O Uso da Educomunicação no Ensino da Geografia em Tempos de Pandemia do Covid-19

  • Marinete Guimarães da Silva UFMT
  • Giseli Dalla Nora UFMT

Resumo


Diante do cenário imposto pela Covid-19 que provocou mudanças na educação da rede pública e privada, que passaram a utilizar as tecnologias educacionais para a realização das aulas não presenciais, a educomunicação surge para auxiliar no processo de aprendizagem de crianças e jovens, utilizando ferramentas digitais em práticas pedagógicas. No ensino de Geografia, foram necessárias adaptações por parte dos docentes que tiveram que adotar estratégias, buscando ferramentas e criando novas maneiras de ensinar. Posto isso, o presente artigo teve pôr finalidade compreender o conceito da educomunicação e o uso de tecnologias digitais no ensino de Geografia, por meio da revisão bibliográfica. Buscando um aprofundamento da pesquisa, o método utilizado é do tipo pesquisa exploratória com abordagem qualitativa. Com base do que foi discutido no texto, foi possível compreender que o uso das tecnologias digitais contribui no processo da construção do saber geográfico, contudo, é importante ressaltar que se num ambiente escolar não possuir essas ferramentas de ensino, não se deve imaginar que a falta deles levará os alunos a perderem a oportunidade do aprendizado.

Palavras-chave: Educomunicação, Tecnologias Digitais, Ensino de Geografia

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Publicado
08/11/2021
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SILVA, Marinete Guimarães da; NORA, Giseli Dalla. O Uso da Educomunicação no Ensino da Geografia em Tempos de Pandemia do Covid-19. In: ANAIS PRINCIPAIS DO SEMINÁRIO DE EDUCAÇÃO (SEMIEDU), 29. , 2021, Cuiabá. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2021 . p. 182-195. ISSN 2447-8776.