. In: SEMINÁRIO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA DA REGIÃO CENTRO-OESTE (SEAD-CO), 2. , 2018, Campo Grande/MS.
Anais [...].
Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação,
2018
.
ISSN 2763-8995.
DOI: https://doi.org/10.5753/seadco.2018.14835.