A Inserção da Educação a Distância nos Documentos Institucionais do IFG – Desafios da Institucionalização

  • Danielly Maciel Barbosa UFRJ
  • Mario Gandra UFRJ

Resumo


A Educação a Distância (EaD) tem crescido no país, tornando-se uma estratégia educacional consolidada diante da expansão do ensino. Este trabalho é resultado do recorte da pesquisa em andamento no âmbito do Mestrado Profissional em Educação, Gestão e Difusão em Biociências –MP-EGeD, que tem como objetivo analisar a inserção da EaD nos documentos institucionais no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás (IFG). Para o percurso metodológico utilizou-se a abordagem qualitativa descritiva e como método a análise documental. A coleta de dados ocorreu através do site eletrônico da Instituição e foram realizadas análises nos documentos oficiais. Os resultados demonstraram que EaD no IFG não está institucionalizada e não é favorecida nos documentos, devido às barreiras institucionais que não permitem os avanços no processo de institucionalização.

Palavras-chave: institucionalização, documentos, educação a distância

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Publicado
04/09/2024
BARBOSA, Danielly Maciel; GANDRA, Mario. A Inserção da Educação a Distância nos Documentos Institucionais do IFG – Desafios da Institucionalização. In: SEMINÁRIO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA, 5. , 2024, Florianópolis/SC. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2024 . p. 67-74. ISSN 2763-8995. DOI: https://doi.org/10.5753/seadco.2024.30903.