Saberes e Prática: Novas Possibilidades para o Ensino da Climatologia Escolar
Resumo
A necessidade de práticas inovadoras que visam (re) significar o ensino da Geografia tem se mostrado como primordiais e urgentes na medida em que o uso de diversos recursos tecnológicos se apresenta como facilitadores no processo de ensino-aprendizagem. Nesse sentido, esse ensaio tem como objetivo apresentar algumas ferramentas didáticas utilizadas em uma proposta de ensino interdisciplinar entre Geografia e Língua Portuguesa, cujo fito foi motivar e tornar mais significativa a aprendizagem dos escolares sobre os assuntos referentes ao clima. É possível fazer uso de recursos modernos como o Padlet, Wordwall e ao mesmo tempo explorar músicas de Luiz Gonzaga, Asa Branca, Xote Ecológico, dentre outras, permitindo ao aluno estabelecer relações entre os fenômenos climáticos e meteorológicos e sua influência na organização do espaço geográfico, bem como correlacionar os assuntos do clima com seu cotidiano. Dessa feita, a atividade interdisciplinar foi desenvolvida a partir do princípio metodológico apoiado em um estudo qualitativo de acordo com as concepções de Gil (2010), com o objetivo de descrever a experiência significativa voltada para o estudo sobre climatologia na disciplina de Geografia e Língua Portuguesa, sendo possível perceber que se revelou eficaz no que concerne a motivação, ao engajamento e aprendizagem dos envolvidos.
Referências
CAVALCANTI, Lana de Souza. O estudo de cidade e a formação do professor de geografia: contribuições para o desenvolvimento teórico-conceitual sobre cidade e vida urbana. Ateliê Geográfico, v. 11, n. 2, p. 19-35, 2017. Disponível em: https://www.revistas.ufg.br/atelie/article/download/50086/24599/0. Acesso em 08 mar. de 2021.
CAVALCANTI, Lana de Souza. Jovens escolares e a cidade: concepções e práticas espaciais urbanas cotidianas. Caderno Prudentino de Geografia, n. 35, p. 74-86, 2013. Disponível em: https://revista.fct.unesp.br/index.php/cpg/article/view/2171 Acesso em 14 de mar. de 2021.
CONTI, J. B. Clima e Meio Ambiente. 7. Ed. São Paulo: Atual, 2011.
COSTA, I. T.; WOLLMANN, C. A. A construção de instrumentos meteorológicos e o ensino dos elementos do clima em escolas do ensino básico do município de Itaara, RS. Ciência e Natura, Santa Maria-RS, v. 39, p. 189-206, 2017. Disponível em: https://periodicos.ufsm.br/cienciaenatura/article/view/29339 acesso em 13 de jul. de 2021.
COSTA, Franklin Roberto da. O ensino da geografia através do cancioneiro potiguar. In: ENCONTRO NACIONAL DE GEÓGRAFOS, 13, 2002, João Pessoa. Disponível em: [link]. Acesso em 08 de jan. de 2021.
DENCKER, A. F. M. Pesquisa e interdisciplinaridade no Ensino Superior: uma experiência no curso de turismo. São Paulo: Aleph, 2002.
FAZENDA, I. C. A. Interdisciplinaridades: história, teoria e pesquisa. Campinas: Papirus, 1994.
FIALHO, E. S. Práticas do ensino de climatologia através da observação sensível. Ágora, Santa Cruz do Sul, RS: v.13, n.1, p.105-123, jan/jun. 2007. Disponível em https://online.unisc.br/seer/index.php/agora/article/view/112/71. Acesso 22 de jul. 2021.
GIL, Antonio Carlos. Como Elaborar Projetos de Pesquisa. 4ª Ed. Atlas. São Paulo, 2010, p. 96.
LACOSTE, Yves. Uma disciplina simplória e enfadonha. Da geografia dos Professores Aos ÉCRANS da Geografia-Espetáculo. In: A Geografia-isso serve, em primeiro lugar, para fazer a guerra. 19ª Ed. Campinas, SP: Papirus, p. 21-35, 2012.
LÜCK, H. Pedagogia interdisciplinar: fundamentos teórico-metodológicos. 9. ed. Petrópolis: 2001.
MACÊDO, Helenize Carlos de. SILVA, Robson de Oliveira. MELO, Josandra Araujo Barreto de. O uso das tic's na aprendizagem de conceitos cartográficos e geográficos no ensino fundamental. Disponível em: [link]. Acesso em 22 de jan.de 2021.
MARIANTE, H. M. Santa Bárbara, São Jerônimo. (Meteorologia e astronomia populares no RS). Porto Alegre, Martins Livreiro, 1985.
PONTUSCHKA, N. N.; PAGANELLI, I.T; CACETE, H. N. A Interdisciplinaridade e o ensino de Geografia. In: Para ensinar e aprender Geografia. 3.ed. São Paulo: Cortez,2009
SILVA, Patrícia Grasel da. LIMA, Dione Sousa de. O uso do sistema Padlet na produção. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/renote/article/view/86051 Acesso em 21 de jan. de 2021.
TAVARES, D. E. Aspectos da história deste livro. In: FAZENDA, I. Práticas interdisciplinares na escola. São Paulo: Cortez, 1999.