Gestão Democrática e Ensino Médio em Meio à Cultura Digital

  • Fabíola Gonçalves de Lima UFMT
  • Danilo Garcia da Silva UFMT
  • Ana Lara Casagrande UFMT

Resumo


Este artigo é resultado de uma revisão sistemática da literatura referente aos trabalhos existentes na área educacional (2015-2020) quanto à temática da gestão democrática, ensino médio e mediação das tecnologias digitais. O levantamento dos trabalhos foi realizado em quatro bases de dados (IBICT, Anped, Capes e Google Acadêmico), orientado pelo eixo norteador da gestão democrática no ensino médio em tempos de cultura digital, isto é, numa cultura nascida pela era da digital, originária do ciberespaço e da linguagem da internet que busca integrar a realidade com o mundo virtual. Os estudos incluídos compuseram um corpus de 15 trabalhos para análise e foram subdivididos em 03 categorias: gestão democrática; reforma do ensino médio e o ensino médio em tempo integral; TIC na educação. A revisão reúne estudos relevantes que poderão auxiliar no desenvolvimento de novas pesquisas.

Palavras-chave: Gestão democrática, Ensino médio, Cultura digital

Referências

AMARAL, Maria Lucia Soares do. As tecnologias digitais da informação e comunicação no currículo da educação profissional Técnica de nível médio. Dissertação (Mestrado em Educação) Programa de Pós Graduação em Educação, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, 2015.

ARAÚJO, Romes Heriberto Pires de. Advento da emancipação humana pelo estatuto das redes ciberculturais de aprendizagem colaborativa. Tese (Doutorado em Educação) Programa de Pós Graduação em Educação, Universidade de BrasíliaUNB, 2015.

BRIZOLA, Jairo. Tecnologias e educação: uma análise das práticas pedagógicas dos professores do ensino médio mediadas pelas tecnologias da informação e comunicação. Dissertação (Mestrado em Educação) – Programa de Pós Graduação em Educação, Universidade Federal de Mato Grosso, Cuiabá, 2017.

COSTA, Andressa Pires da. As políticas públicas de educação Integral no Estado da Paraíba. Artigo Científico. Universidade Federal Campina Grande, Sumé, Paraíba, 2019.

CUNHA, Nathália Barcelos, CUNHA, Norival Carvalho, CUNHA, Thais Naiane Barcelos. Geração Digital – Transformação Pedagógica. Cadernos da Fucamp, v.14, n.20, p.74-83, 2015, Disponível em: http://fucamp.edu.br/editora/index.php/cadernos/article/viewFile/506/361/ Acesso em: 08 mai. 2020.

FERREIRA, Giselle Martins dos Santos, CASTIGLIONE, Rafael Guilherme Mourão. TIC na educação: ambientes pessoais de aprendizagem nas perspectivas e práticas dos jovens. Educação e Pesquisa, vol.44, São Paulo, 2018. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S1678-4634201702153673. Acesso em: 15 mai. 2020.

PINTO, Marcelo Barbosa. Flexibilização Curricular: A proposta do Ensino Médio inovador e a profissionalização do ensinar. Dissertação (Mestrado em Ensino) Programa de Pós Graduação Mestrado em Ensino. Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Foz do Iguacú, 2016.

RIBEIRO, Iara Sousa. Interação escola e família: formação de professores e de familiares. Dissertação (Mestrado em práticas Educacionais) Programa de Mestrado em Gestão e Práticas Educacionais. Universidade Nove de Julho, São Paulo, 2015.

RICHITELI, Aurélio Alberto. Políticas para a inclusão digital: práticas e possibilidades na escola pública. Dissertação (Mestrado em Educação) Programa de Pós Graduação em Educação. Universidade Federal do Triângulo Mineiro, Uberaba, Minas Gerais, 2017.

SALATINO, André Toreli, BUENO, Belmira Oliveira. Entre mundos juvenis: As tecnologias na vida e na escolarização de alunos das classes populares. ETD Educação Temática Digital, v.17, n.3, p.576-595, 2015. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8637511/. Acesso em: mai. 2020.

SANTO, Nathalia Cortes do Espirito. Gestão Democrática e(m) escola de tempo integral: os conselhos escolares em foco. Dissertação (Mestrado em Educação)Programa de Pós Graduação em Educação. Universidade Federal do Rio de Janeiro, 2016.

SANTOS, Maria Lúcia Pacheco Duarte dos. Educação em Tempo Integral em uma escola pública de ensino médio em Goiás: Um estudo de caso. Tese (Doutorado em Educação)Programa de Pós Graduação em Educação. Pontifícia Universidade Católica de Goiás, Goiânia, 2018.

SILVA, Eliane Soares da. Diretor libera a chave do laboratório de informática: O Gestor escolar como promotor da cultura digital na escola pública. Dissertação (Mestrado Educação)Programa de Pós Graduação em Gestão Educacional. Universidade do Vale do Rio dos Sinos, Porto Alegre, 2019.

VICENTE, Vinicius Renan Rigolin de. Políticas educacionais para o ensino médio as implicações da lei n° 13.415/2017. Dissertação (Mestrado em Educação)Programa de Pós Graduação em Educação. Universidade Estadual de Maringá, Paraná, 2019.

ZAMBON, Luciana Bagolin. Percepções do Novo no Contexto de Implementação do Ensino Médio Politécnico no RS. 37ª Reunião Nacional Anped, 2015, Florianópolis, SC. Disponível em: [link]. Acesso em: mai. 2020.
Publicado
08/11/2021
Como Citar

Selecione um Formato
LIMA, Fabíola Gonçalves de; SILVA, Danilo Garcia da; CASAGRANDE, Ana Lara. Gestão Democrática e Ensino Médio em Meio à Cultura Digital. In: ANAIS PRINCIPAIS DO SEMINÁRIO DE EDUCAÇÃO (SEMIEDU), 29. , 2021, Cuiabá. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2021 . p. 413-427. ISSN 2447-8776.