O Leitor Ubíquo Frente à Exclusão Digital
Resumo
Atualmente, estudos sobre o comportamento dos usuários de sistemas tecnológicos digitais tem sido motivo de estudo em várias áreas das ciências. Na área das linguagens, o debate acerca da construção do leitor ubíquo e de suas principais características cognitivas é colocada em evidência, visto que ele surge a partir de contextos tecnológicos específicos. Ao considerar que o Brasil, por ser um país desigual, também possui dados que mostram a desigualdade em relação ao acesso à tecnologia, este artigo procura fazer uma reflexão acerca desse leitor dentro de contextos de exclusão digital. Para isso, foram utilizados como principais fontes de pesquisa Santaella (2014), Latorre (2018), Rettenmaier e Ebert (2017) e Marcon (2020).
Referências
IBGE: um quinto dos brasileiros entrou na pandemia sem acesso à internet. [S. l.]: Exame, 14 abr. 2021. Disponível em: [link]. Acesso em: 29 set. 2021.
LATORRE, Marino. Historia de las web, 1.0, 2.0, 3.0 y 4.0. Universidad Marcelino Champagnat, Surco, p. 1-8, 2 out. 2021.
LÉVY, Pierre. Cibercultura. 1. ed. São Paulo: Editora 34, 1999.
MIGUEL, Rettenmaier; VAGNER, Ebert. Cultura e leitura: Homo zappiens, um leitor ubíquo. Revista do Programa de Estudos Pós-Graduados em Literatura e Crítica Literária da PUC-SP, São Paulo, n. 18, p. 78-97, 2 out. 2021.
MARCON, Karina. Inclusão e exclusão digital em contextos de pandemia: que educação estamos praticando e para quem?. Criar Educação, Criciúma, v. 9, n. 2, p. 80-102, 2020.
MORAIS, Gleison. Refletindo inclusão digital no ensino superior em tempos de pandemia: ações que transformam exclusão na inclusão do ensino remoto emergencial. XIV Congresso Internacional de Linguagem e Tecnologia Online, [S. l.], p. 1-8, 2 out. 2021.
POLICARPO, Clayton; SANTAELLA, Lucia. A estética do conhecimento nas redes digitais. Dialogia, São Paulo, n. 28, p. 29-46, 2 out. 2021.
SANTAELLA, Lucia. Desafios da ubiquidade para a educação. Revista Ensino Superior Unicamp, Campinas, p. 19-28, 2013.
SANTAELLA, Lucia. O leitor ubíquo e suas consequências para a educação. Coleção Agrinho, Paraná, p. 27-44, 2014.
TENENTE, Luiza. 30% dos domicílios no Brasil não têm acesso à internet; veja números que mostram dificuldades no ensino à distância. G1, 2020. Disponível em: [link]. Acesso em 29 set. 2021.