Educação de Jovens e Adultos: Desafios e Possibilidades em Tempos de Pandemia com o Ensino Remoto
Resumo
A pandemia do novo corona vírus (SARS-CoV-2) causador da Covid-19, traz desafios para toda as esferas sociais, em especial às políticas sociais, nesse sentido o presente trabalho tem como objetivo analisar como a realização do ensino remoto emergencial para os educandos da modalidade educação de jovens e adultos (EJA), despontando como questão central: Quais são as principais dificuldades enfrentadas pelos alunos e profissionais da escola (antigo Ceja) EEDIEB Prof. Milton M. Curvo, do município de Cáceres? A metodologia ampara-se na abordagem de pesquisa com cunho qualitativa, bibliográfica, baseando-se em Minayo (2001). Para coleta de dados utilizamos questionário aplicados aos professores da escola em estudo. Para fomentar o diálogo da temática da educação de jovens e adultos em tempo de pandemia buscamos referência em Freire (2018), Arroyo (2007), Garcia et al(2020) Santos (2020). Os resultados apontam a necessidade de políticas públicas para as pessoas de jovens, adultos e idosos que possam amenizar a dívida social produzida ao longo da história, de exclusão ao processo educacional.
Referências
BANCO MUNDIAL. Remote learning, distance education and online learning during the COVID19 pandemic: A Resource List by the World Bank's EdTech Team. 2020. Disponível em: https://www.worldbank.org/en/topic/edutech/brief/edtech-covid-19. Acesso em: 2 jun. 2020.
BIHR, A. França: pela socialização do aparato de saúde. In: MIKE, D. et al. (orgs.). Coronavírus e a luta de classes. Teresina, Fortaleza: Terra sem Amos, 2020. p. 25-30.
BRASIL. Parecer CNE/CP No 5, de 28 de abril de 2020. Reorganização do Calendário Escolar e da possibilidade de cômputo de atividades não presenciais para fins de cumprimento da carga horária mínima anual, em razão da Pandemia da COVID-19. Brasília: Ministério da Educação, Conselho Nacional de Educação, Conselho Pleno [2020]. Disponível em: [link]. Acesso em: 7 ago. 2020.
FREIRE, Paulo. Educação como prática da Liberdade. Rio de Janeiro: Paz e Terra 1967
_________. Pedagogia do Compromisso: América Latina e Educação Popular. São Paulo: Villa das Letras, 2008.
_________. Educação e Mudança. 38 ed. São Paulo: Paz e Terra, 2018.
MINAYO, Maria Cecília de Souza (org.). Pesquisa Social. Teoria, método e criatividade. 18 ed. Petrópolis: Vozes, 2001.
MENEZES Mônica Clementino. CUNHA JÚNIOR, Adenilson. NASCIMENTO, Marinês Luz da Silva. Alfabetização de jovens e adultos na conjuntura atual: um diálogo reflexivo com as políticas públicas dos últimos dois anos. In: Anais Seminário Gepráxis, Vitória da Conquista - Bahia - Brasil, v. 8, n. 12, p. 1-15, maio, 2021. Disponível em [link]. Acesso em 10/08/2021.
SANTOS, E. N. da S. O Fenômeno do "rejuvenescimento" dos sujeitos da educação de jovens e adultos e os desafios para organização do trabalho pedagógico. Cáceres-MT: PPEduc.UNEMAT, 2013.