Comunicação na Pandemia: Adaptações no Sistema de Ensino Musical e em Atividades Artísticas em Mato Grosso
Resumo
Esta comunicação tem como objetivo apresentar e refletir sobre as adaptações do ensino musical em espaços não-formais (Instituto Ciranda – Música e Cidadania), e nas atividades do corpo artístico perante a situação pandêmica e pelas exigências de distanciamento físico e social geradas pela COVID-19, sendo necessária a implantação do ensino e das atividades dentro da modalidade on-line. A metodologia estará constituída na análise dos diários-relatórios e dos relatos autobiográficos, narrando a experiência das autoras como educadoras e artistas do cenário mato-grossense. Conclui-se que houve uma reestruturação do sistema de ensino musical e outras atividades artísticas no meio cultural do Estado de Mato Grosso durante o período da pandemia, geradas pelas ferramentas digitais.
Referências
ARRUDA, Murilo de; LEME, Ilza. Pesquisas em Educação Musical Humanizadora: refletindo sobre conceitos e metodologias. In: CONGRESSO IBEROAMERICANO EM INVESTIGAÇÃO QUALITATIVA, 5., 2016, São Carlos. Anais... São Carlos: CIAIQ, 2016. p. 981-990.
BELLONI, Maria. Ensaio sobre a educação a distância no Brasil. Educação & Sociedade, v. 23, n. 78, p. 117-142, 2002. Disponível em: https://www.scielo.br/pdf/es/v23n78/a08v2378.pdf. Acesso em: 01 set. 2020.
CAMPOS, Juliane; BACARJI, Keiko; DE SOUZA, Tatiana; PARREIRA, Vera. Psicologia da Educação. 1. ed. Batatais: Claretiano, 2016. 234 p., 18x21 cm. (Cadernos de referência). ISBN: 978-85-67425-17-7.
KATER, Carlos. O que podemos esperar da educação musical em projetos de ação social. Revista da ABEM, Porto Alegre, v. 10, n. 10, p. 43-51, 2004. Disponível em: [link]. Acesso em: 16 fev. 2021.
KLEBER, Magali. A prática de educação musical em ONGs: dois estudos de caso no contexto urbano brasileiro. 2006. 355f. Tese (Doutorado em Música) - Faculdade de Música, Universidade federal de Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2006.
MORAES, de Protásio. A lei Aldir Blanc é um divisor de águas para a cultura em MT. Secom-MT, Cuiabá, 02 de mai. 202. Disponível em [link]. Acesso em: 24 de set. 2021.
OLIVEIRA, Alda de. Atuação profissional do educador musical: terceiro setor. Revista da ABEM, Londrina, v. 11, n. 8, p. 93-99, 2003. Disponível em: http://abemeducacaomusical.com.br/revista_abem/ed8/revista8_artigo16.pdf. Acesso em: 16 fev. 2021.
OLIVEIRA, Maria; SILVA, Petronilha; GONÇALVES, Luiz; MONTRONE, Aida; JOLY, llza. Processos educativos em práticas sociais: reflexões teóricas e metodológicas sobre pesquisa educacional em espaços sociais. In: OLIVEIRA, M., & Souza, F. R. (Eds.). Processos educativos em práticas sociais: pesquisas em educação. São Carlos: EDUFSCar, 2014, p. 1-17.
PODESTÂ, Nathan; BERG, Silvia. Educação formal, não-formal e informal: em busca de novos modelos. In: CONGRESSO DA ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE PESQUISA E PÓS-GRADUÇÃO EM MÚSICA. 28., 2018, Manaus. Anais... Manaus: ANPPOM, 2018. p. 1-8.
ROSSIT, Fernando. Educação musical à distância: base de conhecimento docente para o ensino de teclado. 2014. 136f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Faculdade de Educação e Ciências Humanas, Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2014.
SOUZA, Jusamara. Educação musical e práticas sociais. Revista da ABEM, Porto Alegre, v. 12, n. 10, p. 7-11, 2004. Disponível em: http://abemeducacaomusical.com.br/revista_abem/ed10/revista10_artigo1.pdf. Acesso em: 16 fev. 2021.
XXX. Relatório da Coordenação Pedagógica. Cuiabá: Instituto Ciranda - Música e Cidadania, 2020, 11 p.