Implementação de Ambientes Híbridos de Aprendizagens na Escola Celina Fialho Bezerra, Cuiabá/MT

  • Marcelo Pereira Rocha Escola Celina Fialho Bezerra / SME

Resumo


Objetivou-se implementar Ambientes Híbridos de Aprendizagens com atividades/aulas alicerçadas na perspectiva do "Conhecimento Tecnológico Pedagógico do Conteúdo" (TPACK), intencionando melhorar o processo de ensino e a aprendizagem na escola Celina Fialho Bezerra. Para tal, utilizou-se metodologias ativas e interativas, principalmente aquelas enquadradas no Ensino Híbrido, ou seja, sala de aula invertida e rotação por estações. Aulas expositivas dialogadas também são utilizadas para consolidação da aprendizagem. Até o presente momento percebeu-se considerável adesão dos estudantes, bem como, a maioria deles trabalharam em grupos de forma desejável. Os discentes produziram, por enquanto, jogos e mapas não digitais e resolveram algumas situações problemas levantadas pelo docente. Observou-se que a implementação de Ambientes Híbridos de Aprendizagens requer momentos transitórios, pois, especialmente, os discentes não foram estimulados ao longo de sua vida escolar a desenvolverem seu protagonismo e/ou autonomia, nem a desenvolverem atividades em grupos, conforme propõe as metodologias ativas e interativas.

Palavras-chave: Ambientes Híbridos de Aprendizagens, Metodologias ativas e interativas, Ensino Híbrido, Protagonismo dos alunos

Referências

CELINA FIALHO BEZERRA. Projeto Político Pedagógico: EMEB Celina Fialho Bezerra. 2016. Disponível em: [link]. Acesso em: 08 ago. 2020.

CIBOTTO, Rosefran Adriano Gonçales. Conhecimento Tecnológico e Pedagógico do Conteúdo: Uma Revisão Teórica. Imagens da Educação. Maringá, v. 7, n. 2, p 11-23, 2017.

GONÇALVES, Adair Vieira; FERRAZ, Mariolinda Rosa Romera. Sequências Didáticas como instrumento potencial da formação docente reflexiva. Delta: Documentação e Estudos em Linguística Teórica e Aplicada. São Paulo, v. 32, n. 1, p. 119-141, 2016.

LUCKESI, Cipriano Carlos. Avaliação da Aprendizagem: componente do ato pedagógico. São Paulo: Cortez, 2011.

MOREIRA, Marco Antônio. Aprendizagem Significativa. Brasília: Editora da UnB. 1999.

TAXINI, Camila Linhares; PUGA, Cintia Cristina Isicawa; SILVA, Caio Samuel Franciscati; OLIVEIRA; Rosemary Rodrigues. Proposta de uma Sequência Didática para o Ensino do Tema “Estações do Ano” no Ensino Fundamental. Revista Ensaio. Belo Horizonte, v. 14, n. 1, p. 81-97, 2012.

ZABALA, Antoni. A prática educativa: como ensinar. Porto Alegre: Editora Artes Médicas Sul, 1998.
Publicado
08/11/2021
ROCHA, Marcelo Pereira. Implementação de Ambientes Híbridos de Aprendizagens na Escola Celina Fialho Bezerra, Cuiabá/MT. In: ANAIS PRINCIPAIS DO SEMINÁRIO DE EDUCAÇÃO (SEMIEDU), 29. , 2021, Cuiabá. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2021 . p. 428-439. ISSN 2447-8776.