Estado da Arte dos Princípios da Antroposofia e da Pedagogia Waldorf no Meio Acadêmico

  • Lucilene Tavares da Silva Oliveira UNEMAT
  • Cálita Fernanda de Paula Martins UNEMAT

Resumo


O presente estado da arte foi realizado junto ao Banco de Teses e Dissertações da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) e busca conhecer os princípios da Antroposofia e da Pedagogia Waldorf no meio acadêmico. O mesmo foi desenvolvido a partir de três descritores, na grande área de conhecimento das Ciências Humanas, com foco na área da Educação. A elaboração deste estado da arte possibilitou conhecer as pesquisas científicas desenvolvidas sobre a temática desde o ano 1987. E para o desenvolvimento deste mapeamento foi realizado uma pesquisa de abordagem qualitativa e quanto aos procedimentos, uma pesquisa bibliográfica. Nosso objetivo quanto à elaboração deste estado da arte foi de analisar as produções científicas sobre os descritores pesquisados. Sendo assim, podemos afirmar que desenvolver pesquisas com a temática da Antroposofia e da Pedagogia Waldorf é um assunto pouco divulgado no meio acadêmico, considerando que essa temática não tem sido muito discutida, analisando a abrangência dessas teorias para o campo de formação de professores.
Palavras-chave: Estado da Arte, Antroposofia, Pedagogia Waldorf, Rudolf Steiner

Referências

ABREU, I. A.; SÂMARA, T. A. Caminho para um ensino mais humano: apontamentos sobre a pedagogia e as escolas Waldorf. Belo Horizonte: Líthera, 1999.

BERGMANN, L. Para se aproximar da realidade: um balanço da produção científica brasileira sobre a relação entre o público e o privado na educação, com foco no instituto Ayrton Senna. Dissertação de Mestrado. UFSC: Florianópolis, 2009.

BOTTENE, A. C. As especificidades da pedagogia Waldorf: um estudo com três professoras envolvidas no processo de alfabetização. Licenciatura Plena em Pedagogia. Universidade Federal de São Carlos: São Carlos, 2011.

CARLGREN, F.; KLINGBORG, A. Educação para a liberdade: A Pedagogia de Rudolf Steiner. Tradução de Edith Kunze e Kurt O. Kunze. São Paulo: Escola Waldorf Rudolf Steiner, 2006.

DEMO, P. Metodologia científica em ciências sociais. São Paulo: Atlas, 1987.

FONSECA JÚNIOR, W. C. Análise de conteúdo. IN: DUARTE, Jorge & BARROS, Antônio (Orgs.). Métodos e técnicas de pesquisa em comunicação. São Paulo: Atlas, 2005.

GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. 4ªed. São Paulo: Atlas, 2007.

GUTIERREZ, G. L. Alianças e grupos de referência na produção de conhecimento: novos desafios para a pesquisa em ciências humanas. Autores Associados: Campinas, 2005.

LAKATOS, E. M.; MARCONI, M. A. Fundamentos de metodologia científica. 6ªed. São Paulo: Atlas, 2007.

LANZ, R. A Pedagogia Waldorf: caminho para um ensino mais humano. 12ª ed. São Paulo: Antroposófica, 2016.

MIRANDA, D.; PEREIRA, M. N. F. O periódico científico como veículo de comunicação: uma revisão de literatura. Ciência da Informação, vol. 25, nº 3, 1996.

ROMANELLI, R. A. A arte e o desenvolvimento cognitivo um estudo sobre os procedimentos artísticos aplicados ao ensino em uma escola Waldorf. Doutorado em Educação. Universidade de São Paulo: São Paulo, 2008.

______________ . A cosmovisão antroposófica: educação e individualismo ético. Educar em Revista - nº 56, abril/junho. A Pedagogia de Rudolf Steiner em Debate. Curitiba: Dossiê, 2015.

SANTOS, E. C. Formação de professores no contexto das propostas pedagógicas de Rudolf Steiner (pedagogia Waldorf), Maria Montessori e da experiência da escola da ponte. Doutorado em Educação Matemática. Universidade Estadual Paulista: Rio Claro, 2015.

STEINER, R. A educação da criança segundo a ciência espiritual. Tradução de Rudolf Lanz. São Paulo: Antroposófica, 1996.

___________. Filosofia da liberdade. Tradução de Marcelo da Veiga. 4ª ed. Antroposófica: São Paulo, 2008.

___________. Os doze sentidos e os setes processos vitais. Conferência proferida em Dornach (Suíça), em 12 de agosto de 1916. Tradução de Christa Glass. São Paulo: Antroposófica, 1997.
Publicado
08/11/2021
Como Citar

Selecione um Formato
OLIVEIRA, Lucilene Tavares da Silva; MARTINS, Cálita Fernanda de Paula. Estado da Arte dos Princípios da Antroposofia e da Pedagogia Waldorf no Meio Acadêmico. In: ANAIS PRINCIPAIS DO SEMINÁRIO DE EDUCAÇÃO (SEMIEDU), 29. , 2021, Cuiabá. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2021 . p. 130-145. ISSN 2447-8776.