Prática Integradora na Educação Básica no Município de Várzea Grande-MT

  • Leyze Grecco IFMT
  • Maria Geni Pereira Bilio UNIC / IFMT
  • Lillian Borges Passarelli ACAMIS

Resumo


As escolas desenvolvem práticas pedagógicas que buscam promover a formação das crianças em sua integralidade, mas ainda é perceptível a necessidade de inserir projetos que possam minimizar a vulnerabilidade social de crianças e adolescentes nas escolas públicas. Este artigo é um recorte de um projeto desenvolvido na EMEB Deputado Ary Leite de Campos para atender crianças e adolescentes na faixa etária de 04 a 16 anos em situação de vulnerabilidade social da periferia de Várzea Grande-MT, sendo estas o público-alvo do trabalho desenvolvido. O objetivo desse artigo é possibilitar o acesso da criança e do adolescente a prática esportiva resgatando o contexto histórico-cultural, promovendo uma estreita relação entre família/escola/comunidade, oportunizando aos alunos opções de escolha para seu futuro. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, utilizando como técnica a pesquisa-ação e como levantamento de dados um questionário, onde permitiu fazer um retrato da realidade socioeconômica de 114 famílias na ACAMIS (Associação Caminhando Para Mais Um Sonho) e 90 na Unidade Escolar. Teve como resultado o envolvimento de toda comunidade interna e externa da unidade escolar promovendo melhoria no desenvolvimento comportamental, cognitiva, social.

Palavras-chave: Práticas Integradoras, Educação Básica, Vulnerabilidade

Referências

BORG, W. R.; GALL M. D. Educational Research: An Introduction. New York & London: Longman, 1989.

KINCHELOE, J. L. A formação do professor como compromisso político: mapeando o pós-moderno. Porto Alegre: Artes Médicas, 1997. LOPES, Alice Ribeiro Cassimiro. Conhecimento Escolar: ciência e cotidiano. Rio de Janeiro: EdUERJ, 1999.

VALSINER, J. Cultural regulation of children’s action at mealtimes and its development. Em J. Valsiner (Org.), Culture and the Development of Children’s Action (pp. 187-224). NY: John Wiley & Sons Ltd,1987.

VALSINER, J. Ontogeny of co-contruction of culture within socially organized environmental settings. Em J. Valsiner (Org.), Child developmental within culturally structured environments, vol. 2 (pp. 283-297). New Jersey: Ablex Publishing Corporation, 1988.

VALSINER, J. Human development and culture. The social nature of personality and its study. Lexington Books, 1899.

WINEGAR, L.T. Children´s emerging understanding of social events: Coconstruction and social press. Em J. Valsiner (Org.), Child development within culturally structured environments, vol. 2 (pp. 3-27). New Jersey: Ablex Publishing Corporation, 1988.

SANTOS, B. S. Um discurso sobre as ciências, Cortez, São Paulo, 2003.

PEDROSA, M.I. A emergência de significados entre crianças nos anos iniciais de vida. Em M.I. Pedrosa (Org.), Coletâneas da ANPEPP: Investigação da criança em interação social, 1 (4), 49-67. Recife: Editora Universitária da UFPE, 1996.

PROJETO: Acreditar é preciso, transformar é possível: brincar é educar. Pode ser encontrado no link: http://www.varzeagrande.mt.gov.br/conteudo/17755. Várzea Grande/MT, 2018.

ZABALLA. Antoni. Enfoque globalizador e pensamento complexo: uma proposta para o currículo escolar. São Paulo: Artmed, 2002

ZEN, Eliezér Toretta; OLIVEIRA, Edna Castro de. O projeto integrador e a centralidade do trabalho para a formação humana no programa de integração da educação profissional com a educação básica na modalidade de educação de jovens e adultos (proeja) IFES Campus Vitória/ES. In: Colóquio Nacional A Produção do Conhecimento em Educação Profissional, 2. Natal: IFRN, 2013. Anais... Disponível em:. Acesso em: 02 julho. 2018.
Publicado
08/11/2021
Como Citar

Selecione um Formato
GRECCO, Leyze; BILIO, Maria Geni Pereira; PASSARELLI, Lillian Borges. Prática Integradora na Educação Básica no Município de Várzea Grande-MT. In: ANAIS PRINCIPAIS DO SEMINÁRIO DE EDUCAÇÃO (SEMIEDU), 29. , 2021, Cuiabá. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2021 . p. 495-505. ISSN 2447-8776.