Levantamento da Educação Musical na Rede Educativa Municipal de Cuiabá: Locais, Percepções, Práticas, Recursos Humanos e Formações
Resumo
Este trabalho apresenta o protocolo de uma pesquisa em andamento que se propõe a responder à pergunta "Como está a situação da educação musical na rede municipal de Cuiabá, no tocante aos locais existentes, à legislação vigente, às percepções sobre a música no ambiente escolar, às práticas realizadas, aos profissionais que laboram e suas respectivas formações e anseios?". A metodologia é qualitativa, com dados qualitativos e quantitativos e adotará o survey como gerador de dados, através de questionário online autodirigido aplicado aos docentes de artes/música vinculados à Secretaria Municipal de Educação de Cuiabá/MT, assim como entrevistas semiestruturadas com docentes e gestores educativos destas mesmas unidades educacionais. Os dados serão organizados e analisados com o apoio da Teoria do Trabalho Docente e das Redes Semânticas Naturais. Espera-se que os resultados possam ser utilizados não só para entender a situação da educação musical escolar da rede de Cuiabá, mas também gerar insumos para pensar as políticas de formação na universidade, na formação continuada e na presença da música nas escolas.
Palavras-chave:
Educação Musical, Cuiabá, Trabalho Docente
Referências
ABRIC, Jean Claude (Org.). Prácticas sociales y representaciones. México: Ediciones Coyoacán, 2001
BOGDAN, Roberto; BIKLEN, Sari Knopp. Investigação Qualitativa em Educação: uma introdução à teoria dos métodos. Portugal: Porto, 1994.
BORNE, Leonardo; MAFFIOLETTI, Leda. Yo y Los Otros: Relaciones e interacciones en la Educación Musical a distancia. Algunas miradas docentes. Neuma (Talca), n. 8, v. 2, p. 184–212, 2015. Disponível em: https://neuma.utalca.cl/index.php/neuma/article/view/83. Acesso em: 26 ago. 2021.
KRÜGER, Susana Ester. Relações interativas de docência e mediações pedagógicas nas práticas de EaD em cursos de aperfeiçoamento em educação musical, Revista da ABEM, v. 17, p. 97-107, 2007.
MATO GROSSO. Lei 9.437, de 16 de agosto de 2010. Estabelece a inclusão de música nos conteúdos curriculares do ensino fundamental e médio das escolas da rede estadual de ensino - “Música na Escola”. Diário Oficial, Cuiabá, MT, 16 ago. 2010. Disponível em: https://www.al.mt.gov.br/storage/webdisco/leis/lei-9437-2010.pdf. Acesso em 26 ago. 2021.
REYES-LAGUNES, Isabel. Redes semánticas naturales, su conceptualización y su utilización en la construcción de instrumentos. Revista de Psicología Social y Personalidad, v. 9, n. 1, p. 81-97, 1993.
SILVA, Alba Vieira da; PEREIRA, Enderson Barbosa. O ensino da música em escolas municipais da cidade de Ingá-PB, após advento da Lei 11.769/2008. In: CONGRESSO DA ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO EM MÚSICA, 29ª edição, 2019, Pelotas, Anais eletrônicos.... Pelotas: ANPPOM/UFPEL, 2019. Disponível em: [link]. Acesso em 26 ago. 2021.
SOUZA, José Reinaldo Tavares de. Formação continuada em Música na rede pública municipal de educação de João Pessoa: percepção dos professores frente às demandas de atuação. 2018. Dissertação (Mestrado em Música) – PPGMUS, Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, 2018.
TARDIF, Maurice; LESSARD, Claude. O Trabalho Docente: elementos para uma teoria da docência como profissão de interações humanas. Rio de Janeiro: Vozes, 2008.
VIEIRA, Márlon. A implementação do ensino de música na rede municipal de Seropédica/RJ: desafios e perspectivas. 2016. Dissertação (Mestrado em Artes) – PPGArtes, Universidade Estadual de São Paulo, São Paulo, 2016.
