O Estudo das Vitaminas no Ensino de Ciência e Biologia Relacionado com o Ciclo da Experiência de Kelly
Resumo
Este é um estudo bibliográfico sobre o tema Vitaminas com vistas à utilização da Metodologia associada ao Ciclo de Experiência de Kelly no ensino de Ciências e Biologia. Para o desenvolvimento desse estudo utilizou para a pesquisa bibliográfica sites específicos como Google Acadêmico e Biblioteca Digital da Capes. Foram utilizados para a busca dos trabalhos dois descritores (a): estudo das vitaminas Ciclo da experiência de Kelly e, (b) Vitaminas ensino de Ciências e Biologia, publicados no período de 2005 a 2019. Foram encontrados trabalhos abordando o Ciclo da Experiência de Kelly para o ensino de Física, Química e Biologia, porém não foi localizado trabalhos com o descritor associado ao estudo das vitaminas no Ensino de Ciência e Biologia. Dentre os estudos registrados nesta pesquisa, foram considerados os trabalhos da área das Ciências da Natureza, a saber cinco artigos, uma dissertação e uma monografia de especialização. A sequência didática foi a metodologia mais utilizada nos trabalhos analisados. Através dessa pesquisa constatou que as teorias de aprendizagem precisam ser mais utilizadas de maneira explicita nas atividades diárias no cotidiano escolar. Foi perceptível a relevância das teorias quando utilizadas no ensino de diferentes fenômenos e conceitos para os diferentes temas da área da Ciência da Natureza.
Referências
BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Básica. Guia alimentar para a população brasileira, Secretaria de Atenção à Saúde, Departamento de Atenção Básica. - 2. ed. - Brasília, 2014. 156 p.
BRASIL. Ministério da Saúde Secretaria de atenção à saúde Departamento de Atenção Básica Coordenação-geral da Política de Alimentação e Nutrição Relatório de Gestão, 2005.
BARROS, M. A. BASTOS, H. Investigando o uso do Ciclo da Experiência Kellyana na compreensão do conceito de difração de elétrons. Caderno Brasileiro de Ensino, 26 fís., v. 24, n. 1: p. 26-49, abr. 2007.
BASTOS, H. F. B. N. Changing teachers' practice: towards a constructivist methodology of physics teaching. 1992. Tese (Doutorado) - University of Surrey, Inglaterra.
Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Atencão à Saúde. Departamento de Atenção Básica. Carências de micronutrientes. Cadernos de Atencão Básica. 20. Brasília. Ministério da Saúde. 2007.
Brasil. Ministério da Saúde. Centro Brasileiro de Análise e Planejamento. PNDS 2006: dimensões do processo reprodutivo da saúde da criança Disponível em: http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/pnds_criança_mulher.pdf. Acessado em 25 maio, 2019.
CLARO, R. M. et al. Renda, preço dos alimentos e participação de frutas e hortaliças na dieta. Rev Saúde Pública 2007; 41:557-64.
FRACALANZA, H. et al. O Ensino de Ciências no 1º grau. São Paulo: Atual. 1986.
FOOD INGREDIENTS BRASIL Nº 29 - 2014. Dossiê Vitaminas: www.revista-fib.com. Disponível: [link]. Acessado em 26 de maio, 2019.
LYRA FILHO, E. M.; LÜDKE, E. Contribuições da abordagem metodológica audiovisual na Construção de conceitos no ensino de ciências segundo A teoria dos Construtos pessoais de George Kelly. VIDYA, v. 38, n. 2, p. 119-136, jul./dez., 2018 - Santa Maria, 2018. ISSN 2176-4603.
Departamento de Atenção Básica. - Brasília : Ministério da Saúde, 2012. 110 - (Série E. Legislação em Saúde) ISBN 978-85-334-1939-1.
MACIEL, M. E. Uma cozinha á brasileira. Estudos Históricos, Rio de janeiro, n 33,janeirojunhode2004,p.2539. [link]. Acesso em 21/07/2021.
Melo, J.F.R. Desenvolvimento de atividades práticas experimentais no ensino de Biologia - um estudo de caso e uma proposta de material didático de apoio ao professor. Dissertação (Mestre em Ensino de Ciências) -Programa de Pós Graduação em Ensino de Ciências, Mestrado Profissional em Ensino de Ciências, Brasília. Revista; Experiências em Ensino de Ciências V.10, No. 2201525
Neves, R. F, et al. A interação do Ciclo da experiência de Kelly com o círculo hermenêutico-dialético para a construção de conceitos de Biologia. Ciência & Educação, v. 18, n. 2, p. 335-352, 2012.
FERREIRA, N. S. As pesquisas denominadas "Estado da Arte. Educação & Sociedade, ano XXIII, nº 79, p. 257-272, Agosto, 2002.
KELLY, G. A. A theory of personality: The psychology of personal constructs. New York: The Norton Library, 1963.
SILVA, R. P. da, et al. Investigando a utilização do Ciclo da Experiência Kellyana na compreensão do sistema cardiovascular. (ar IV Encontro de Pesquisa Educacional em Pernambuco, 2012.