O Estudo das Vitaminas no Ensino de Ciência e Biologia Relacionado com o Ciclo da Experiência de Kelly

  • Argilena Cardoso Amaral Leite SEDUC-MT
  • Carlos Rinaldi UFMT

Resumo


Este é um estudo bibliográfico sobre o tema Vitaminas com vistas à utilização da Metodologia associada ao Ciclo de Experiência de Kelly no ensino de Ciências e Biologia. Para o desenvolvimento desse estudo utilizou para a pesquisa bibliográfica sites específicos como Google Acadêmico e Biblioteca Digital da Capes. Foram utilizados para a busca dos trabalhos dois descritores (a): estudo das vitaminas Ciclo da experiência de Kelly e, (b) Vitaminas ensino de Ciências e Biologia, publicados no período de 2005 a 2019. Foram encontrados trabalhos abordando o Ciclo da Experiência de Kelly para o ensino de Física, Química e Biologia, porém não foi localizado trabalhos com o descritor associado ao estudo das vitaminas no Ensino de Ciência e Biologia. Dentre os estudos registrados nesta pesquisa, foram considerados os trabalhos da área das Ciências da Natureza, a saber cinco artigos, uma dissertação e uma monografia de especialização. A sequência didática foi a metodologia mais utilizada nos trabalhos analisados. Através dessa pesquisa constatou que as teorias de aprendizagem precisam ser mais utilizadas de maneira explicita nas atividades diárias no cotidiano escolar. Foi perceptível a relevância das teorias quando utilizadas no ensino de diferentes fenômenos e conceitos para os diferentes temas da área da Ciência da Natureza.

Palavras-chave: Vitaminas, Ciclo da Experiência de Kelly, pesquisa bibliográfica, sequência didática, Artigo acadêmico, Modelo de estrutura, Normas para publicação

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Publicado
08/11/2021
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LEITE, Argilena Cardoso Amaral; RINALDI, Carlos. O Estudo das Vitaminas no Ensino de Ciência e Biologia Relacionado com o Ciclo da Experiência de Kelly. In: ANAIS PRINCIPAIS DO SEMINÁRIO DE EDUCAÇÃO (SEMIEDU), 29. , 2021, Cuiabá. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2021 . p. 551-561. ISSN 2447-8776.