Formação de Professores de Ciências da Natureza para o uso de Aparatos Digitais: Teoria e Prática no Processo de Mediação
Resumo
Este trabalho buscou analisar quais a relação teoria e prática presente em publicações acadêmicas sobre a formação de professores de Ciências da Natureza para o uso de tecnologias. Os dados foram obtidos a partir de um levantamento bibliográfico entre 2006 e 2016, em periódicos da área de Ensino de Ciências com análise de seus conteúdos, sendo possível a construção de categorias de análise. Foram identificados sete artigos que foram analisados em três categorias: teoria, prática e “teoria-prática”. Percebemos que o uso de tecnologias aparece no contexto de processos formativos centrados no praticismo de um curso e não como um constructo social.
Palavras-chave:
Biologia, Física, Ensino
Referências
ALLIPRANDINI, P. M. Z.; STRAUB, S. L. W.; BRUGNERA, E. D. ; OLIVEIRA, T.P. . O processo de memória em jovens: o efeito do uso do computador. Ciências & Cognição (UFRJ), v. 15, p. 21-30, 2010.
AMORIM, J. S.; BARANAUSKAS, M. C.; MELO, A. M.; ALCOBA, S. A. C. Desafios para a Tecnologia da Informação e Comunicação em Espaço Educacional Inclusivo. In: XXV CONGRESSO DA SOCIEDADE BRASILEIRA DE COMUNICAÇÃO, 2005, São Paulo. XI Workshop Sobre Informática na Escola. Anais... São Paulo: São Leopoldo, 2005.
BARDIN, L. Análise de conteúdo. Lisboa, Edições 70, 1977.
BENAKOUCHE, R. (Org.). A questão da informática no Brasil. São Paulo: Editora Brasiliense e CNPq, 1985.
BICUDO, M. A. V.; ROSA, M. A presença da tecnologia na educação matemática: efetuando uma tessitura com situações/cenas1 do filme Avatar e vivências em um curso a distância de formação de professores. Alexandria - Revista de Educação em Ciência e Tecnologia. Florianópolis, v. 6, n. 1, p.61-103, abr. 2013.
BRITO, M. J.; ANTONIALLI, L. M.; SANTOS, A. C. Tecnologia da informação e processo produtivo de gestão em uma organização cooperativa: um enfoque estratégico. Revista de Administração Contemporânea, v. 1, n. 1, p. 77-95, jan./abr. 1997
CONSANI, M. A. Mediação tecnológica na educação: conceitos e aplicações. Tese (Doutorado em Comunicações e Artes), Universidade de São Paulo, São Paulo. 2008.
FERNANDES, A. A.; ALVES, M. M. Gerência estratégica da tecnologia da informação: obtendo vantagens competitivas. Rio de Janeiro: LTC, 1992
GABINI, W. S.; DINIZ, R. E. S. Formação continuada de professores de Química: uma proposta envolvendo a inserção da informática nas práticas de sala de aula. Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências. v. 9, n. 2, p. 1-17, 2009.
GOMEZ, G. O. Professores e meios de comunicação: desafios, estereótipos. Comunicação & Educação, São Paulo, n. 10, p. 57-68, dec. 1997. ISSN 2316-9125. Disponível em: http://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/36323. Acesso em: 10 fev. 2018.
JACON, L. S. C.; OLIVEIRA, A. C. G.; MARTINES, E. A. L. M.; MELLO, I. C. Os formadores de professores e o desafio em potencializar o ensino de conhecimentos químicos com a incorporação dos dispositivos móveis. Investigações em Ensino de Ciências. v. 19, n. 1, p. 77-89, 2014.
JUCÁ, C. S. S. A relevância dos softwares educativos na educação profissional. Ciênc. cogn., Rio de Janeiro , v. 8, p. 22-28, ago. 2006.
LIBÂNEO, J. C. Democratização da escola pública: a pedagogia crítico-social dos conteúdos.19. ed. São Paulo: Loyola, 2003, 160 p.
MOLON, S. I. Subjetividade e constituição do sujeito em Vygotsky. In: CONFERÊNCIA DE PESQUISA SÓCIO-CULTURAL, 3., 2000, Campinas. Anais... Campinas: 2000, p. 1-19. Disponível em: http://www.fae.unicamp.br/br2000/. Acesso em: 26 jan. 2018.
OSTERMANN, F.; PRADO, S. D.; RICCI, T. S. F. Investigando a aprendizagem de professores de Física acerca do fenômeno da interferência quântica. Ciência & Educação. v. 14, n. 1, p. 35-54, 2008.
