O Ciberativismo Negro como Instrumento Potencializador da Educação Antirracista

  • Simonia Souza do Nascimento UNEMAT
  • Alessandra Ferreira Mota UNEMAT

Abstract


O presente trabalho busca apresentar o resultado do balanço de produção acadêmica na área do conhecimento de Educação. Estudo que apresenta como objetivo mapear e analisar produções que investiguem o ciberativismo negro como instrumento potencializador da educação antirracista. Para facilitar o acesso às informações consolidadas que reflitam o objetivo da pesquisa, empregou-se o uso do Catálogo de Teses e Dissertações da Capes a partir de três descritores, o primeiro é Ciberativismo negro, o segundo "ciberativismo negro" e o último ciberativismo negro AND educação antirracista. O recorte temporal para a análise de dados das teses e dissertações foram os anos de 2015 a 2020, que permitiram o desfecho quanti-qualitativo do mapeamento.

Keywords: Ciberativismo negro, Ciberativismo negro AND educação antirracista

References

ALMEIDA, Joelma Fabiane Ferreira. Ocupar na cibercultura: o ciberativismo discentedocente como ato de currículo de uma formação em movimento'.186 f. Universidade do Estado do Rio de Janeiro.2020. Disponível em: https://catalogodeteses.capes.gov.br/catalogo-teses/#!/. Acesso em: 23 jul. 2021.

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018.Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/ Acesso em 30.ago.2021.

______. Lei Federal nº 10.639, de 09 de janeiro de 2003. Altera a Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, para incluir no currículo oficial da Rede de Ensino a obrigatoriedade da temática "História e Cultura Afro Brasileira", e dá outras providências. Brasília, DF, 09. jan. 2003. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/2003/l10.639.htm. Acesso em: 26 jun. 2021.

CAPES. CATÁLOGO de Teses e Dissertações. Disponível em https://catalogodeteses.capes.gov.br/catalogo-teses/#!/. Acesso em: 23 jul. 2021.

FAENG. Portal da UFMT. 50 anos Virtude e sabedoria (ou uma história da UFMT). Disponível em: https://www.faeng.ufmt.br/50anos/ . Acesso em: 10 set. 2021.

GUIMARAES, Maristela Abadia. O "eu" confronta o "outro": o que (re) velam as manifestações de brasileiros sobre haitianos nas mídias e redes sociais digitais' 428 f. Universidade Federal de Mato Grosso. 2017. Disponível em: https://catalogodeteses.capes.gov.br/catalogo-teses/#!/. Acesso em: 23 jul. 2021.

LAKATOS, Eva Maria; MARCONI, Marina de Andrade. Técnicas de pesquisa: planejamento execução de pesquisas, amostragens e técnicas de pesquisas, elaboração, análise e interpretação de dados. São Paulo: Atlas, 1999.

SILVA, Mona Lisa da. Das ruas ao ciberespaço: ativismo e ciberativismo de mulheres negras/mona lisa da silva. - Redenção, 2019. Disponível em: https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/2035. Acesso em: 15 ago. 2021.

THERRIEN, J.; Nóbrega-Therrien, S. "Os trabalhos científicos e o estado da questão: reflexões teórico-metodológicas". Estudos em avaliação educacional, v.15, n.30. 2004.

TROYNA, Barry; CARRINGTON, Bruce. Education, racism and reform. London: Routledge, 1990.

VEGH, S. Classifying forms of online activism: the case of cyberprotests against the World Bank. In: MCCAUGHEY, M., AYERS, M.D. (ed.). Cyberactivism: online activism in theory and practice. London: Routledge, 2003.
Published
2021-11-08
NASCIMENTO, Simonia Souza do; MOTA, Alessandra Ferreira. O Ciberativismo Negro como Instrumento Potencializador da Educação Antirracista. In: EDUCATION SEMINAR (SEMIEDU), 29. , 2021, Cuiabá. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2021 . p. 170-181. ISSN 2447-8776.