Estado da Arte dos Princípios da Antroposofia e da Pedagogia Waldorf no Meio Acadêmico

  • Lucilene Tavares da Silva Oliveira UNEMAT
  • Cálita Fernanda de Paula Martins UNEMAT

Resumo


O presente estado da arte foi realizado junto ao Banco de Teses e Dissertações da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) e busca conhecer os princípios da Antroposofia e da Pedagogia Waldorf no meio acadêmico. O mesmo foi desenvolvido a partir de três descritores, na grande área de conhecimento das Ciências Humanas, com foco na área da Educação. A elaboração deste estado da arte possibilitou conhecer as pesquisas científicas desenvolvidas sobre a temática desde o ano 1987. E para o desenvolvimento deste mapeamento foi realizado uma pesquisa de abordagem qualitativa e quanto aos procedimentos, uma pesquisa bibliográfica. Nosso objetivo quanto à elaboração deste estado da arte foi de analisar as produções científicas sobre os descritores pesquisados. Sendo assim, podemos afirmar que desenvolver pesquisas com a temática da Antroposofia e da Pedagogia Waldorf é um assunto pouco divulgado no meio acadêmico, considerando que essa temática não tem sido muito discutida, analisando a abrangência dessas teorias para o campo de formação de professores.
Palavras-chave: Estado da Arte, Antroposofia, Pedagogia Waldorf, Rudolf Steiner

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Publicado
08/11/2021
OLIVEIRA, Lucilene Tavares da Silva; MARTINS, Cálita Fernanda de Paula. Estado da Arte dos Princípios da Antroposofia e da Pedagogia Waldorf no Meio Acadêmico. In: ANAIS PRINCIPAIS DO SEMINÁRIO DE EDUCAÇÃO (SEMIEDU), 29. , 2021, Cuiabá. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2021 . p. 130-145. ISSN 2447-8776.