Múltiplos Olhares Pibidianos da FEF/UFMT sobre a Diversidade nas Aulas de Educação Física na Escola
Resumo
Tendo por referência o Projeto Formação-Ação de Professores e a Educação do Corpo na Promoção para a Educação Intercultural e as Relações Étnico-Raciais em Mato Grosso, objetivamos identificar como os graduandos em formação inicial, participantes do Projeto "Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência" (PIBID/Capes), percebiam a diversidade cultural nas aulas de Educação Física, tendo por referência as experiências pedagógicas vivenciadas na escola na atuação no projeto e como estudantes da Faculdade de Educação Física. Buscou-se compreender como esta formação inicial possibilitou o reconhecimento de elementos relacionados à diversidade cultural na escola. A pesquisa teve cunho qualitativa, caracterizou-se como descritiva exploratória e contou com a participação de 6 bolsistas do PIBID. Para a coleta de dados recorremos à entrevista semiestruturada e para a análise à proposta abordada por Romeu (2011) que nos orientou à uma categoria: Certezas e incertezas: dualidade percebidas pelos pibidianos para trabalhar a diversidade nas aulas de Educação Física. Os resultados da pesquisa mostraram que os pibidianos reconhecem a importância de reflexões sobre a diversidade cultural no espaço de formação e da escola, e em suas narrativas, evidenciou-se saberes que expressam um ou mais dos elementos do trabalho pedagógico com a diferença e as identidades. Evidenciamos nos relatos a dificuldade em lidar com a diversidade na escola e que em suas percepções, não basta diferenciar conteúdo nas aulas sem os necessários tensionamentos da temática estar presente no PIBID. Concluiu-se que é fundamental inserir a diversidade na formação dos professores de Educação Física para o reconhecimento de um ensino que priorize a equidade de oportunidades e valorize os saberes dos estudantes na escola.
Referências
______. Direitos humanos, educação e interculturalidade: as tensões entre igualdade e diferença. REVISTA BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO. vol.13 no.37 Rio de Janeiro Jan./Apr. 2008.
FLEURI, Reinaldo Matias. Introdução Conceitual - Educação para a Diversidade e Cidadania. Núcleo de Pesquisas MOVER - Educação Intercultural e Movimentos Sociais. Florianópolis, 2009.
GOMES, Nilma Lino. Educação e Diversidade Étnico-cultural. In: Marise Nogueira Ramos, Jorge Manoel Adão, Graciete Maria Nascimento Barros (coordenadores). Diversidade na Educação: Reflexões e experiências. Brasília: Secretaria de Educação Média e Tecnológica/MEC, 2003. p.67-76.
______. Educação e identidade negra. ALETRIA. Revista de estudos em literatura. Alteridades em questão. Belo Horizonte, POSLIT/CEL, Faculdade de Letras da UFMG, v.06, n.09. dez, 2002. Disponível em: http://www.letras.ufmg.br/poslit
GOMES, Romeu. Análise e interpretação de dados de pesquisa qualitativa. In Org MINAYO, Maria C. S. Pesquisa Social: teoria, método e criatividade. 30 ed. Petróolis, RJ: Vozes, 2011. p. 79-108.
GRANDO, Beleni Saléte. A Formação-Ação-Intercultural em Cuiabá: processos interculturais de educação que reconhecem a história e ancestralidade da cultura nos 300 anos de ocupação em território bororo. In: Beleni Saléte Grando, et. ali (orgs.), História e Cultura do Povo Bororo em Cuiabá-MT: Contribuições para a implementação da Lei 11.645/08. Cuiabá-MT: Carlini & Carniato Editorial, 2019. p. 16-29.
______. Do Corpo e da Cultura: indícios da realidade na perspectiva intercultural. ARQUIVOS EM MOVIMENTO, Rio de Janeiro, Edição Especial, v.10, n.1, p.138-154, jan/jun 2014.
MINAYO, Maria Cecilia de Souza. O desafio da pesquisa social. In: DESLANDES, Suely F. Pesquisa Social: teoria, método e criatividade. 30 ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2011. p. 09-29.
RODRIGUES, Paula Cristina Raposo. Multiculturalismo - A diversidade cultural na Escola. Relatório da Atividade Profissional para Mestrado. Lisboa, janeiro de 2013.
SILVA, Vanja Mara Barbosa. A diversidade em sala de aula: um desafio sempre atual. Monografia apresentada ao curso de Licenciatura em Letras/Português da Universidade Aberta do Brasil/Universidade de Brasília, 2015.
TELLES, Nair. Cartografia Brasílis: ou esta história está mal contada. São Paulo: Edições Loyola, 1996.