Formação de Professores de Ciências da Natureza para o uso de Aparatos Digitais: Teoria e Prática no Processo de Mediação

Resumo


Este trabalho buscou analisar quais a relação teoria e prática presente em publicações acadêmicas sobre a formação de professores de Ciências da Natureza para o uso de tecnologias. Os dados foram obtidos a partir de um levantamento bibliográfico entre 2006 e 2016, em periódicos da área de Ensino de Ciências com análise de seus conteúdos, sendo possível a construção de categorias de análise. Foram identificados sete artigos que foram analisados em três categorias: teoria, prática e “teoria-prática”. Percebemos que o uso de tecnologias aparece no contexto de processos formativos centrados no praticismo de um curso e não como um constructo social.
Palavras-chave: Biologia, Física, Ensino

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Publicado
12/04/2018
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ECHALAR, Jhonny David; QUEIRÓS, Wellington Pereira de; ECHALAR, Adda Daniela Lima Figueiredo. Formação de Professores de Ciências da Natureza para o uso de Aparatos Digitais: Teoria e Prática no Processo de Mediação. In: SEMINÁRIO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA DA REGIÃO CENTRO-OESTE (SEAD-CO), 2. , 2018, Campo Grande/MS. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2018 . ISSN 2763-8995. DOI: https://doi.org/10.5753/seadco.2018.14836.