Prática Pedagógica do Ensino Híbrido e Remoto: História e Geografia

  • Thamara Luiza da Silva e Lima SEDUC-MT
  • Bernadeth Luiza da Silva e Lima SME-MT
  • Cleire Oliveira Rodrigues SME-MT
  • Silvia Maria dos Santos Stering IFMT

Resumo


Diante do desafio de ensinar no período de pandemia, o ano de 2020 será recordado em razão da necessidade do processo de ressignificação na relação de ensino e aprendizagem, haja vista, que devido o período pandêmico foi preciso manter distanciamento físico, desse modo a prática pedagógica necessitou lançar mão do modo de ensino não presencial resultando assim, em uma reestruturação dos ambientes de ensino diante das inovadas práticas didático-pedagógicas, com novas maneiras de comunicação e convívio pelos espaços e ambientes da internet, sejam eles remotos ou simultâneos. No que tange ao ensino das disciplinas de História e Geografia, foi necessário se reorganizar diante dos efeitos da pandemia do Covid 19, que colocou fim à hegemonia da didática magna postulada por Comenius, e desse modo se adaptar ao contexto exigido pelos modos de ensino híbrido e remoto. Este estudo tem por objetivo avultar o processo de ressignificação da relação de ensino e aprendizagem de História e Geografia na Rede Municipal de Ensino de Cuiabá de forma a evidenciar as demandas do ensino dessas disciplinas, de forma a apresentar as dificuldades e possibilidades impostas pelo ensino remoto, pautada em uma pesquisa de natureza bibliográfica, via pesquisa participante.

Palavras-chave: Ensino Remoto, Geografia, História, Ressignificação

Referências

ARRUDA, E. P. Implementação das tecnologias digitais nos currículos das escolas de Educação Básica dos países membros da OCDE. In: Siqueira, IC P (Org.). Subsídios à preparação da BNCC: estudos sobre temas estratégicos da parceria CNE e Unesco. São Paulo, 2018.

BACICH, Lilian; NETO, Adolfo Tanzi; TREVISANI, Fernando de Mello. (Org.). Ensino Híbrido: Personalização e tecnologia na educação. Porto Alegre: Penso, 2015.

BARROS, José D’Assunção. Geografia e História: uma interdisciplinaridade mediada pelo espaço. Geografia (Londrina) v. 19, n. 3, 2010. Disponível em: http://www.uel.br/revistas/uel/index.php/geografia/ Acesso em 09 set. 2021.

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular: educação é a base. Brasília, DF, 2017. Disponível em: [link]. Acesso em 01 set. 2021.

CALTELLS, Manuel. O poder da identidade São Paulo: Paz e Terra. 2000.

COSTA, Fábio Rodrigues da; ROCHA, Márcio Mendes. Geografia: conceitos e paradigmas apontamentos preliminares. Rev. GEOMAE, v. 1, n. 2, Campo Mourão – PR, 2 semestre, 2010, p. 25-56.

COSTA, F. A. O que justifica o fraco uso dos computadores na escola? Lisboa: Polifonia, 2004. p. 19-32. Disponível em: https://www.fl.ul.pt/unil/pol7/pol7_txt2.pdf (Edições Colibri). Acesso em 07 de set. 2021.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo; Paz e Terra, 1996.

______. Ação cultural para a liberdade. 5. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1981.

LACOSTE. Yves. A geografia – isso serve em primeiro lugar para fazer a guerra. 19 ed. Campinas. SP. Papirus, 1988.

MERCADO, Luís Paulo Leopoldo. Formação continuada de professores e novas tecnologias. Maceió: EDUFAL, 1999.

MORAN, José Manuel; MASETTO, Marcos Tarciso; BEHRENS, Marilda Aparecida. Novas tecnologias e mediação pedagógica. 21. ed. Campinas: Papirus, 2013. 170 p.

PERRENOUD, Phillipe, et al. As competências para ensinar no século XXI: a formação dos professores e o desafio da avaliação. Porto Alegre: Artmed, 2002b. 176p.

PIRENNE, Henri. A tarefa do historiador, Revue Le Flambeau, 14º ano, Agosto, 1931. Rede revista debate econômico. Disponível em: file:///C:/Users/User/Downloads/540-Texto%20do%20artigo-2000-2-10-20170118%20(1).pdf. Acesso em 10. set. 2021.

SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE CUIABÁ. Pesquisa de campo SME/Listen. Realizada no período de 06 a 09/04/2020.

SOUZA, E. P de. Educação (a distância) desterritorializada e a formação de docentes on-line. In: SALES, M. V. S. Tecnologias e educação a distância: os desafios para a formação. Salvador: Eduneb, 2018.

ZAMBRANO, Bárbara Valenzuela; Y VILLALOBOS, Maria Victoria Pérez (2013). Aprendizaje autorregulado a través de la plataforma virtual Moodle. Educ. Educ. Vol. 16, n. 1, p. 66-79.
Publicado
08/11/2021
SILVA E LIMA, Thamara Luiza da; SILVA E LIMA, Bernadeth Luiza da; RODRIGUES, Cleire Oliveira; STERING, Silvia Maria dos Santos. Prática Pedagógica do Ensino Híbrido e Remoto: História e Geografia. In: ANAIS PRINCIPAIS DO SEMINÁRIO DE EDUCAÇÃO (SEMIEDU), 29. , 2021, Cuiabá. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2021 . p. 224-237. ISSN 2447-8776.