Balanço de Produção Mídia e Educação: a Influência do Youtube no Imaginário de Crianças e Adolescentes

  • Laleska Leticia Falico UNEMAT
  • Selma Cardoso Neves UNEMAT
  • Rosely Aparecida Romanelli UNEMAT

Resumo


O presente trabalho tem o objetivo de apresentar um levantamento de produções científicas como uma etapa prévia para auxiliar no processo de produção teórica da dissertação. A elaboração do balanço de produção foi proposta na disciplina Atividades Integradas de Pesquisa do PPGEdu (UNEMAT). Esta pesquisa busca estabelecer a compreensão geral sobre a relação da mídia com a educação, tendo como foco a influência do YouTube no imaginário de crianças e adolescentes. Ao longo da pesquisa filtrando os descritores partindo do geral para o específico com a finalidade de encontrar trabalhos com maior aproximação do objeto de pesquisa, neste sentido, utilizamos 04 descritores. Foram encontrados 418 trabalhos que faziam referências aos seguintes descritores: mídia digitais na educação, influência do YouTube, mídia, educação e YouTube e imaginário infantil. A escolha dos trabalhos com maior aproximação da temática foi um processo árduo, sendo que, a partir de uma busca avançada chegamos a um resultado de 35 pesquisas, e dentre os trabalhos encontrados realizamos a leitura de 15 trabalhos e fizemos a seleção de 05 para serem apresentados. Dentre os trabalhos examinados, os temas mantinham o foco na educação e mídia e na produção e influência do YouTube. Como base de pesquisa para esse trabalho utilizamos a plataforma da BDTD Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações, tendo como filtro trabalhos produzidos entre os anos de 2015 a 2020.

Palavras-chave: Mídia na educação, Influência do YouTube, Balanço de Produção

Referências

BARREIRO, Rafael Garcia. Entre Redes: Juventudes, Ambientes Virtuais e Vidas Entretidas. 2019. 242 f.: il. Tese (Doutorado Terapia ocupacional) - Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2019.

BEZERRA, Luiza das Graças Lacerda de Carvalho. A influência dos YouTubers no universo infantil. 2018. 81 f.: il. Dissertação (Mestrado Profissional em Administração) - Universidade de Fortaleza, Fortaleza, 2018.

BURGESS, Jean. YouTube e a Revolução Digital: como o maior fenômeno da cultura participativa transformou a mídia e a sociedade/ Textos de Henry Jenkins e John Hartley; tradução Ricardo Giassetti. – São Paulo: Aleph, 2009.

COSTA, Selma Aparecida Ferreira da. Um estudo sobre o desenvolvimento da função simbólica da consciência e o processo de humanização da criança na Educação Infantil. 2020. 252f.: il. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Estadual Paulista – Unesp, Marília, 2020.

FERREIRA, André Luís do Nascimento. Infância no tubo digital: felicidade via consumo? 2016. 166 f.: il. Dissertação (Mestrado em Mídia e Cotidiano) – Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2016.

GALLO, Silvio. Deleuze & a educação p.74. 2. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2008.

GODOY, A. S. Introdução à pesquisa qualitativa e suas possibilidades. In: Revista de Administração de Empresas. São Paulo: v.35, n.2. 1995.

GUIMARÃES, João da Silveira. Mãos à máquina: um estudo sobre mídia-educação e infância. 2016. xi, 138 f., il. Dissertação (Mestrado em Educação Física) —Universidade de Brasília, Brasília, 2016.

JENKINS, Henry. Cultura da Convergência. São Paulo: Aleph, 2008. LÉVY, Pierre. Cibercultura. São Paulo: Editora 34, 1999.

MARANGONI, Júlio César. O papel do youtuber como incentivador de novos modelos de leitura e produções audiovisuais na escola. 2020. 91f.: il. Dissertação (Programa de Mestrado em Gestão e Práticas Educacionais) - Universidade Nove de Julho, São Paulo. 2020.

MARTIN-BARBERO, Jesus. A mudança na percepção da juventude: sociabilidades, tecnicidades e subjetividades entre os jovens. In BORELLI, Silvia H. S.; FREIRE, João Filho. Culturas juvenis no século XXI. São Paulo: Educ, 2008.

MONTEIRO, Maria Clara. Apropriação por crianças da publicidade em canais de youtubers brasileiros: a promoção do consumo no YouTube através da Publicidade de Experiência. 2018. 333 f.:il. Tese (Doutorado em Comunicação e Informação) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2018.

KUNTZ, Fárida Monireh Rabuske. Crianças no YouTube: um estudo etnográfico sobre as infâncias e suas estratégias de relacionamento nas mídias digitais. 2018. 125 f.:il. Dissertação (Mestrado em Comunicação) - Universidade Federal de Santa Maria Centro de Ciências Sociais e Humanas, Santa Maria, 2018.

OLIVEIRA, Renata Alves de Carvalho. Lugar de criança é no Youtube? Práticas discursivas dos novos formatos da publicidade infantil no Canal de Julia Silva. 2019. 148 f.:il. Dissertação (Mestrado) - Universidade Federal do Ceará, Programa de Pós-graduação em Psicologia, Fortaleza (CE), 2019.

PERES, Lucia Passafaro. Mídias digitais na educação: as diferentes enunciações em objetos de aprendizagem na internet. 2018. 108 f.:il. Dissertação (Mestrado em Linguística) - Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo, São Paulo, 2018.

PUGENS, Natália de Borba. Da cultura da infância à cultura digital: reflexões sobre o brincar. 2020. 92 f. :il. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade La Salle, Canoas, 2020.

ROZZINI, Jocielly Marques de Oliveira Citon. Os influenciadores digitais e a escola: uma proposta de trabalho à luz da análise de Discurso Francesa. 2020. 116 f.:il. Dissertação (Mestrado Profissional em Letras) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Cascavel, 2020.

STADLER, Pâmella de Carvalho. YouTube como ferramenta de educação não formal: boas práticas para a produção de vídeos educativos com base nos aspectos das linguagens de youtubers. 2019. 179 f.:il. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação e Novas Tecnologias) – Centro Universitário Internacional UNINTER, Curitiba, 2019.

WOLF, M. Teorias da Comunicação. Lisboa, Presença, 1995.

ZACARIOTTI, Marluce. (In)visibilidades das juventudes pós-modernas: trilhas estéticas na cibercultura. 2015. 153 f. :il. Dissertação (Mestrado em Educação) – Pontifícia Universidade Católica de Goiás, Programa de Pós-Graduação em Educação, Goiânia, 2015.

ZENI, Lauriane Tramontina. “Por que (m) consumo: compreendendo o comportamento de consumo tecnológico das crianças”. 2017. 127 f.:il. Dissertação (mestrado) – Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (Campus Ijuí). Desenvolvimento. 2017

BDTD - Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações. Sob o endereço: http://bdtd.ibict.br/vufind/Search/Advanced, acesso em 20/07/2020 às 16:06 h.
Publicado
08/11/2021
Como Citar

Selecione um Formato
FALICO, Laleska Leticia; NEVES, Selma Cardoso; ROMANELLI, Rosely Aparecida. Balanço de Produção Mídia e Educação: a Influência do Youtube no Imaginário de Crianças e Adolescentes. In: ANAIS PRINCIPAIS DO SEMINÁRIO DE EDUCAÇÃO (SEMIEDU), 29. , 2021, Cuiabá. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2021 . p. 368-379. ISSN 2447-8776.