Educação em Tempos de Pandemia: o Uso de Diferentes Termos para Denominar o Atual Modelo de Ensino

  • Thatiany Soares Correa UFMT
  • Danilo Garcia da Silva UFMT

Resumo


As reconfigurações ocorridas no setor educacional no cenário pandêmico, desencadeou a utilização de uma pluralidade de termos para denominar o modelo de ensino não presencial e sustentado pelas tecnologias, que gravitam em torno de Educação a Distância, Ensino Remoto Emergencial, Ensino Híbrido e Ensino Online. Com o intuito de compreender as concepções adotadas e as relações existentes entre os termos, realizamos o presente trabalho, que objetivou compreender e refletir acerca dos diferentes termos que emergiram no atual período de pandemia. Esta é uma pesquisa qualitativa, que utilizou de técnica de Revisão Sistemática e de Análise Documental para obtenção dos dados. O corpus teórico foi constituído de 11 pesquisas oriundas de bases de dados de teses, dissertações e artigos que revelam que os usos dos diferentes termos ocorrem de forma capilarizada, havendo uma personalização de conceitos para os termos utilizados, e o termo Ensino Remoto Emergencial é utilizado com maior recorrência. Compreendemos que para o contexto atual este termo é o que engloba as diferentes especificidades, referenciando a emergência do distanciamento espacial e a oferta do ensino por meio das tecnologias

Palavras-chave: Educação, Pandemia, Modelos de Ensino, Tecnologias

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Publicado
08/11/2021
CORREA, Thatiany Soares; SILVA, Danilo Garcia da. Educação em Tempos de Pandemia: o Uso de Diferentes Termos para Denominar o Atual Modelo de Ensino. In: ANAIS PRINCIPAIS DO SEMINÁRIO DE EDUCAÇÃO (SEMIEDU), 29. , 2021, Cuiabá. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2021 . p. 402-412. ISSN 2447-8776.