O Uso da Tecnologia Assistiva e das Metodologias Ativas no Acompanhamento de Alunos com Autismo em Momento Pandêmico

  • Gleisson Roger de Paula Coêlho UFMT
  • Éder Gomes de Oliveira UFMT

Resumo


O presente artigo tem por objetivo trazer algumas reflexões sobre as dificuldades e desafios de professores regentes e professores especialistas da Sala de Recursos Multifuncionais (SRM) em relação a alunos com autismo na Educação Básica levando em consideração o momento pandêmico. O autismo que pode ser definido como transtorno global do desenvolvimento infantil normalmente se manifesta antes dos 3 anos de idade e se prolonga por toda a vida; traz algumas limitações para o aprendizado e consequentemente para o desenvolvimento. Para a criança com Transtorno do Espectro Autista (TEA) em que a sociabilidade é importante, o uso de Tecnologia Assistiva possibilita o acesso e o uso de ferramentas necessárias para sua participação e desenvolvimento de suas habilidades, com uma maior autonomia, contribuindo para a inclusão. Para tanto se utilizará da metodologia qualitativa, de natureza exploratória, na modalidade de estudo de casos múltiplos.
Palavras-chave: Autismo, Educação Básica, Inclusão, Pandemia, Tecnologia Assistiva

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Publicado
08/11/2021
COÊLHO, Gleisson Roger de Paula; OLIVEIRA, Éder Gomes de. O Uso da Tecnologia Assistiva e das Metodologias Ativas no Acompanhamento de Alunos com Autismo em Momento Pandêmico. In: ANAIS PRINCIPAIS DO SEMINÁRIO DE EDUCAÇÃO (SEMIEDU), 29. , 2021, Cuiabá. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2021 . p. 390-401. ISSN 2447-8776.