Prática Integradora na Educação Básica no Município de Várzea Grande-MT

  • Leyze Grecco IFMT
  • Maria Geni Pereira Bilio UNIC / IFMT
  • Lillian Borges Passarelli ACAMIS

Resumo


As escolas desenvolvem práticas pedagógicas que buscam promover a formação das crianças em sua integralidade, mas ainda é perceptível a necessidade de inserir projetos que possam minimizar a vulnerabilidade social de crianças e adolescentes nas escolas públicas. Este artigo é um recorte de um projeto desenvolvido na EMEB Deputado Ary Leite de Campos para atender crianças e adolescentes na faixa etária de 04 a 16 anos em situação de vulnerabilidade social da periferia de Várzea Grande-MT, sendo estas o público-alvo do trabalho desenvolvido. O objetivo desse artigo é possibilitar o acesso da criança e do adolescente a prática esportiva resgatando o contexto histórico-cultural, promovendo uma estreita relação entre família/escola/comunidade, oportunizando aos alunos opções de escolha para seu futuro. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, utilizando como técnica a pesquisa-ação e como levantamento de dados um questionário, onde permitiu fazer um retrato da realidade socioeconômica de 114 famílias na ACAMIS (Associação Caminhando Para Mais Um Sonho) e 90 na Unidade Escolar. Teve como resultado o envolvimento de toda comunidade interna e externa da unidade escolar promovendo melhoria no desenvolvimento comportamental, cognitiva, social.

Palavras-chave: Práticas Integradoras, Educação Básica, Vulnerabilidade

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PROJETO: Acreditar é preciso, transformar é possível: brincar é educar. Pode ser encontrado no link: http://www.varzeagrande.mt.gov.br/conteudo/17755. Várzea Grande/MT, 2018.

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Publicado
08/11/2021
GRECCO, Leyze; BILIO, Maria Geni Pereira; PASSARELLI, Lillian Borges. Prática Integradora na Educação Básica no Município de Várzea Grande-MT. In: ANAIS PRINCIPAIS DO SEMINÁRIO DE EDUCAÇÃO (SEMIEDU), 29. , 2021, Cuiabá. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2021 . p. 495-505. ISSN 2447-8776.