WOLFFENBÜTTEL, Cristina Rolim. A inserção da música no projeto político pedagógico: o caso da Rede Municipal de Ensino de Porto Alegre/RS. Revista da ABEM, v. 24, p. 73-80, set. 2010.
WOLFFENBÜTTEL, Cristina. Música nas escolas públicas municipais do Rio Grande do Sul. Revista Brasileira de Educação, v. 22, n. 71, p. 1-21, 2017.
BOGDAN, Roberto; BIKLEN, Sari Knopp. Investigação Qualitativa em Educação: uma introdução à teoria dos métodos. Portugal: Porto, 1994.
BORNE, Leonardo; MAFFIOLETTI, Leda. Yo y Los Otros: Relaciones e interacciones en la Educación Musical a distancia. Algunas miradas docentes. Neuma (Talca), n. 8, v. 2, p. 184–212, 2015. Disponível em: https://neuma.utalca.cl/index.php/neuma/article/view/83. Acesso em: 26 ago. 2021.
KRÜGER, Susana Ester. Relações interativas de docência e mediações pedagógicas nas práticas de EaD em cursos de aperfeiçoamento em educação musical, Revista da ABEM, v. 17, p. 97-107, 2007.
MATO GROSSO. Lei 9.437, de 16 de agosto de 2010. Estabelece a inclusão de música nos conteúdos curriculares do ensino fundamental e médio das escolas da rede estadual de ensino - “Música na Escola”. Diário Oficial, Cuiabá, MT, 16 ago. 2010. Disponível em: https://www.al.mt.gov.br/storage/webdisco/leis/lei-9437-2010.pdf. Acesso em 26 ago. 2021.
REYES-LAGUNES, Isabel. Redes semánticas naturales, su conceptualización y su utilización en la construcción de instrumentos. Revista de Psicología Social y Personalidad, v. 9, n. 1, p. 81-97, 1993.
SILVA, Alba Vieira da; PEREIRA, Enderson Barbosa. O ensino da música em escolas municipais da cidade de Ingá-PB, após advento da Lei 11.769/2008. In: CONGRESSO DA ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO EM MÚSICA, 29ª edição, 2019, Pelotas, Anais eletrônicos.... Pelotas: ANPPOM/UFPEL, 2019. Disponível em: [link]. Acesso em 26 ago. 2021.
SOUZA, José Reinaldo Tavares de. Formação continuada em Música na rede pública municipal de educação de João Pessoa: percepção dos professores frente às demandas de atuação. 2018. Dissertação (Mestrado em Música) – PPGMUS, Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, 2018.
TARDIF, Maurice; LESSARD, Claude. O Trabalho Docente: elementos para uma teoria da docência como profissão de interações humanas. Rio de Janeiro: Vozes, 2008.
VIEIRA, Márlon. A implementação do ensino de música na rede municipal de Seropédica/RJ: desafios e perspectivas. 2016. Dissertação (Mestrado em Artes) – PPGArtes, Universidade Estadual de São Paulo, São Paulo, 2016.
WOLFFENBÜTTEL, Cristina Rolim. A inserção da música no projeto político pedagógico: o caso da Rede Municipal de Ensino de Porto Alegre/RS. Revista da ABEM, v. 24, p. 73-80, set. 2010.
WOLFFENBÜTTEL, Cristina. Música nas escolas públicas municipais do Rio Grande do Sul. Revista Brasileira de Educação, v. 22, n. 71, p. 1-21, 2017.
Publicado
08/11/2021
Como Citar
BORNE, Leonardo; PALHARES, Taís Helena; IPÓLITO, Luiz Francisco; VETTORELO, Jéssica Melina Behne.
Levantamento da Educação Musical na Rede Educativa Municipal de Cuiabá: Locais, Percepções, Práticas, Recursos Humanos e Formações . In: ANAIS PRINCIPAIS DO SEMINÁRIO DE EDUCAÇÃO (SEMIEDU), 29. , 2021, Cuiabá.
Anais [...].
Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação,
2021
.
p. 64-74.
ISSN 2447-8776.