Narrativas de Estudantes EaD como Dispositivo de Pesquisa-Formação Multirreferencial

  • Iracema Cristina Fernandes da Silva UFMT
  • Terezinha Fernandes UFMT

Resumo


As narrativas que compõem este recorte de pesquisa são oriundas da dissertação de mestrado intitulada "Letramentos Digitais em Narrativas de Estudantes de Licenciatura em Pedagogia EaD" (SILVA, 2020). O objetivo deste artigo é analisar as potencialidades das narrativas de vida e formação de estudantes EaD como dispositivo de pesquisa-formação multirreferencial refletindo o lugar das tecnologias digitais dentre as temáticas emergentes. As narrativas escritas, neste estudo, são consideradas legitimadoras da própria existência humana, contribuem para construção de identidades e valorização das subjetividades dos sujeitos. A abordagem metodológica utilizada foi a pesquisa-formação multirreferencial na cibercultura, conforme Santos (2014) e Barbosa; Barbosa (2008), na qual lançamos mão de narrativas de estudantes do curso de Licenciatura em Pedagogia EaD da UFMT, denominadas "Memórias de Estudante", para dialogar com os usos e apropriações com tecnologias, pelos estudantes, no referido curso. Os dados mostraram um cotidiano escolar e universitário com usos e apropriações de diversas tecnologias, das analógicas às digitais, suas co-criações e autorias com linguagens multimodais, que são potencializadoras do desenvolvimento de diversos letramentos digitais. Concluímos que, oportunizar os sujeitos em formação a desenvolver narrativas de si, contribui para a reflexão sobre seus próprios percursos/processos de formação e para a construção de novos conhecimentos.

Palavras-chave: Memórias de Estudante, Narrativas, Ensino Superior, EaD, Cibercultura

Referências

BARBOSA, Mohana Ribeiro. Memória: articulações de narrativas e acepções do tempo. Revista Espaço Acadêmico – nº 139 – dez. 2012, p. 103-111.

BARBOSA, Silvia Maria Costa; BARBOSA, Joaquim Gonçalves. Etnometodologia multirreferencial: contribuições teórico-epistemológicas para a formação do professor-pesquisador. Revista Educação & Linguagem, ano 11, n.18, p.238-256, 2008.

BASTOS, Liliana Cabral. Narrativa e vida cotidiana. Scripta, Belo Horizonte: Programa de Pós-graduação em Letras da PUC-MG, v.7, n.14, p.118-127, 1.sem.2004.

BENJAMIN, Walter. Magia e técnica, arte e política: ensaios sobre literatura e história da cultura. Volume 1. São Paulo: Brasiliense, 2012.

BRUNER, J. Atos de significação. 2. ed. Trad. Sandra Costa. São Paulo: Artmed, 2002.

CERTEAU, Michel de. A Invenção do Cotidiano: Artes de fazer. 3. ed. Petrópolis: Editora Vozes, 1998.

HUGHES-Freeland, Felicia (org.). Ritual, Performance, Media. London: Routledge, 1998.

MADDALENA, Tania Lucía. Digital Storytelling: uma experiência de pesquisa-formação na cibercultura. Tese de Doutorado. UERJ, Rio de Janeiro, 2018.

PRETI, Oreste; SOUZA, Terezinha Fernandes Martins de. Licenciatura em Pedagogia Guia de Estudo/ Estudos para Introdução à Educação a Distância. UFMT, 2017. Disponível em: [link]. Acesso em 20 de set. de 2021.

SANTOS, E. Educação online para além da ead: um fenômeno da cibercultura. Actas do X Congresso Internacional Galego-Português de Psicopedagogia. Braga: Universidade do Minho, 2009. Disponível em: [link]. Acesso em 21 de set. de 2021.

SANTOS, Edméa. Pesquisa-Formação na Cibercultura. 1. ed. Santo Tirso, setembro de 2014. Printhaus. WHITEBOOKS.

SILVA, Iracema Cristina Fernandes da. Letramentos digitais em narrativas de estudantes de Licenciatura em Pedagogia EaD. 2020. Dissertação (Mestrado em Educação) – Instituto de Educação, Universidade Federal de Mato Grosso, Cuiabá, 2020.

SOUZA, Elizeu Clementino. MEIRELES, Mariana Martins de. Olhar, escutar e sentir: modos de pesquisar-narrar em educação. In: Revista Educação e Cultura Contemporânea. Vol. 15, nº 39, 2018, p. 282-303.

VENTURA, Lidnei. CRUZ, Dulce Márcia. Metodologia de narrativas autobiográficas na formação de educadores. Rer. Diálogo Educ., Curitiba, v. 19, n. 60, p. 426-446, jan./mar. 2019.
Publicado
08/11/2021
Como Citar

Selecione um Formato
SILVA, Iracema Cristina Fernandes da; FERNANDES, Terezinha. Narrativas de Estudantes EaD como Dispositivo de Pesquisa-Formação Multirreferencial. In: ANAIS PRINCIPAIS DO SEMINÁRIO DE EDUCAÇÃO (SEMIEDU), 29. , 2021, Cuiabá. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2021 . p. 250-261. ISSN 2447-8776.