A Etnolinguagem Quilombola e as Perspectivas de Formação dos Docentes

  • Samara Pereira de Souza
  • Suely Dulce de Castilho

Resumo


Este artigo apresenta a proposta de pesquisa de mestrado em andamento, intitulado “A Etnolinguagem quilombola e as perspectivas de Formação dos Docentes”. O projeto é um desdobramento do projeto coletivo “Etnossaberes: perspectivas e desafios para formação de professores atuantes em educação escolar quilombola”, desenvolvido pelo GEPEQ e coordenado pela professora Dra. Suely Dulce de Castilho. Neste recorte, a pesquisa tem por objetivos, levantar e registrar a etnolinguagem do território quilombola Cachoeira Rica, localizado no município de Chapada dos Guimarães/MT, e acompanhar a sua aplicação em sala de aula, junto aos docentes e estudantes do terceiro ciclo do Ensino Fundamental, na disciplina de Língua Portuguesa. A pesquisa abarca discussões das teorias pós-coloniais. Utilizando uma abordagem qualitativa, a pesquisa metodologicamente se organiza nos métodos da pesquisa-ação e da etnografia. Na coleta de dados serão utilizados os instrumentos: entrevista semiestruturada, observação, caderno de campo. Ao final, pretendemos fazer uma reflexão sobre o processo de ensino e aprendizagem da Língua Portuguesa na escola da comunidade, considerando a cultura local, proporcionando uma metodologia de ensino que valorize o conhecimento tanto dos professores, quanto dos alunos.
Palavras-chave: Educação Quilombola, Formação de Docentes, Currículo, Etnolinguagem

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Publicado
08/11/2021
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SOUZA, Samara Pereira de; CASTILHO, Suely Dulce de. A Etnolinguagem Quilombola e as Perspectivas de Formação dos Docentes. In: ANAIS PRINCIPAIS DO SEMINÁRIO DE EDUCAÇÃO (SEMIEDU), 29. , 2021, Cuiabá. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2021 . p. 577-587. ISSN 2447-8776.