Educação em Tempos de Pandemia: o Uso de Diferentes Termos para Denominar o Atual Modelo de Ensino
Resumo
As reconfigurações ocorridas no setor educacional no cenário pandêmico, desencadeou a utilização de uma pluralidade de termos para denominar o modelo de ensino não presencial e sustentado pelas tecnologias, que gravitam em torno de Educação a Distância, Ensino Remoto Emergencial, Ensino Híbrido e Ensino Online. Com o intuito de compreender as concepções adotadas e as relações existentes entre os termos, realizamos o presente trabalho, que objetivou compreender e refletir acerca dos diferentes termos que emergiram no atual período de pandemia. Esta é uma pesquisa qualitativa, que utilizou de técnica de Revisão Sistemática e de Análise Documental para obtenção dos dados. O corpus teórico foi constituído de 11 pesquisas oriundas de bases de dados de teses, dissertações e artigos que revelam que os usos dos diferentes termos ocorrem de forma capilarizada, havendo uma personalização de conceitos para os termos utilizados, e o termo Ensino Remoto Emergencial é utilizado com maior recorrência. Compreendemos que para o contexto atual este termo é o que engloba as diferentes especificidades, referenciando a emergência do distanciamento espacial e a oferta do ensino por meio das tecnologias
Referências
BONA, Jeferson Luz. Os desafios da docência do ensino superior: o uso das tecnologias no ensino remoto. 2020. 76 f. Dissertação (Mestrado em Educação, Arte e História da Cultura) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo, 2020.
BRASIL. (2020b). Portaria nº 544, de 16 de junho de 2020. Dispõe sobre a substituição das aulas presenciais por aulas em meios digitais, enquanto durar a situação de pandemia do novo coronavírus - Covid-19, e revoga as Portarias MEC nº 343, de 17 de março de 2020, nº 345, de 19 de março de 2020, e nº 473, de 12 de maio de 2020. Ministério da Educação. [link].
COUTO, E. S., Couto, E. S., & Cruz, I. de M. P. (2020). #Fiqueemcasa: Educação Na Pandemia Da Covid-19. Educação, 8(3), 200–217. Disponível em: https://doi.org/10.17564/2316-3828.2020v8n3p200-217
DENZIN, N. K.; LINCOLN, Y. S. (org.). O planejamento da pesquisa qualitativa: teorias e abordagens. Porto Alegre: Artmed, 2006
DIAS, F. F. Uma experiência com o ensino aprendizagem de estatística durante a pandemia: percepções e desafios. 2021. 130 f. Dissertação (Mestrado em Matemática em Rede Nacional) - Universidade Federal de Goiás, Catalão, 2021.
DIEHL, Cristiane Castro. O ensino remoto e suas implicações no ensino da matemática.2021.82f. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática) – Universidade Federal do Tocantins, Programa de Pós-Graduação em Matemática, Arraias, 2021.
MOREIRA, J. A, & Schlemmer, E. (2020). Por um novo conceito e paradigma de educação digital onlife. Revista UFG, 20(26). Disponível em: https://doi.org/10.5216/revufg.v20.63438
OLIVEIRA, M.C. A Importância da Educação à Distância no Contexto da Pandemia de COVID 19. RACE - Revista de Administração do Cesmac, Maceió 2021. Disponível em: https://revistas.cesmac.edu.br/index.php/administracao/article/view/1415
PASINI, G.D, LUCY, E.C. ALMEIDA, H.C, A Educação Híbrida em Tempos de Pandemia: Algumas Considerações. Observatório Socioeconômicos da COVID-19, Santa Maria, 2020. Disponível em: [link].
Sá-Silva, J. R., Almeida, C. D. de, & Guindani, J. F. (2009). Pesquisa documental: pistas teóricas e metodológicas. Revista Brasileira De História &Amp; Ciências Sociais, 1(1). Disponível em: https://periodicos.furg.br/rbhcs/article/view/10351/pdf
SAMPAIO, R.F; MANCINI, M.C. Estudos de Revisão Sistemática: um guia para síntese criteriosa da evidência científica. 2006. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbfis/a/79nG9Vk3syHhnSgY7VsB6jG/?lang=pt
SANTOS, K. D, CASTRO, S, VALLE JUNIOR, S. R. do.; RODRIGUES, E. S..; ALMEIDA, P. R. de. Online education in times of pandemic: the opinion of college students related to the challenges founds. Research, Society and Development, [S. l.], v. 10, n. 10, p. e162101018746, 2021. DOI: 10.33448/rsd-v10i10.18746. Disponível em: https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/18746/16700
SILVA.G, Covid-19: A importância da Educação a Distância durante a pandemia. E+B Educação. Disponível em: [link].
WOLFF, C.G.S, Ensino remoto na pandemia: urgências e expressões curriculares da cultura digital. 2020. 128 f. Dissertação (Mestrado em Educação: Currículo) - Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Currículo, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2020.