Levantamento da Educação Musical na Rede Educativa Municipal de Cuiabá: Locais, Percepções, Práticas, Recursos Humanos e Formações

  • Leonardo Borne FCA / UFMT
  • Taís Helena Palhares FCA / UFMT
  • Luiz Francisco Ipólito UFMT
  • Jéssica Melina Behne Vettorelo UFMT / SEDUC-MT

Resumo


Este trabalho apresenta o protocolo de uma pesquisa em andamento que se propõe a responder à pergunta "Como está a situação da educação musical na rede municipal de Cuiabá, no tocante aos locais existentes, à legislação vigente, às percepções sobre a música no ambiente escolar, às práticas realizadas, aos profissionais que laboram e suas respectivas formações e anseios?". A metodologia é qualitativa, com dados qualitativos e quantitativos e adotará o survey como gerador de dados, através de questionário online autodirigido aplicado aos docentes de artes/música vinculados à Secretaria Municipal de Educação de Cuiabá/MT, assim como entrevistas semiestruturadas com docentes e gestores educativos destas mesmas unidades educacionais. Os dados serão organizados e analisados com o apoio da Teoria do Trabalho Docente e das Redes Semânticas Naturais. Espera-se que os resultados possam ser utilizados não só para entender a situação da educação musical escolar da rede de Cuiabá, mas também gerar insumos para pensar as políticas de formação na universidade, na formação continuada e na presença da música nas escolas.
Palavras-chave: Educação Musical, Cuiabá, Trabalho Docente

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Publicado
08/11/2021
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BORNE, Leonardo; PALHARES, Taís Helena; IPÓLITO, Luiz Francisco; VETTORELO, Jéssica Melina Behne. Levantamento da Educação Musical na Rede Educativa Municipal de Cuiabá: Locais, Percepções, Práticas, Recursos Humanos e Formações . In: ANAIS PRINCIPAIS DO SEMINÁRIO DE EDUCAÇÃO (SEMIEDU), 29. , 2021, Cuiabá. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2021 . p. 64-74. ISSN 2447-8776.