A teoria das inteligências múltiplas na EAD: uma reflexão sobre a escola do futuro

Resumo


Este relato de caso pretendeu, por meio de uma reflexão sobre a experiência realizada na disciplina de Língua Inglesa - EaD, ofertada na UFGD, levantar questões quanto à necessidade de uma exploração mais ampla por parte dos educadores com relação ao melhor aproveitamento do material didático, levando em consideração a teoria das inteligências múltiplas na sua elaboração, que seriam de grande utilidade não só no ensino-aprendizagem na sala de aula, mas principalmente em outros espaços e circunstâncias da vida. Esta reflexão pretendeu nos incitar a pensar no que temos feito para que essas interferências possam ser aproveitadas de forma a desenvolver consciências cidadãs críticas e construtivas das ideias e produtos oferecidos pela EaD, a fim de criar ou recriar estes conhecimentos de forma mais eficiente.

Palavras-chave: Recriação, múltiplas inteligências, percepção sensorial e mídias

Referências

ANTUNES, Celso. As Inteligências múltiplas e seus estímulos. 2ª ed. Campinas, S.P., Papirus Editora, 1998, 179 p.

GARDNER, Howard. Cinco mentes para o futuro. São Paulo, Editora Artmed, 2005.

GARDNER, Howard. Estruturas da mente: A teoria das inteligências múltiplas. 2ª ed. Porto Alegre. Editora Artes Médicas. 1994. 568 p.

MORAN, José Manuel; MASETTO, Marcos T.; BEHRENS, Marilda Aparecida. Novas Tecnologias e Mediação Pedagógica - 21a Ed. Editora Papirus. São Paulo, 2013.

GIMENEZ, Telma. Ensinando e aprendendo inglês na universidade: formação de professores em tempos de mudança. Editora Abrapui. Londrina, 2003.

Jornal O Estadão on-line. Educação do futuro será personalizada e híbrida. Caderno de Educação. 14 out 2014. Disponível em: https://educacao.estadao.com.br/noticias/geral,educacao-do-futuro-sera-personalizada-e-hibrida-imp-,1575897,. Acesso em jan 2018.
Publicado
12/04/2018
Como Citar

Selecione um Formato
SOUZA, Regina Farias de. A teoria das inteligências múltiplas na EAD: uma reflexão sobre a escola do futuro. In: SEMINÁRIO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA DA REGIÃO CENTRO-OESTE (SEAD-CO), 2. , 2018, Campo Grande/MS. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2018 . ISSN 2763-8995. DOI: https://doi.org/10.5753/seadco.2018.14841.