Ensino Remoto Emergencial e Prática Docente na Pandemia: um Olhar para a Realidade do Município de Santo Antônio do Leverger
Resumo
A pandemia ocasionada pela covid-19 mudou a nossa forma de viver e ser em sociedade e impulsionou alterações nas atividades escolares e nas práticas docentes através do ensino remoto, qual tiveram que reinventar prática pedagógica afim de garantir a continuidade do calendário escolar. O objetivo desse trabalho consiste em apresentar um retrato do ensino remoto, durante a pandemia no sistema educacional brasileiro, com o olhar voltado ao município de santo Antônio de Leverger – MT. Situamos a pesquisa, do ponto de vista metodológico, como estudo de caso,utilizando analise de cunho quanti-qualitativo, quais os resultados mais relevantes revelaram que, o acesso a internet e participação dos alunos durante período, foram as principais desafios para a prática docente.
Referências
BIMBATI, Ana Paula. Qual é a situação dos professores brasileiros durante a pandemia?. Nova Escola, 01 de Julho | 2020. Disponível em: [link]. Acesso em : 17. Set. 2021
FERNANDES, Ana Paula Campos; ISIDORIO, Allisson Roberto; MOREIRA, Edney Ferreira. Ensino remoto em meio á pandemia do covid-19: panorama do uso de tecnologias. Anais do CIET:EnPED:2020 - (Congresso Internacional de Educação e Tecnologias | Encontro de Pesquisadores em Educação a Distância), São Carlos, ago. 2020. ISSN 2316-8722. Disponível em: [link]. Acesso em: 27 set. 2021.
GOVERNO DE MATO GROSSO. Governo de Mato Grosso deposita recurso na conta de professores para compra de notebooks. Noticia vinculada no site dia 31 de Março de 2021. Disponível em: [link]. Acesso em : 23/. Set. /2021
IBGE. Educação 2019 - PNAD Contínua. Disponível em: https://biblioteca.ibge.gov.br/visualizacao/livros/liv101736_informativo.pdf. Acesso em: 20. set. 2021
IBGE. Santo Antonio do Leverger. Disponível em: https://cidades.ibge.gov.br/brasil/mt/santo-antonio-do-leverger/panorama. Acesso em : 20/. Set. /2021
BEZERRA, Adriana Mamede de Carvalho; FIGUEIREDO, Alyne Rosiwelly Araújo; PEREIRA, Maday de Souza Morais. Atuação e desafios da biblioteca escolar no cenário da pandemia. In: Reflexões e desafios das novas práticas docentes em tempos de pandemia. João Pessoa: Editora do CCTA, 2020. Disponível em: [link]. Acesso em: 23. Set. 2021
ANDRADE, Carlos Alberto de Carvalho. Discurso docente e redes de interações: um olhar sobre os novos desafios que a prática educativa apresenta no processo de pandemia. : Reflexões e desafios das novas práticas docentes em tempos de pandemia. João Pessoa: Editora do CCTA, 2020. Disponível em: [link]. Acesso em: 23. Set. 2021
SILVA, Jon Enderson do Nascimento ; SILVA, Maria Girleny Roberto da. Práticas docentes em tempos de pandemia: refletindo sobre escolas públicas situadas em contexto de vulnerabilidade social. : Reflexões e desafios das novas práticas docentes em tempos de pandemia. João Pessoa: Editora do CCTA, 2020. Disponível em: [link]. Acesso em: 23. Set. 2021
LIMA, Daniela da Costa Britto Pereira; FARIA, Juliana Guimarães. Expansão e Institucionalização da Educação a Distância no Brasil: Reflexões Referentes ao seu Processo IN: Educação a distância : experiências, vivências e realidades. / Cristiano Maciel, Kátia Morosov Alonso e Joana Peixoto (Organizadores).-- Cuiabá : EdUFMT, 2018
MARQUES, Ronaldo. O professor em trabalho remoto no contexto da pandemia da covid-19. Boletim de Conjuntura - Boca. Ano III | Volume 6| Nº16| Boa Vista | 2021. Disponível em: <http://www.ioles.com.br/boca>
NETO, Artur Bispo dos Santos; Araujo, Lorraine Marie Farias de. Ensino a Distância (EaD) e destruição da Universidade Pública. In : Pandemia da covid-10: trabalho e saúde docente. Universidade e Sociedade, Brasília: Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior. 2021 - Ano XXXI Nº 67. Disponível em:<https://issuu.com/andessn/docs/revista_us_67_web> Acesso em: 25.Set.2021
PEREIRA, Márcio Donizete; BIANCO, Luís Cláudio Montesano Simone. Os jogos no ensino de ciências e matemática: suas possibilidades de aplicações e suas limitações. Scientia Vitae, v.7, n.23, p. 37-41, jan./mar. 2019. Disponível em: http://www.revistaifspsr.com/v7n23p37-41.pdf Acesso em: 19. Set. 2021
PINTO, Ana Claudia. BOLSA FAMÍLIA E DESEMPENHO ESCOLAR: ESTUDO DE CASO DOS ALUNOS DA ESCOLA PÚBLICA DE SANTO ANTONIO DE LEVERGER-MT. Monografia apresentada à Faculdade de Economia da Universidade Federal de Mato Grosso. UFMT, 2011.
PINTO, Ana Paula. EDUCAÇÃO SUPERIOR E ACESSO: ESTUDO SOBRE A UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO NO CONTEXTO CONTEMPORÂNEO DE EXPANSÃO.2014. 133f. Dissertação (Mestrado em Políticas Sociais) - Universidade Federal de Mato Grosso-Curso de Serviço Social. Cuiabá, 2014
SAVIANI, Dermeval; Galvão, Ana Carolina. Educação na pandemia: a falácia do "ensino" remoto. In : Pandemia da covid-10: trabalho e saúde docente. Universidade e Sociedade, Brasília: Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior. 2021 - Ano XXXI Nº 67. Disponível em:<https://issuu.com/andessn/docs/revista_us_67_web> Acesso em: 25.Set.2021
SCHMITT, Daniela Carine; BUGALHO, Diones Kleinibing; KRUGER, Silvana Dalmutt; Percepções Docentes e Às Estratégias De Ensino-Aprendizagem Durante O Isolamento Social Motivado Pela Covid- 19. Revista Catarinense da Ciência Contábil, ISSN 2237-7662, Florianópolis, SC, v. 20, 1-19, e3133, 2021ISSN 2237-7662, Florianópolis, SC, v.20, 1-19, e3133, 2021DOI: 10.16930/2237-7662202131331 Disponível em:<http://revista.crcsc.org.br> Acesso em: 25.Set.2021
TODOS PELA EDUCAÇÃO. Anuário Brasileiro da Educação Básica 2020. São Paulo, SP: Moderna, 2017. E-book. Disponível em: [link]. Acesso em: 20 set. 2021.
TREZZI, Clóvis. A educação pós-pandemia: uma análise a partir da desigualdade educacional. Dialogia, São Paulo, n. 37, p. 1-14, e18268, jan./abr. 2021. Disponível em: https://doi.org/10.5585/dialogia.n37.18268