Processos de Comunicação e de Gestão no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) – Proposta de Alternativa para um Programa de Formação de Professores

Resumo


Este estudo, realizado no âmbito do curso de Pedagogia a distância da Universidade de Brasília (UnB) e do programa Universidade Aberta do Brasil (UAB), teve como objetivo analisar a comunicação entre os atores no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA). Fundamentado na pedagogia da autonomia de Paulo Freire (1997, 1971a) e no seu entendimento de que o processo de comunicação deve ser pensado epistemologicamente, referenciado no diálogo, realizou-se a pesquisa de abordagem qualitativa. Por meio da navegação nos espaços existentes no AVA, observou-se que alguns deles não favoreciam a comunicação. Nesse sentido, foi apresentada uma alternativa para ampliar a interação e contribuir com a comunicação virtual entre os atores, considerando o potencial das tecnologias na mediação do processo dialógico.
Palavras-chave: Educação a distância, comunicação, tecnologias

Referências

AIRES, Carmenísia Jacobina; LOPES, Ruth Gonçalves de Faria. Gestão na educação a distância. In: SOUZA, Amaralina Miranda de; FIORENTINI, Leda Maria Rangearo; RODRIGUES, Maria Alexandra Militão (Org.). Educação superior a distância: Comunidade de trabalho e aprendizagem em rede (CTAR). Brasília: Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2009.

APARICI, Roberto. Principios Pegagógicos y Comunicacionales de La Educación 2.0. In: Revista Digital La Educación, Portal Educativo de las Américas. Departamento de Desarrollo Humano, Educación y Cultura – OEA, mayo 2011.

________. Educomunicación: más allá del 2.0. Barcelona: Gedisa, 2010.

BRASIL. Universidade de Brasília/Faculdade de Educação. Projeto Político Pedagógico, 2007.

FREIRE, Paulo. Extensão ou comunicação? Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1971a.

______. Educação como prática da liberdade. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1971b.

______ . Pedagogia da Autonomia. São Paulo: Paz e Terra, 1997.

JONASSSEN, D. O uso das novas tecnologias na educação a distância e a aprendizagem construtivista. Em Aberto, Brasília, ano 16, n. 70, abr./jun. 1996.

KAPLÚN, Mario. Una pedagogía de la comunicación. Madrid: Ediciones de la Torre, 1998.

LOPES, R. G. de F. Los procesos formativos en la educación superior a distancia: estudio de una experiencia docente de construcción colectiva. Tese (Doutorado en la Educacion) – Facultad de Educación, Univsersidad Nacional de Educación a Distancia (UNED). Madrid: Espanha, 2009.

PARO, Vitor Henrique. A gestão da educação ante as exigências de qualidade e produtividade da escola pública. In: SILVA, Luiz Heron da (Org.). A escola cidadã no contexto da globalização. Petrópolis, Vozes, 1998.

______. Gestão democrática da escola pública. São Paulo: Ed. Ática, 2001.

RODRIGUEZ, E. M. et al. La educación a distancia en tiempos de cambios: nuevas generaciones, viejos conflictos. Madrid: Ediciones da la Torre, 1999.

VILLARROEL, A. V. Aspectos operativos en universidades a distancia. Caracas-Venezuela: Universidad Nacional Abierta, 1996.
Publicado
12/04/2018
Como Citar

Selecione um Formato
AIRES, Carmenísia Jacobina; LEITE, Marisa Guimarães. Processos de Comunicação e de Gestão no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) – Proposta de Alternativa para um Programa de Formação de Professores. In: SEMINÁRIO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA DA REGIÃO CENTRO-OESTE (SEAD-CO), 2. , 2018, Campo Grande/MS. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2018 . ISSN 2763-8995. DOI: https://doi.org/10.5753/seadco.2018.14835.