O Teatro do Oprimido nos Materiais Didáticos de Ensino-Aprendizagem de Português Brasileiro para Estrangeiros

  • Estefanía Hincapié Aguirre UFMT
  • Flávia Girardo Botelho Borges UFMT

Resumo


Este artigo se insere dentro do campo da Linguística Aplicada, sobre Ensino-aprendizagem de Línguas. Tem como objetivo analisar a presença de atividades de encenação, ancoradas ao viés epistemológico do Teatro do Oprimido, em seis materiais didáticos de ensino-aprendizagem do português brasileiro para estrangeiros. do ponto de vista metodológico, este estudo se debruça sobre as relações entre ensino-aprendizagem, sociedade e língua, servindo-se de conceitos como a Estética do Oprimido e a Pedagogia do Oprimido, em diálogo principalmente com os estudos de Boal, Freire e das Abordagens de Ensino-aprendizagem de Línguas. Embora o teatro seja o instrumento usado nos materiais, os resultados revelaram que ele tem uma natureza diferencial entre eles: para cinco materiais, a ter como público focal estrangeiros que iniciam o processo de aprendizagem por iniciativa própria, a atividade linguística teatral adquire potência representativa e reprodutiva, igualmente, um dos materiais, ao ser dirigido a refugiados, a utilização da metodologia do Teatro do Oprimido age, concretamente, para a imersão à língua e à cultura e representa uma forte atmosfera terapêutica. Em síntese, a análise revelou que há presença de atividades de encenação nos materiais, nem sempre ancoradas ao Teatro do Oprimido e com vieses teóricos diferentes para cada atividade e material.
Palavras-chave: Ensino-aprendizagem, Português para Estrangeiros, Teatro do Oprimido, Materiais Didáticos

Referências

BOAL, Augusto. A Estética do Oprimido. Rio de Janeiro: Garamond, 2009.

BOAL, Augusto. Juego para actores y no actores. Barcelona: Alba, 2001.

FERNANDES, Eugênia. A língua portuguesa em contexto internacional: um guia para professores. Roosevelt, NJ, USA: Boavista Press, 2020.

FREIRE, Paulo. Pedagogia do Oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1994.

KUMARAVADIVELU, B. The Postmethod Condition: (E)merging strategies for second/foreign language teaching. TESOL Quarterly, v. 28, n. 1, p. 27–48, 1994. Disponível em: [link]. Acesso em 17/05/2021.

LARSEN-FREEMAN, Diane; ANDERSON, Marti. Techniques & principles in language teaching. Third edition. Oxford: Oxford University Press, 2011.

LUCCI, Marcos Antonio. La propuesta de Vygotsky: la psicología sociohistórica. Profesorado. Revista de currículum y formación del profesorado, v. 10, n. 2, p. 1-11, 2006. Disponível em: https://www.ugr.es/~recfpro/rev102COL2.pdf. Acesso em 12/05/2021.

PAIVA, Vera Lucia Menezes de Oliveira. Aquisição de segunda língua. São Paulo: Parábola Editorial, 2014.
Publicado
08/11/2021
Como Citar

Selecione um Formato
AGUIRRE, Estefanía Hincapié; BORGES, Flávia Girardo Botelho. O Teatro do Oprimido nos Materiais Didáticos de Ensino-Aprendizagem de Português Brasileiro para Estrangeiros. In: ANAIS PRINCIPAIS DO SEMINÁRIO DE EDUCAÇÃO (SEMIEDU), 29. , 2021, Cuiabá. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2021 . p. 16-27. ISSN 2447-8776.