Unidade de Aprendizagem sobre Biomas na Educação do Campo

  • Kássia Paula Oliveira da Silva SEDUC-MT
  • Odenilton Júnior Santos SEDUC-MT
  • Valdivânia Souza de Moura SEDUC-MT
  • Carlos Rinaldi UFMT

Resumo


O presente artigo discorre sobre a Proposta de Introdução e Consolidação do Conteúdo de Biomas desenvolvida com estudantes do 6°Ano do Ensino Fundamental II da Escola Estadual Pedro Borges, modalidade de ensino Educação do Campo, no Município de Colniza. A proposta consistiu em apresentar os biomas presentes no Brasil situando os estudantes quanto a localizações geográficas e o bioma em que estão inseridos, bem como propor uma possível reflexão sobre a degradação que o Bioma amazônico vem enfrentando na região devido as práticas agrícolas e exploração dos recursos naturais e extração de minérios. Como metodologia realizamos a aplicação de um pré-teste e pós-teste intitulado "Jogo das Palavras", a temática fora desenvolvida em 8 aulas de 1hora cada e a interação dos estudantes como a valorização dos saberes vivenciados e científico ficou evidentes

Palavras-chave: Aprendizagem significativa, Pré-teste e Pós-teste, Floresta Amazônica

Referências

_______. Pedagogia da autonomia: saberes necessários á prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996.

AGENCIA ESTADO. IBGE: 15% da Floresta Amazônica já foi derrubada Link: [link]. 01 de Setembro de 2010. Acessado em 29 de setembro de 2019.

BNCC. Base Nacional Comum Curricular. Ministério da Educação. Brasil. 2018.

BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Lei nº 9394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Brasília, DF, 1996.

DA SILVA, Artemisa Amorim; DA SILVA FILHA, Raimunda Trajano; FREITAS, Silvia Regina Sampaio. Utilização de modelo didático como metodologia complementar ao ensino da anatomia celular. Biota Amazônia (Biote Amazonie, Biota Amazonia, Amazonian Biota), v. 6, n. 3, p. 17-21, 2016.

de FRAGA, Rafael., LIMA. Albertina Pimentel., PRUDENTE. Ana Lúcia da Costa., MAGNUSSON. Willian E. Guia de cobras da região de Manaus, Amazônia central. Editora Inpa - 2013.

DUCKWORTH, E. Como ter ideias maravilhosas e outros ensaios sobre como ensinar e aprender. Madri: Visor, 1994. IN: FURMAN, M. O ensino de Ciências no Ensino Fundamental: colocando as pedras fundacionais do pensamento científico. Sangari Brasil. São Paulo, out. 2009. Disponível em <http://www.dominiopublico.gov.br/download/texto/is000002.pdf>. Acesso em: 02 novembro 2019.

Duckworth, E. Como ter ideias maravilhosas e outros ensaios sobre como ensinar e aprender. Madri: Visor, 1994.

FORUM. Alexandre Garcia satiriza incêndio na Amazônia em foto com elefante: Ex-porta voz da ditadura militar faz piada sobre uma das piores crises ambientais do mundo. Link: [link]. 25 de Agosto de 2019. Acessado em 02 de novembro de 2018.

FREIRE, P. Pedagogia do oprimido. 19 ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1983.

FRESCHI, Márcio; RAMOS, Maurivan Güntzel. Unidade de Aprendizagem: um processo em construção que possibilita o trânsito entre senso comum e conhecimento científico. Revista Electrónica de Enseñanza de las Ciencias, v. 8, n. 1, p. 156-170, 2009.

FURMAN, Melina. O ensino de Ciências no Ensino Fundamental: colocando as pedras fundacionais do pensamento científico. São Paulo: Sangari Brasil, 2009.

JUNIOR. Airton José Vinholi. Diagnóstico dos conhecimentos prévios de estudantes sobre ecologia: interfaces com a teoria da aprendizagem significativa. Aprendizagem Significativa em Revista/Meaningful Learning Review - V7(1), pp.25-38, 2017.

LIMA, Jucimara Aparecida de; PERIPOLLI, Odimar João. Limites e possibilidades para educação no campo em Vera no Estado de Mato Grosso. Eventos Pedagógicos, v. 4, n. 2, p. 118-127, 2014.

LOPES, Reinado José. Garimpeiro acha dente de elefante no sul da Amazônia. Link: [link]. / 20 de Setembro de 2010. Acessado em 02 de novembro de 2018.

MOREIRA, Anelize. Longas distâncias e formação de educadores impõem desafios á s escolas do campo: Estudantes perdem aulas e levam até sete horas para ir e voltar do colégio na zona rural. Link: [link]. 27 de Março de 2019. Acessado em 03 de novembro de 2018.

MOREIRA, M. A. Linguagem e Aprendizagem significativa. Porto Alegre, [s.n], jul./set. 2003.

MORIGI, Eliane; DE MELLO, Irene Cristina. O Bioma Pantanal como espaço de ensino e aprendizagem de Química no ensino fundamental. Educação Química en Punto de Vista, v. 3, n. 1, 2019.

PAVANELLI, João Arthur Pompeu. Educação do campo e ensino de ciências: Desafios e propostas a partir de princípios agroecológicos. 2012.

PELIZZARI, A. et al. Teoria da Aprendizagem Significativa Segundo Ausubel. Curitiba, v. 2, n.1, p.37-42, jul. 2001-jul. 2002.

SENICIATO, T; CAVASSAN, O. Aulas de campo em ambientes naturais e aprendizagem em ciências - um estudo com alunos do ensino fundamental. Ciência & Educação, v. 10, n. 1, p. 133-147, mar. 2004.

WATANABE, Philipe. Desmatamento na Amazônia em julho cresce 278% em relação ao mesmo mês em 2018; Link: [link]. 06 de Agosto de 2019. Acessado em 29 de setembro de 2019.
Publicado
08/11/2021
Como Citar

Selecione um Formato
SILVA, Kássia Paula Oliveira da; SANTOS, Odenilton Júnior; MOURA, Valdivânia Souza de; RINALDI, Carlos. Unidade de Aprendizagem sobre Biomas na Educação do Campo. In: ANAIS PRINCIPAIS DO SEMINÁRIO DE EDUCAÇÃO (SEMIEDU), 29. , 2021, Cuiabá. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2021 . p. 536-550. ISSN 2447-8776.