PEIXOTO, J. Tecnologia e mediação pedagógica: perspectivas investigativas. In: KASSAR, M. de C. M.; SILVA, F. de C. T. (Org.). Educação e pesquisa no Centro-Oeste: políticas públicas e formação humana. 1ed.Campo Grande: Editora da UFMS, 2012, v. 1, p. 283-294.
PEIXOTO, J.; ARAUJO, C. H. dos S. Tecnologia e educação: algumas considerações sobre o discurso pedagógico contemporâneo. Educação & Sociedade, Campinas, v. 33, n. 118, p. 253-268, mar., 2012.
PEREIRA, L. L.; CORDENONSI, A. Z. Softwares educativos: Uma Proposta de Recurso Pedagógico para o Trabalho de Reforço das Habilidades de Leitura e Escrita com Alunos dos Anos Iniciais. Revista Novas Tecnologias na Educação. Rio Grande do Sul, v.7, n.3, dezembro/2009. p. 1-13.
RODRIGUES, A. A; DAMASIO, F.; SOUZA, S. L. Divulgação científica na formação docente: construindo e divulgando conhecimento por meio do rádio e da internet. Experiências em Ensino de Ciências. v. 8, n. 2, p. 80-94, 2013.
SANCHO, J. M. De tecnologias da informação e comunicação a recursos educativos. In: SANCHO, J. M; HERNÁNDEZ, F. Tecnologias para transformar a educação. Porto Alegre: Artmed, 2006. p. 15-42.
SANT’ANA, C. C.; AMARAL, R. B.; BORBA, M. C. O uso de softwares na prática profissional do professor de matemática. Ciência & Educação. v. 18, n. 3, p. 527-542, 2012.
SILVA, E. T. Revalorização do livro diante das novas mídias. Veículos e linguagens do mundo contemporâneo: a educação do leitor para as encruzilhadas da mídia. 50 p. 2005. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seed/arquivos/pdf/1sf.pdf. Acesso em: 10 fev 2018.
TAPSCOTT, D.; CASTON, A. Mudança de paradigma: a nova promessa da tecnologia da informação. São Paulo: MakronMcGraw-Hill, 1995.
ZABEL, M.; MALHEIROS, A. P. S. A formação inicial do professor na modalidade a distância para o uso das tecnologias digitais no ensino de Matemática: o caso de uma disciplina de prática de ensino. ALEXANDRIA - Revista de Educação em Ciência e Tecnologia. v. 8, n. 3, p. 113-130, nov. 2015.
AMORIM, J. S.; BARANAUSKAS, M. C.; MELO, A. M.; ALCOBA, S. A. C. Desafios para a Tecnologia da Informação e Comunicação em Espaço Educacional Inclusivo. In: XXV CONGRESSO DA SOCIEDADE BRASILEIRA DE COMUNICAÇÃO, 2005, São Paulo. XI Workshop Sobre Informática na Escola. Anais... São Paulo: São Leopoldo, 2005.
BARDIN, L. Análise de conteúdo. Lisboa, Edições 70, 1977.
BENAKOUCHE, R. (Org.). A questão da informática no Brasil. São Paulo: Editora Brasiliense e CNPq, 1985.
BICUDO, M. A. V.; ROSA, M. A presença da tecnologia na educação matemática: efetuando uma tessitura com situações/cenas1 do filme Avatar e vivências em um curso a distância de formação de professores. Alexandria - Revista de Educação em Ciência e Tecnologia. Florianópolis, v. 6, n. 1, p.61-103, abr. 2013.
BRITO, M. J.; ANTONIALLI, L. M.; SANTOS, A. C. Tecnologia da informação e processo produtivo de gestão em uma organização cooperativa: um enfoque estratégico. Revista de Administração Contemporânea, v. 1, n. 1, p. 77-95, jan./abr. 1997
CONSANI, M. A. Mediação tecnológica na educação: conceitos e aplicações. Tese (Doutorado em Comunicações e Artes), Universidade de São Paulo, São Paulo. 2008.
FERNANDES, A. A.; ALVES, M. M. Gerência estratégica da tecnologia da informação: obtendo vantagens competitivas. Rio de Janeiro: LTC, 1992
GABINI, W. S.; DINIZ, R. E. S. Formação continuada de professores de Química: uma proposta envolvendo a inserção da informática nas práticas de sala de aula. Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências. v. 9, n. 2, p. 1-17, 2009.
