O Uso da Educomunicação no Ensino da Geografia em Tempos de Pandemia do Covid-19
Resumo
Diante do cenário imposto pela Covid-19 que provocou mudanças na educação da rede pública e privada, que passaram a utilizar as tecnologias educacionais para a realização das aulas não presenciais, a educomunicação surge para auxiliar no processo de aprendizagem de crianças e jovens, utilizando ferramentas digitais em práticas pedagógicas. No ensino de Geografia, foram necessárias adaptações por parte dos docentes que tiveram que adotar estratégias, buscando ferramentas e criando novas maneiras de ensinar. Posto isso, o presente artigo teve pôr finalidade compreender o conceito da educomunicação e o uso de tecnologias digitais no ensino de Geografia, por meio da revisão bibliográfica. Buscando um aprofundamento da pesquisa, o método utilizado é do tipo pesquisa exploratória com abordagem qualitativa. Com base do que foi discutido no texto, foi possível compreender que o uso das tecnologias digitais contribui no processo da construção do saber geográfico, contudo, é importante ressaltar que se num ambiente escolar não possuir essas ferramentas de ensino, não se deve imaginar que a falta deles levará os alunos a perderem a oportunidade do aprendizado.
Referências
ALVES, Luiz Carlos de Santis. OLIVEIRA, Maria Angélica Figueiredo. O Uso das Mídias no Ensino de Geografia nas Escolas Públicas de São Borja – RS. Disponível em https://repositorio.ufsm.br/bitstream/ Acesso em: 20 set. 2021
BACICH, Lilian. TANZI NETO, Adolfo. TREVISANI, Fernando De Mello. (Org.) Ensino Híbrido: Personalização e Tecnologia na Educação. Porto Alegre: Penso, 2015. Disponível em <https://www.researchgate.net/>. Acesso em: 24 Set. 2020.
BORDENAVE, Juan Díaz. O que é comunicação. São Paulo: Brasiliense, 1987. 57p. Disponível em <https://books.google.com.br/>. Acesso em: 24 Set. 2020.
BRASIL. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC/Secretaria de Educação Básica, 2018. Disponível em <http://basenacionalcomum.mec.gov.br/>. Acesso em: 24 Set. 2020.
CASTELLAR, Sonia Maria Vanzella. SACRAMENTO, Ana Claudia Ramos. MUNHOZ, Gislaine Batista. Recursos Multimídia na Educação Geográfica: perspectivas e possibilidades. Ciência Geográfica - Bauru - XV - Vol. XV - (1): jan/dez – 2011. 114-123p.
CASTROGIOVANNI, Antônio Carlos. E Agora, Como Fica O Ensino Da Geografia Com A Globalização? Associação Brasileira de Geógrafos, Seção Porto Alegre, Porto Alegre, RS, Brasil. Ago., 1996. Disponível em <https://seer.ufrgs.br/>. Acesso em: 25 Set. 2020.
CAVALCANTI, Lana de Souza. A Geografia Escolar e a Cidade: Ensaios sobre o ensino da Geografia para uma vida urbana cotidiana. Campinas, São Paulo: Papirus, 2008. Disponível em <periodicos.ufsc.br >. Acesso em: 25 Set. 2020.
CARNEIRO, Eduardo Lorini. Professor trabalha conteúdos de Geografia com jogos digitais. Porvir, São Paulo, 04/12/2019. Disponível em <https://porvir.org/professor-trabalha-conteudos-de-geografia-com-jogos-digitais/>. Acesso em: 08 de Out. 2020.
COSTELLA, Antônio, Fernando. Comunicação: do grito ao satélite. 4 ed. São Paulo: Mantiqueira, 2001. Disponível em <https://books.google.com.br/>. Acesso em: 25 de Set. 2020.
DIAS, William Benedicto Frazão. A Incorporação da Educomunicação como mediadora na aprendizagem de Ciências. Monografia. (Especialização em Ensino de Ciências). Universidade Tecnológica Federal do Paraná. 2014. Disponível em <http://repositorio.roca.utfpr.edu.br/>. Acesso em: 26 de Set. 2020.
DORIGONI, Gilza Maria Leite, SILVA, João Carlos da. Mídia e Educação: o uso das novas tecnologias no espaço escolar. Disponível em <http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/pde/>. Acesso em: 27 de Set. 2020.
