As Implicações da Pandemia da Covid-19 na EJA

  • Rute Vera Maria Favero UFRGS
  • Raíssa Gabriela Wasem Cardoso UFRGS

Resumo


O presente trabalho, denominado "As implicações da pandemia da COVID-19 na EJA", analisa a relação dos alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA), do Colégio de Aplicação (CAp) da UFRGS, com a tecnologia em contexto educacional a distância, causado pela COVID-19. A pesquisa TIC Educação (2019) afirma que 58% dos alunos da educação pública utilizam o celular para realizar atividades relacionadas às aulas. Já no CAp, também em 2019, 93% dos alunos EJA fazia uso de smartphones. Isso mostra que as tecnologias se tornaram intrínsecas à educação. Assim, este trabalho identifica os principais problemas enfrentados pelos alunos, em relação à aprendizagem e a adequação do seu tempo e espaço quanto às atividades remotas. Para isso, foram aplicados, até o presente momento, dois questionários em 2020 e 2021, com os alunos do Ensino Médio da EJA, os quais foram analisados quantitativa e qualitativamente. A partir dos resultados obtidos, é perceptível que a pandemia afetou diretamente o empenho e aprendizagem dos alunos de forma negativa. Ainda, se tornou evidente a grande defasagem educacional de tecnologia. Dessa forma, deixamos como sugestão que as instituições de ensino incorporem em seus currículos o ensino computacional, para assim minimizar tais dificuldades encontradas pelos alunos.

Palavras-chave: EJA, Celular, Educação, Pandemia

Referências

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Publicado
08/11/2021
FAVERO, Rute Vera Maria; CARDOSO, Raíssa Gabriela Wasem. As Implicações da Pandemia da Covid-19 na EJA. In: ANAIS PRINCIPAIS DO SEMINÁRIO DE EDUCAÇÃO (SEMIEDU), 29. , 2021, Cuiabá. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2021 . p. 292-301. ISSN 2447-8776.