GOMEZ, G. O. Professores e meios de comunicação: desafios, estereótipos. Comunicação & Educação, São Paulo, n. 10, p. 57-68, dec. 1997. ISSN 2316-9125. Disponível em: http://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/36323. Acesso em: 10 fev. 2018.
JACON, L. S. C.; OLIVEIRA, A. C. G.; MARTINES, E. A. L. M.; MELLO, I. C. Os formadores de professores e o desafio em potencializar o ensino de conhecimentos químicos com a incorporação dos dispositivos móveis. Investigações em Ensino de Ciências. v. 19, n. 1, p. 77-89, 2014.
JUCÁ, C. S. S. A relevância dos softwares educativos na educação profissional. Ciênc. cogn., Rio de Janeiro , v. 8, p. 22-28, ago. 2006.
LIBÂNEO, J. C. Democratização da escola pública: a pedagogia crítico-social dos conteúdos.19. ed. São Paulo: Loyola, 2003, 160 p.
MOLON, S. I. Subjetividade e constituição do sujeito em Vygotsky. In: CONFERÊNCIA DE PESQUISA SÓCIO-CULTURAL, 3., 2000, Campinas. Anais... Campinas: 2000, p. 1-19. Disponível em: http://www.fae.unicamp.br/br2000/. Acesso em: 26 jan. 2018.
OSTERMANN, F.; PRADO, S. D.; RICCI, T. S. F. Investigando a aprendizagem de professores de Física acerca do fenômeno da interferência quântica. Ciência & Educação. v. 14, n. 1, p. 35-54, 2008.
PEIXOTO, J. Tecnologia e mediação pedagógica: perspectivas investigativas. In: KASSAR, M. de C. M.; SILVA, F. de C. T. (Org.). Educação e pesquisa no Centro-Oeste: políticas públicas e formação humana. 1ed.Campo Grande: Editora da UFMS, 2012, v. 1, p. 283-294.
PEIXOTO, J.; ARAUJO, C. H. dos S. Tecnologia e educação: algumas considerações sobre o discurso pedagógico contemporâneo. Educação & Sociedade, Campinas, v. 33, n. 118, p. 253-268, mar., 2012.
PEREIRA, L. L.; CORDENONSI, A. Z. Softwares educativos: Uma Proposta de Recurso Pedagógico para o Trabalho de Reforço das Habilidades de Leitura e Escrita com Alunos dos Anos Iniciais. Revista Novas Tecnologias na Educação. Rio Grande do Sul, v.7, n.3, dezembro/2009. p. 1-13.
RODRIGUES, A. A; DAMASIO, F.; SOUZA, S. L. Divulgação científica na formação docente: construindo e divulgando conhecimento por meio do rádio e da internet. Experiências em Ensino de Ciências. v. 8, n. 2, p. 80-94, 2013.
SANCHO, J. M. De tecnologias da informação e comunicação a recursos educativos. In: SANCHO, J. M; HERNÁNDEZ, F. Tecnologias para transformar a educação. Porto Alegre: Artmed, 2006. p. 15-42.
SANT’ANA, C. C.; AMARAL, R. B.; BORBA, M. C. O uso de softwares na prática profissional do professor de matemática. Ciência & Educação. v. 18, n. 3, p. 527-542, 2012.
SILVA, E. T. Revalorização do livro diante das novas mídias. Veículos e linguagens do mundo contemporâneo: a educação do leitor para as encruzilhadas da mídia. 50 p. 2005. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seed/arquivos/pdf/1sf.pdf. Acesso em: 10 fev 2018.
TAPSCOTT, D.; CASTON, A. Mudança de paradigma: a nova promessa da tecnologia da informação. São Paulo: MakronMcGraw-Hill, 1995.
ZABEL, M.; MALHEIROS, A. P. S. A formação inicial do professor na modalidade a distância para o uso das tecnologias digitais no ensino de Matemática: o caso de uma disciplina de prática de ensino. ALEXANDRIA - Revista de Educação em Ciência e Tecnologia. v. 8, n. 3, p. 113-130, nov. 2015.
Publicado
12/04/2018
Como Citar
ECHALAR, Jhonny David; QUEIRÓS, Wellington Pereira de; ECHALAR, Adda Daniela Lima Figueiredo.
Formação de Professores de Ciências da Natureza para o uso de Aparatos Digitais: Teoria e Prática no Processo de Mediação. In: SEMINÁRIO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA DA REGIÃO CENTRO-OESTE (SEAD-CO), 2. , 2018, Campo Grande/MS.
Anais [...].
Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação,
2018
.
ISSN 2763-8995.
DOI: https://doi.org/10.5753/seadco.2018.14836.