O uso do Whatsapp, Google Drive, E-Mail e Moodle na Coordenação de uma Escola Pública
Resumo
Este artigo relata o uso do WhatsApp, e-mail, Google Drive e Moodle como ferramentas de comunicação entre coordenação pedagógica e docentes na Escola Municipal Professor Licurgo de Oliveira Bastos em Campo Grande, MS. O diálogo virtual amplia a gestão. Semanalmente, um docente encarrega-se de compartilhar o planejamento para análise do coordenador e docentes adaptando-o às turmas. Vislumbra-se a reflexão dos professores no contexto educacional para que surjam novas pesquisas aprofundando o uso das TICs e que órgãos governamentais invistam significativamente em prol da melhoria da infraestrutura fundamental ao uso destas ferramentas virtuais e na formação continuada dos professores e coordenadores.
Palavras-chave:
Moodle, WhatsApp, Coordenação Pedagógica
Referências
BATISTA, Erlinda. M e GOBARA, Shirley. T. (2015). Interação na pedagogia a distância de uma instituição pública brasileira. Revista Interacções no. 37, pp.124-149(2015). Disponível em: http://revistas.rcaap.pt/interaccoes/article/view/8469/6044. Acesso em 13 de fevereiro/2018.
BALBINO, Bruna Lusa; HOMRICH, Émerson Pinto; FENNER, Jorge; MACHADO, Josué Furlan; STEFFENELLO, Leonardo Cancian; CASSEL, Otávio Bergamann. Tutorial Google Drive. Centro de Tecnologia Programa de Educação Tutorial – Sistema de Informação. Disponível em: http://coral.ufsm.br/pet-si/wp-content/uploads/2016/04/Consult%C3%B3rio-de-Software-Google-Drive.pdf. Acesso em 21 jan de 2018.
FREITAS, Maria. T. de A. Janela sobre a utopia: Computador e Internet a partir do olhar da abordagem Histórico-Cultural. Artigo apresentado na 32a reunião anual da ANPED em out/2009. Disponível em: http://www.anped.org.br/reunioes/32ra/arquivos/trabalhos/GT16-5857--Int.pdf. Acesso abr/2011.
______.Computador/Internet como instrumentos de aprendizagem: uma reflexão a partir da abordagem psicológica histórico‐cultural. Artigo apresentado no 2o Simpósio Hipertexto e Tecnologias na Educação – Multimodalidade e Ensino. 1ª Edição UFPE. Recife, 2008. Disponível em: http://www.ufpe.br/nehte/simposio2008/anais/Maria-Teresa-Freitas.pdf Acesso mar/2013.
______.A abordagem sócio-histórica como orientadora da Pesquisa Qualitativa. Cadernos de Pesquisa no 116, p. 21-39, julho/2002. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/cp/n116/14397.pdf. Acesso dez/2012.
KENSKI, Vani. M. Educação e tecnologias: o novo ritmo da informação. Campinas: Editora Papirus. 2012.
LÜDKE, Menga e ANDRÉ, Marli E. D. A. Pesquisa em educação: abordagens qualitativas. São Paulo: EPU, 1986.
MORETTINI, Marli. T, URT, S. Cancioneiro do Pantanal. Life editora. Campo Grande, 2010.
NAKAMURA, Rodolfo. Moodle: como criar um curso usando a plataforma de Ensino à Distância. São Paulo: Farol do Forte, 2009.
SANTOS, Milton. Técnica Espaço e tempo. Globalização e o Meio Técnico-Científico Informacional. 3o Ed. São Paulo Ed. Hucitec, 1997.
SEVERINO, Antônio Joaquim. Metodologia do trabalho científico. 23. Ed. Ver. E atual. São Paulo:Cortez, 2007.
TUSSI, Alessandra Colla Soletti. e-mail como instrumento pedagógico para promover o progresso dos alunos em um curso de inglês online. São Paulo, 2006.
VYGOTSKY, Lev. S. Formação social da mente. Tradução: J. C. Neto, L. S. M. Barreto, S. C. Afeche. 6ª edição. São Paulo: Martins Fontes, 2002.
________________ Edição online de Formação Social da Mente. (1991). Disponível em: http://www.egov.ufsc.br/portal/sites/default/files/vygotsky-a-formac3a7c3a3o-social-da-mente.pdf .Acesso em 08 março/2016.
