Prática Pedagógica do Ensino Híbrido e Remoto: História e Geografia

  • Thamara Luiza da Silva e Lima SEDUC-MT
  • Bernadeth Luiza da Silva e Lima SME-MT
  • Cleire Oliveira Rodrigues SME-MT
  • Silvia Maria dos Santos Stering IFMT

Resumo


Diante do desafio de ensinar no período de pandemia, o ano de 2020 será recordado em razão da necessidade do processo de ressignificação na relação de ensino e aprendizagem, haja vista, que devido o período pandêmico foi preciso manter distanciamento físico, desse modo a prática pedagógica necessitou lançar mão do modo de ensino não presencial resultando assim, em uma reestruturação dos ambientes de ensino diante das inovadas práticas didático-pedagógicas, com novas maneiras de comunicação e convívio pelos espaços e ambientes da internet, sejam eles remotos ou simultâneos. No que tange ao ensino das disciplinas de História e Geografia, foi necessário se reorganizar diante dos efeitos da pandemia do Covid 19, que colocou fim à hegemonia da didática magna postulada por Comenius, e desse modo se adaptar ao contexto exigido pelos modos de ensino híbrido e remoto. Este estudo tem por objetivo avultar o processo de ressignificação da relação de ensino e aprendizagem de História e Geografia na Rede Municipal de Ensino de Cuiabá de forma a evidenciar as demandas do ensino dessas disciplinas, de forma a apresentar as dificuldades e possibilidades impostas pelo ensino remoto, pautada em uma pesquisa de natureza bibliográfica, via pesquisa participante.

Palavras-chave: Ensino Remoto, Geografia, História, Ressignificação

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Publicado
08/11/2021
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SILVA E LIMA, Thamara Luiza da; SILVA E LIMA, Bernadeth Luiza da; RODRIGUES, Cleire Oliveira; STERING, Silvia Maria dos Santos. Prática Pedagógica do Ensino Híbrido e Remoto: História e Geografia. In: ANAIS PRINCIPAIS DO SEMINÁRIO DE EDUCAÇÃO (SEMIEDU), 29. , 2021, Cuiabá. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2021 . p. 224-237. ISSN 2447-8776.