A Prática como Componente Curricular no Curso de Licenciatura em Matemática: Vivências, Contribuições e Desafios na Formação Inicial de Professores
Resumo
Este relato de experiência apresenta alguns dos resultados de desenvolvimento da Prática como Componente Curricular (PCC) do curso de licenciatura em matemática na unidade curricular de geometria plana envolvendo um conjunto de atividades propostas aos estudantes no ambiente virtual moodle. O principal objetivo pautou-se em oferecer aos estudantes uma atividade de visualização, aplicação e conceituação de elementos abordados na Geometria Plana. Conhecer as diferentes estratégias possíveis de ensinar constitui um elemento importante da formação inicial de professores, de maneira que estes não sejam apenas espectadores dos conceitos e sim protagonistas de sua aprendizagem objetivando uma formação que contemple todos os diferentes aspectos que sustentam a prática docente. A PCC é um destes momentos da formação inicial que possibilita construir elementos didáticos que auxiliam na abordagens diferenciadas dos objetos de ensino por meio de estratégias de ensino.
Referências
BRASIL. Ministério da Educação. Conselho Nacional de Educação a Resolução. CNE/CP n. 2, de 01 de julho de 2015. Define as Diretrizes Curriculares Nacionais para a formação inicial em nível superior (cursos de licenciatura, cursos de formação pedagógica para graduados e cursos de segunda licenciatura) e para a formação continuada. Disponível em: [link] Acesso em: 17 jun. 2024.
INSTITUTO FEDERAL DE SANTA CATARINA (IFSC). Projeto Político Pedagógico do Curso de Licenciatura em Matemática (PPC). Câmpus Tubarão, 2022. Disponível em: [link], Acesso em: 15 jun. 2024.