A Brincadeira: a Criança em Desenvolvimento

  • Camile de Araujo Aguiar UFMT
  • Eva Laura F. de Carvalho UFMT
  • Leilane dos Santos Rohleder UFMT
  • Albene Cesar de Arruda SME

Resumo


O presente artigo surge a partir das leituras e estudos do grupo de Estudos e Pesquisa sobre Corporeidade e Ludicidade da UFMT. Apresentaremos algumas considerações sobre a leitura e discussão do livro: "A brincadeira: a criança em desenvolvimento" de Catherine Garvey. A obra procura compreender a brincadeira e seu significado para a criança em desenvolvimento. A autora investiga em seus estudos sobre o brincar direcionamentos em que as crianças experimentam ações e papéis sociais que precisam dominar. A autora discute também assuntos importantes para as crianças conforme adquirem estilos de brincar ao se relacionar com seus pares utilizando a comunicação formal escolar.
Palavras-chave: Criança, Brincadeira, Desenvolvimento

Referências

BRUNER, J. A cultura da educação. Porto Alegre: Artmed. 2001.

EIBESFELD, Irenäus Eibl. Human Ethology. Nova York. Foundations of human behavior. 1989.

CHÂTEAU, Jean. O jogo e a criança. São Paulo: Summus,1987.

GARVEY, Catherine. A brincadeira: a criança em desenvolvimento. Tradução de Vera Joscelyne. Petrópolis, RJ: Vozes, 2015.(Coleção Clássicos do Jogo).

GROSS Karl. The Paly of Animals. New York: De Appleton and Company, 1898.

HUIZINGA, Johan. Homo Ludens: o jogo como elemento da cultura; tradução de João Paulo Monteiro. São Paulo, Perspectiva, 242p, 1990.

PIAGET, Jean. Psicologia e epistemologia: por uma teoria do conhecimento. Rio de Janeiro. Forence. 1973.

RIVIÈRE, Claude. Os Ritos Profanos: Tradução Guilherme João de Freitas Teixeira. Petrópolis, RJ: Vozes, 1996.

SPENCER, Hebert. Fundamentos de la psicologia. São Petersburgo: 1897.

STERN, D. The interpersonal world of the infant. A view from psychoanalysis and developmental psychology. New York: Basic Books, 1985.

Publicado
08/11/2021
Como Citar

Selecione um Formato
AGUIAR, Camile de Araujo; CARVALHO, Eva Laura F. de; ROHLEDER, Leilane dos Santos; ARRUDA, Albene Cesar de. A Brincadeira: a Criança em Desenvolvimento. In: ANAIS PRINCIPAIS DO SEMINÁRIO DE EDUCAÇÃO (SEMIEDU), 29. , 2021, Cuiabá. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2021 . p. 146-159. ISSN 2447-8776.