A Prática como Componente Curricular no Curso de Licenciatura em Matemática: Vivências, Contribuições e Desafios na Formação Inicial de Professores

  • Marleide Coan Cardoso IFSC
  • Gustavo Camargo Bérti IFSC

Resumo


Este relato de experiência apresenta alguns dos resultados de desenvolvimento da Prática como Componente Curricular (PCC) do curso de licenciatura em matemática na unidade curricular de geometria plana envolvendo um conjunto de atividades propostas aos estudantes no ambiente virtual moodle. O principal objetivo pautou-se em oferecer aos estudantes uma atividade de visualização, aplicação e conceituação de elementos abordados na Geometria Plana. Conhecer as diferentes estratégias possíveis de ensinar constitui um elemento importante da formação inicial de professores, de maneira que estes não sejam apenas espectadores dos conceitos e sim protagonistas de sua aprendizagem objetivando uma formação que contemple todos os diferentes aspectos que sustentam a prática docente. A PCC é um destes momentos da formação inicial que possibilita construir elementos didáticos que auxiliam na abordagens diferenciadas dos objetos de ensino por meio de estratégias de ensino.

Palavras-chave: Prática como Componente Curricular, Geometria Plana, Formação de professores

Referências

BRASIL. Ministério da Educação. Conselho Nacional de Educação. Parecer CNE/CP 28/2001.Dá nova redação ao Parecer CNE/CP 21/2001, que estabelece a duração e a carga horária dos cursos de Formação de Professores da Educação Básica, em nível superior, curso de licenciatura, de graduação plena. Disponível em: [link]. acesso em: 17 jun. 2024.

BRASIL. Ministério da Educação. Conselho Nacional de Educação a Resolução. CNE/CP n. 2, de 01 de julho de 2015. Define as Diretrizes Curriculares Nacionais para a formação inicial em nível superior (cursos de licenciatura, cursos de formação pedagógica para graduados e cursos de segunda licenciatura) e para a formação continuada. Disponível em: [link] Acesso em: 17 jun. 2024.

INSTITUTO FEDERAL DE SANTA CATARINA (IFSC). Projeto Político Pedagógico do Curso de Licenciatura em Matemática (PPC). Câmpus Tubarão, 2022. Disponível em: [link], Acesso em: 15 jun. 2024.
Publicado
04/09/2024
CARDOSO, Marleide Coan; BÉRTI, Gustavo Camargo. A Prática como Componente Curricular no Curso de Licenciatura em Matemática: Vivências, Contribuições e Desafios na Formação Inicial de Professores. In: SEMINÁRIO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA, 5. , 2024, Florianópolis/SC. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2024 . p. 231-238. ISSN 2763-8995. DOI: https://doi.org/10.5753/seadco.2024.30924.