A Inserção da Educação a Distância nos Documentos Institucionais do IFG – Desafios da Institucionalização

  • Danielly Maciel Barbosa UFRJ
  • Mario Gandra UFRJ

Resumo


A Educação a Distância (EaD) tem crescido no país, tornando-se uma estratégia educacional consolidada diante da expansão do ensino. Este trabalho é resultado do recorte da pesquisa em andamento no âmbito do Mestrado Profissional em Educação, Gestão e Difusão em Biociências –MP-EGeD, que tem como objetivo analisar a inserção da EaD nos documentos institucionais no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás (IFG). Para o percurso metodológico utilizou-se a abordagem qualitativa descritiva e como método a análise documental. A coleta de dados ocorreu através do site eletrônico da Instituição e foram realizadas análises nos documentos oficiais. Os resultados demonstraram que EaD no IFG não está institucionalizada e não é favorecida nos documentos, devido às barreiras institucionais que não permitem os avanços no processo de institucionalização.

Palavras-chave: institucionalização, documentos, educação a distância

Referências

BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. São Paulo: Edições 70, 2011.

BERNARDES, Gisele Gomes Avelar; LIMA, Daniela da Costa Britto Pereira; ALMEIDA, Andréia Maria de. O lugar da EAD nos Documentos Oficiais da UFG-Limites da Institucionalização. In: Anais do II Seminário de Educação a Distância da Região Centro-Oeste. SBC, 2018. Disponível: [link]. Acesso em: 14 jun. 2024.

BRASIL. Decreto nº 9.235, de 15 de dezembro de 2017, dispõe sobre o exercício e funções de regulação. Presidência da República Casa Civil. Brasília, Disponível em: [link]. Acesso em: 14 jun. 2024.

CRUZ, Joseany Rodrigues. A institucionalização da EaD no contexto da educação profissional e tecnológica: o caso do IF Goiano. 2022. Tese (doutorado) - Universidade Federal de Goiás, Faculdade de Educação (FE), Programa de Pós-Graduação em Educação, Goiânia, 2022. Disponível em: Metadados do item: A institucionalização da EaD no contexto da educação profissional e tecnológica: o caso do IF Goiano ([link]). Acesso em: 17 jun. 2024.

GOLDENBERG, M. A arte de pesquisar: como fazer pesquisa qualitativa em ciências sociais. 8. ed. Rio de Janeiro: Record, 2004. 2019f.

INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS ANÍSIO TEIXEIRA. Censo da Educação Superior: Sinopse Estatística 2022. Disponível em: [link]. Acesso em: 14 jun. 2024.

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE GOIÁS. Resolução nº 40, de 13 de dezembro de 2018 – aprova o Regimento Geral do IFG. Disponível em: [link]. Acesso em: 18 jun. 2024.

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE GOIÁS. Resolução nº 31, de 10 de dezembro de 2018 – aprova o Estatuto do IFG. Disponível em: [link]. Acesso em: 18 jun. 2024.

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE GOIÁS. Estatuto (2018). Atualizado em 10 de abril de 2019. Disponível em: [link]. Acesso em: 18 jun. 2024.

LIMA, Daniela Costa Britto Pereira. Projeto CNE/UNESCO 914BRZ1142.3 Desenvolvimento, Aprimoramento e Consolidação de uma educação Nacional de Qualidade – Educação a Distância na Educação. 2014. Ministério Nacional de Educação – MEC. Conselho Nacional de Educação – CNE. Disponível em: [link]. Acesso em: 17 jun. 2024.

LIMA, Daniela da Costa Brito Pereira. Institucionalização da Educação a Distância: da lente teórica à sua proposição. In: Institucionalização da educação superior a distância nas universidades federais da região Centro-Oeste: temáticas em questão. Brasília: UnB, 2021. 310p.

NASCIMENTO, J. P. R. Os desafios da institucionalização do ensino superior na modalidade a distância: a visão dos gestores de uma universidade federal. Dissertação (Mestrado Profissional em Gestão em Organizações Aprendentes). Centro de Ciências Sociais Aplicadas, Centro de Educação, Universidade Federal da Paraíba. João Pessoa, 2014.

NASCIMENTO, João Paulo Rodrigues do; VIEIRA, Maria das Graças. Os desafios da institucionalização do ensino superior na modalidade a distância: a visão dos gestores de uma universidade federal. Ensaio: avaliação e políticas públicas em educação, v. 24, p. 308-336, 2016. Disponível em: [link]. Acesso em: 15 mai. 2022.

SANT’ANA, T. D. Plano de Desenvolvimento Institucional - PDI: um guia de conhecimentos para as Instituições Federais de Ensino. Alfenas: FORPDI, 2017. Disponível em: livroforpdi ([link]). Acesso em: 18 jun. 2024.
Publicado
04/09/2024
BARBOSA, Danielly Maciel; GANDRA, Mario. A Inserção da Educação a Distância nos Documentos Institucionais do IFG – Desafios da Institucionalização. In: SEMINÁRIO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA DA REGIÃO CENTRO-OESTE (SEAD-CO), 5. , 2024, Florianópolis/SC. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2024 . p. 67-74. ISSN 2763-8995. DOI: https://doi.org/10.5753/seadco.2024.30903.