______. Psicologia Pedagógica. Edição comentada. Tradução de Cláudia Shilling. Editora Artmed. São Paulo, 2003.
______. A construção do Pensamento e da Linguagem. Tradução de Paulo Bezerra. Martins Fontes, São Paulo, 2001.
BALBINO, Bruna Lusa; HOMRICH, Émerson Pinto; FENNER, Jorge; MACHADO, Josué Furlan; STEFFENELLO, Leonardo Cancian; CASSEL, Otávio Bergamann. Tutorial Google Drive. Centro de Tecnologia Programa de Educação Tutorial – Sistema de Informação. Disponível em: http://coral.ufsm.br/pet-si/wp-content/uploads/2016/04/Consult%C3%B3rio-de-Software-Google-Drive.pdf. Acesso em 21 jan de 2018.
FREITAS, Maria. T. de A. Janela sobre a utopia: Computador e Internet a partir do olhar da abordagem Histórico-Cultural. Artigo apresentado na 32a reunião anual da ANPED em out/2009. Disponível em: http://www.anped.org.br/reunioes/32ra/arquivos/trabalhos/GT16-5857--Int.pdf. Acesso abr/2011.
______.Computador/Internet como instrumentos de aprendizagem: uma reflexão a partir da abordagem psicológica histórico‐cultural. Artigo apresentado no 2o Simpósio Hipertexto e Tecnologias na Educação – Multimodalidade e Ensino. 1ª Edição UFPE. Recife, 2008. Disponível em: http://www.ufpe.br/nehte/simposio2008/anais/Maria-Teresa-Freitas.pdf Acesso mar/2013.
______.A abordagem sócio-histórica como orientadora da Pesquisa Qualitativa. Cadernos de Pesquisa no 116, p. 21-39, julho/2002. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/cp/n116/14397.pdf. Acesso dez/2012.
KENSKI, Vani. M. Educação e tecnologias: o novo ritmo da informação. Campinas: Editora Papirus. 2012.
LÜDKE, Menga e ANDRÉ, Marli E. D. A. Pesquisa em educação: abordagens qualitativas. São Paulo: EPU, 1986.
MORETTINI, Marli. T, URT, S. Cancioneiro do Pantanal. Life editora. Campo Grande, 2010.
NAKAMURA, Rodolfo. Moodle: como criar um curso usando a plataforma de Ensino à Distância. São Paulo: Farol do Forte, 2009.
SANTOS, Milton. Técnica Espaço e tempo. Globalização e o Meio Técnico-Científico Informacional. 3o Ed. São Paulo Ed. Hucitec, 1997.
SEVERINO, Antônio Joaquim. Metodologia do trabalho científico. 23. Ed. Ver. E atual. São Paulo:Cortez, 2007.
TUSSI, Alessandra Colla Soletti. e-mail como instrumento pedagógico para promover o progresso dos alunos em um curso de inglês online. São Paulo, 2006.
VYGOTSKY, Lev. S. Formação social da mente. Tradução: J. C. Neto, L. S. M. Barreto, S. C. Afeche. 6ª edição. São Paulo: Martins Fontes, 2002.
________________ Edição online de Formação Social da Mente. (1991). Disponível em: http://www.egov.ufsc.br/portal/sites/default/files/vygotsky-a-formac3a7c3a3o-social-da-mente.pdf .Acesso em 08 março/2016.
______. Psicologia Pedagógica. Edição comentada. Tradução de Cláudia Shilling. Editora Artmed. São Paulo, 2003.
______. A construção do Pensamento e da Linguagem. Tradução de Paulo Bezerra. Martins Fontes, São Paulo, 2001.
Publicado
12/04/2018
Como Citar
ABREU, Maria Aparecida Rondis Nunes de; BATISTA, Erlinda Martins; LOIOLA, Luziety Adalgisa Gimenez.
O uso do Whatsapp, Google Drive, E-Mail e Moodle na Coordenação de uma Escola Pública. In: SEMINÁRIO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA, 2. , 2018, Campo Grande/MS.
Anais [...].
Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação,
2018
.
ISSN 2763-8995.
DOI: https://doi.org/10.5753/seadco.2018.14837.