ELIAS, Lucciane dos Santos. A Educomunicação e o Processo de Desenvolvimento do Protagonismo Infantojuvenil. Monografia (Bacharel em Relações Públicas). Universidade Federal de Santa Maria. 2014. Disponível em <https://repositorio.ufsm.br/>. Acesso em: 24 de Set. 2020.
FONSECA, Raquel Alves. Uso do Google Mapas como recurso didático para mapeamento do espaço local por crianças do ensino fundamental I da cidade de Ouro Fino/MG. Tese (Doutorado em Geografia). Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. 2010. Disponível em <https://repositorio.unesp.br/>. Acesso em: 09 Out. 2020.
HOFFMANN, Elíria Heck. Ensino Híbrido no Ensino Fundamental: Possibilidades e Desafios. Monografia. (Especialização em Educação na Cultura Digital). Universidade Federal de Santa Catarina. 2016. Disponível em <https://repositorio.ufsc.br/>. Acesso em: 23 Set.de 2020.
JESUS, Juliano Santos de. A Inserção das Novas Tecnologias de Comunicação e Informação no Atual Contexto do Ensino de Geografia. Disponível em [link]. Acesso: 24 Set. 2020.
MACHADO, Nathália Savione. LUPEPSO, Marina. JUNGBLUTH, Anna. Educação Hibrida. UFPR. 2015. 44p. Disponível em <https://www.researchgate.net/>. Acesso em: 24 Set. de 2020
NONNENMACHER, Patricia da Silva. Educomunicação e os Desafios da Prática Docente. Monografia (Especialização em Docência no Ensino Superior. Universidade do Extremo Sul Catarinense, Criciúma, 2011. Disponível em [link]. Acesso em: 05 set. 2021
PEREIRA, Kathiuscia Aparecida Freitas. Protagonismo juvenil e educação da juventude no ensino médio brasileiro. Dissertação (Mestrado em Educação) – Faculdade de Filosofia e Ciências, Universidade Estadual Paulista, São Paulo. 2009. Disponível em <https://repositorio.unesp.br/>. Acesso em: 24 Set. 2020
PEREIRA, Tânia Maria Augusto. O espetáculo de imagens na ordem do discurso midiático: o corpo em cena nas capas da Revista Veja. Tese (Doutorado em Linguística) Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa. 2013. Disponível em <https://repositorio.ufpb.br/>. Acesso em: 24 Set. 2020.
RICHARDSON, Roberto Jarry. Pesquisa social: métodos e técnicas. – 3. ed. – 14. Reimpr. – São Paulo: Atlhas, 2012. 334p.
SANTOS, Gilmara Ozorio da Silva. Projetos de Trabalho e Educomunicação: Possíveis Contribuições no Ensino Fundamental. Dissertação (Mestrado Profissional Interdisciplinar em Tecnologias, Comunicação e Educação) Universidade Federal de Uberlândia. 2017. Disponível em <https://repositorio.ufu.br/>. Acesso em: 06 Out. 2020.
SELBACH, Simone. Geografia e didática. – Petrópolis, RJ: Vozes, 2010. 149p – (Coleção Como Bem Ensinar).
SILVA, Luiz Alessandro da. PETRY, Zaida Jeronimo Rabello. UGGIONI, Natalino. Desafios da Educação em tempos de Pandemia: Como conectar Professores desconectados, relato da prática do Estado de Santa Catarina. In: Desafios da Educação em tempos de Pandemia / organizadores: Janete Palú, Jenerton Arlan Schütz, Leandro Mayer. - Cruz Alta: Ilustração, 2020. 19-36. Disponível em <https://www.sed.sc.gov.br>. Acesso 25 Set. 2020.
SOARES, Donizete. Educomunicação - O que é isto? São Paulo, 2006. 12p. Disponível em <https://docplayer.com.br/>. Acesso em: 23 Set. 2020.
SOARES, Ismar de Oliveira. Educomunicação: o conceito, o profissional, a aplicação: Contribuições para a reforma de Ensino Médio. São Paulo. Ed Paulinas. 2011. Disponível em <https://books.google.com.br/>. Acesso em: 25 Set. 2020.
SOARES, Ismar de Oliveira. Entenda a Educomunicação. Disponível em <http://www.usp.br/nce/?wcp=/novidades/informe,7,1159>. Acesso em: 25 Set. 2020
SOUZA, Claudia Rocha Fonseca. QUEIROZ, Antônia Márcia Duarte. A Utilização dos Meios de Comunicação no Ensino da Geografia. Disponível em <https://dialnet.unirioja.es/descarga/articulo/4521630.pdf>. Acesso em: 20 set. 2021