Perspectivas do Uso das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) no Contexto da Pandemia do Cvid-19: Possibilidades, Inclusão Sócio Digital e Desafios no Ensino Superior

  • Judith Anteles Moreira UFPA
  • Gleycy Kellen Gomes Leão UFPA
  • Leonardo Zenha Cordeiro UFPA

Resumo


Esta pesquisa está inserida no contexto do avanço da pandemia do Covid-19 no Brasil e todas as suas implicações no campo educacional, e objetiva investigar as práticas de uso das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) no contexto do fenômeno da cibercultura no período de isolamento social e pós-pandemia e os desafios e contradições vividos e experienciado durante o ensino remoto nas atividades realizadas pelas universidades durante a pandemia. O referencial teórico metodológico considerou as investigações através de análise multirreferencial, qualitativa e utilizando uma abordagem multifacetada pelo cotidiano vivido e experienciado nas redes. Diante disso, chegamos à conclusão de que o avanço da pandemia do Covid-19 no Brasil, com todas as suas implicações no campo educacional, trouxe limites e desafios com a implantação do Ensino Remoto Emergencial (ERE), problemas que já estavam presentes na realidade da educação brasileira e só mostrou fraturas de maneira mais explícita.

Palavras-chave: TIC, Cibercultura, Pandemia, Ensino Remoto

Referências

ARRUDA, Eucidio. Pimenta. Educação remota emergencial: elementos para políticas públicas na educação brasileira em tempos de Covid-19. Em Rede, v. 7, n. 1, p. 257-275,2020.

ARDOINO, Jacques. Abordagem multirreferencial (plural) das situações educativas e formativas. Em J. G. Barbosa (Coord.). Multirreferencialidade nas ciências e na educação (pp. 24-41). São Carlos: Editora da UFSCar, 1998.

BARRETO, Clara. OMS declara doença pelo novo coronavírus como pandemia. PEBMED, 2020. Disponível em: [link]. Acesso em: 02 de mar.2021.

BRASIL. Portaria nº 17 de março de 2020. Dispõe sobre a substituição das aulas presenciais por aulas em meios digitais enquanto durar a situação de pandemia do Novo Coronavírus - COVID-19. Ed. 53. Seção 1. P. 39. Ministério da Educação. Diário oficial da união. Disponível em: [link]. Acesso em: 01 de mar. 2021.

CASTELLS, Manuel. A sociedade em rede - A era da informação: economia, sociedade e cultura. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1999.

CAPe. Centro Acadêmico de Políticas estudantis. Relatório-prosta: Uso e acesso as Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TIDICs) pelos discentes do curso de licenciatura em pedagogia da Universidade Federal do Pará, Campus universitário de Altamira, e Ensino Remoto Emergencial (ERE). CAPe/UFPA, 31/09/2020. Pdf. p.02-03.

Desafios do ensino de graduação em tempos de pandemia. SETEC-UFMT, 09/09/2020. Vídeo (1h 26min) live. Disponível em: https://yotu.be/ULH3A0KLsJo. Acesso em 02 fev. 2021. Participação de Ariane Norma de Menezes Sá, Isabel Marian Hartmann de Quadros, Lisiane Pereira de Jesus e Alexandre Martins dos Anjos.

Ensino superior na pandemia: da precarização das condições de ensino ao desconhecido desenvolvimento de comportamento. Seminário de ensino de análise do comportamento UFPR, 17/11/2020. Vídeo (2h 29 min) live. Disponível em: https://yotu.be/x0uKR6x0y7l Acesso em: 04 fev.2021. Participação de Hélder Lima Gusso, Jocelaine Martins da Silva, Renata Teixeira Parapinski, Ingrid Agassi, Camila Andreatta de Oliveira, Ingrid Agassi e Debora Thais Klein.

Formação de professores, educação online e democratização do acesso as redes [S.I] Congresso virtual UFBA, 21/ 05 /2020. Vídeo (1h 30min 31s) live. Disponível em: https://yotube/UDORKrHBiY. Acesso em: 01 fev. 2021. Participação de Roberto Sidney Macedo, Edmea Oliveira dos Santos, Nelson de Lucca Pretto e Alessandra Santos Assis.

