Gestão Democrática e Ensino Médio em Meio à Cultura Digital

  • Fabíola Gonçalves de Lima UFMT
  • Danilo Garcia da Silva UFMT
  • Ana Lara Casagrande UFMT

Resumo


Este artigo é resultado de uma revisão sistemática da literatura referente aos trabalhos existentes na área educacional (2015-2020) quanto à temática da gestão democrática, ensino médio e mediação das tecnologias digitais. O levantamento dos trabalhos foi realizado em quatro bases de dados (IBICT, Anped, Capes e Google Acadêmico), orientado pelo eixo norteador da gestão democrática no ensino médio em tempos de cultura digital, isto é, numa cultura nascida pela era da digital, originária do ciberespaço e da linguagem da internet que busca integrar a realidade com o mundo virtual. Os estudos incluídos compuseram um corpus de 15 trabalhos para análise e foram subdivididos em 03 categorias: gestão democrática; reforma do ensino médio e o ensino médio em tempo integral; TIC na educação. A revisão reúne estudos relevantes que poderão auxiliar no desenvolvimento de novas pesquisas.

Palavras-chave: Gestão democrática, Ensino médio, Cultura digital

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Publicado
08/11/2021
LIMA, Fabíola Gonçalves de; SILVA, Danilo Garcia da; CASAGRANDE, Ana Lara. Gestão Democrática e Ensino Médio em Meio à Cultura Digital. In: ANAIS PRINCIPAIS DO SEMINÁRIO DE EDUCAÇÃO (SEMIEDU), 29. , 2021, Cuiabá. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2021 . p. 413-427. ISSN 2447-8776.