Elaboração de Flash Cards como Conteúdo Interativo e Estratégia Didática para o Ensino de Química
Resumo
As tecnologias digitais permitem que o docente elabore e desenvolva recursos didáticos utilizando conteúdos interativos como estratégia para motivar e despertar o interesse dos estudantes pelo conhecimento científico e tecnológico. Estes recursos colaboram no processo de ensino e aprendizagem de conceitos químicos, muitas vezes, considerados abstratos. O presente trabalho tem como objetivos elaborar conteúdos interativos, como estratégia didática, no formato de flash cards, no ambiente virtual de aprendizagem Moodle, que possam ser empregados como exercícios de fixação referentes aos conteúdos de química orgânica como radicais orgânicos e suas nomenclaturas, características e a referente função orgânica. Para atingir esta finalidade, foram elaboradas as atividades interativas no formato de flash cards através de um software de design gráfico e do módulo de atividade conteúdo interativo H5P. Este recurso, conteúdo interativo H5P, está disponível como plugins do ambiente virtual de aprendizagem Moodle da Universidade Federal de Santa Catarina.
Referências
GO CONGR. Flash Cards. Disponível em: [link] Acesso em 20 mai. 2024.
HOBMEIR, A. K. T.; HORST, H. Elaboração de jogos didáticos e de conteúdos interativos como interface metodológica para o Ensino de Química. In: Anais do III Congresso online de Ensino de Química, Física, Biologia e Matemática – Recife (PE) CIENTUS Educacional, 2023. ISBN: 978-85-5722-959-4 DOI: 10.29327/1312835. Disponível em: [link]. Acesso em 20 mai. 2024.
SILVA, I. F; SANTOS, W. C.; SANTANA, A. S. Jogos de cartas e tabuleiro no ensino de Química: construção, aplicação e classificação quanto a espécie e nível de interação. Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista, v. 11, n. 3., p. 251-266, 2021.
YONEDA J. D.; HUGUENIN, J. A. O. Sala de aula invertida no ensino remoto de Química Geral. Revista Docência do Ensino Superior, v. 11, p. 1-23, 2021.