GIL, Antônio. Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 4ª ed. São Paulo: Atlas, 2002. Disponível em: [link]. Acesso em: 17 de nov.2020.

GOHN, Maria. da Glória. Educação não formal, participação da sociedade civil e estruturas colegiadas nas escolas. Ensaio: aval, pol. publ. Educ. Rio de janeiro, v.14, n. 50, p. 27-38, 2006.

GUSSO. Hélder. Lima et al (2020). Ensino superior em tempos de pandemia: diretrizes a gestão universitária. Revista educação e sociedade. Debates e polêmicas. Campinas, v. 41. 2020. Disponível em: [link]. Acesso em: 24 de jul. 2021.

Impactos da pandemia na educação superior. Fórum online: CAC UFMG, 29/05/2020. Vídeo (1h 51min) live. Disponível em: https://yotu.be/F48G2D2TkFg. Acesso em 01 de fev.2021. Participação de Sandra Regina Goulart Almeida, Benigna Maria de Oliveira, Carlos Roberto Jamil Cury, Cristina Alves, Bernardo Gonçalves Alfredo.

Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada- Ipea analisa estratégias para universalizar o ensino remoto na pandemia. Folha de estado da Bahia. Set. de 2020. Disponível em: [link]. Acesso em: 06 de mar.2021.

LARROSA, Jorge. Bondía. Notas sobre a experiência e o saber de experiencial. Revista Brasileira de Educação. Espanha. 2002. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbedu/a/Ycc5QDzZKcYVspCNspZVDxC/?lang=pt&format=pdf. Acesso em: 05 de jul.202.

LEMOS, André. Cibercultura, tecnologia e vida social na cultura contemporânea. Porto Alegre: Sulina, 2002.

LÉVY, Pierre. Cibercultura. São Paulo: Editora 34, 1999.

NÓVOA, Antônio. Concepção e práticas da formação contínua de professores. In Nóvoa, Antônio (org.). Formação contínua de professores: realidade e perspectivas. Aveiro: Universidade de Aveiro, 2004.

MARTINS, João. Batista. Contribuições epistemológicas da abordagem multirreferencial para a compreensão dos fenômenos educacionais. Sciello Brasil. Rio de janeiro. Revista Brasileira de educação. p. 85-87.2004. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbedu/a/v8cxLQ39KjGqKBChvXQSg/abstract/?lang=pt. Acesso em: 27 de mar. 2021.

SANTOS, Edmea. Notícias: #lives de maio...educações em tempos de pandemia. Revista docência e cibercultura. Rio de Janeiro. p. 07. 2020. Pdf. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/re-doc/announcement/view/1109. Acesso em: 05 de juh. 2021.

UFPA em tempos de crise. Adufpa- Pará, 08/06/2020. Vídeo (2h 05 min) live. Disponível em: https://yotu.be/WBWpXwKbKx0. Acesso em: 03 fev. 2021. Participação de Emmanuel Tourinho, Gilberto Marques, Edivania Alves, Tais Ranieri e Tarsila Amoras.

ZENHA, Leonardo; CORREA, Juliane; ALMEIDA, Doriedson. Tecnologia e educação: integrando experiência e investigação no contexto amazônico. Revista docência e cibercultura. Rio de janeiro. V.05. n.01. p. 05. 2021. Pdf. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/re-doc/article/view/57233. Acesso em: 10 de jul.2021.
Publicado
08/11/2021
Como Citar

Selecione um Formato
MOREIRA, Judith Anteles; LEÃO, Gleycy Kellen Gomes; CORDEIRO, Leonardo Zenha. Perspectivas do Uso das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) no Contexto da Pandemia do Cvid-19: Possibilidades, Inclusão Sócio Digital e Desafios no Ensino Superior. In: ANAIS PRINCIPAIS DO SEMINÁRIO DE EDUCAÇÃO (SEMIEDU), 29. , 2021, Cuiabá. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2021 . p. 302-315. ISSN 2447-8776.