Letramento Acadêmico em Língua Inglesa na Cibercultura: uma Ciberpesquisa Formação no Contexto da Pandemia
Resumo
O presente texto visa relatar a experiência de promoção de Letramento Acadêmico em Língua Inglesa dos integrantes do Grupo de Pesquisa Docência e Cibercultura (GPDOC) através do uso de interfaces já existentes na internet, como as redes sociais e a interface de conferência da Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP). A partir da sua mobilização, a opção metodológica apoia-se na Pesquisa-formação na Cibercultura (SANTOS), nas pesquisas nos/dos/com os cotidianos (CERTEAU, ALVES), além de contar com o referencial teórico da Cibercultura (SANTOS, LEMOS e SANTAELLA), dos Letramentos (SOARES, SOUZA e STREET) e do Ensino de Língua Estrangeira (HARMER).
Referências
CERTEAU, Michel de. A invenção do cotidiano: 1. artes de fazer. Petrópolis, RJ: Vozes, 1994.
HARMER, J. How to teach English. England: Longman, 2007.
JARETA, Gabriel. Por que o ensino do inglês não decola no Brasil. Revista Educação. Disponível em [link]. Acessado em 12 de setembro de 2019.
ROBERTS, G; LEITE, JAMIE & HISPANIA, Ofelia Wade. Monolingualism is the Illiteracy of the Twenty-First Century. Hispania, Volume 100, Number 5, Centenary Issue, pp. 116-118 (Article), 2016.
SANTAELLA, L. App-learning e a imaginação criativa a serviço da educação [Prefácio]. In: COUTO, Edvaldo; PORTO, Cristiane; SANTOS, Edmea (Org.). Applearning: experiências de pesquisa e formação. Salvador: EDUFBA, 2016.
SANTAELLA, L. Da cultura das mídias à cibercultura: o advento do pós-humano. In: Revista FAMECOS. Porto Alegre: 2003.
SANTAELLA, L. O leitor ubíquo e suas consequências para a educação. In: Patricia Lupuion Torres. (Org.). Complexidade: Redes de Conexões na produção do conhecimento. 1ed.Curitiba: Kairós Edições, 2014, v. 1, p. 27-44.
SANTOS, E. Pesquisa-formação na Cibercultura. Santo Tirso, Portugal: Whitebooks, 2014.
SANTOS, E. & ROSSINI T. Design-interativo aberto: um dispositivo da pesquisaformacao na cibercultura. Revista e-Curriculum, São Paulo, v. 13, n. 03 p. 569 588 jul./set. 2015.
SOUZA, Terezinha Fernandes Martins de. Ondas em ressonância: letramentos digitais de estudantes na Universidade Aberta de Portugal. 2016. 363 f. Tese (Doutorado em Educação) Universidade de Santa Catarina, Santa Catarina, 2016.