A Etnolinguagem Quilombola e as Perspectivas de Formação dos Docentes
Resumo
Este artigo apresenta a proposta de pesquisa de mestrado em andamento, intitulado “A Etnolinguagem quilombola e as perspectivas de Formação dos Docentes”. O projeto é um desdobramento do projeto coletivo “Etnossaberes: perspectivas e desafios para formação de professores atuantes em educação escolar quilombola”, desenvolvido pelo GEPEQ e coordenado pela professora Dra. Suely Dulce de Castilho. Neste recorte, a pesquisa tem por objetivos, levantar e registrar a etnolinguagem do território quilombola Cachoeira Rica, localizado no município de Chapada dos Guimarães/MT, e acompanhar a sua aplicação em sala de aula, junto aos docentes e estudantes do terceiro ciclo do Ensino Fundamental, na disciplina de Língua Portuguesa. A pesquisa abarca discussões das teorias pós-coloniais. Utilizando uma abordagem qualitativa, a pesquisa metodologicamente se organiza nos métodos da pesquisa-ação e da etnografia. Na coleta de dados serão utilizados os instrumentos: entrevista semiestruturada, observação, caderno de campo. Ao final, pretendemos fazer uma reflexão sobre o processo de ensino e aprendizagem da Língua Portuguesa na escola da comunidade, considerando a cultura local, proporcionando uma metodologia de ensino que valorize o conhecimento tanto dos professores, quanto dos alunos.
Palavras-chave:
Educação Quilombola, Formação de Docentes, Currículo, Etnolinguagem
Referências
ALVES, José Matias. Organização, gestão e projecto educativo das escolas. Porto, Edições Asa, 1992.
ANDRÉ, Marli Eliza Dalmazo Afonso de. Etnografia da prática escolar. 18ª ed. Campinas: Papirus, 2015.
ARROYO, Miguel G. Currículo, território em disputa. Petrópolis, RJ: vozes, 2011. (p.261- 287).
ARRUDA, Rinaldo S. V. "Populações Tradicionais" e a proteção dos recursos naturais em Unidades de Conservação. In: DIEGUES, A. C. (Org.). Etnoconservação: novos rumos para a conservação da natureza. São Paulo: HUCITEC/USP, 2000. p. 273-290
BARTH, Fredrik. Ethnic groups and boundaries: the social organization of culture difference. London: George e Allen & Unwin, 1969.
BOGDAN, Robert C.; BIKLEN, Sari Knopp. Características da investigação qualitativa. In: Investigação qualitativa da educação: Uma introdução a teoria e aos métodos. Porto, Porto editora, 1994.
BRASIL. Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Escolar Quilombola: algumas informações. Câmara de Educação Básica do Conselho Nacional de Educação (CNE) Brasília - DF/ 2011.
BRASIL. Lei 10.639/2003, de 9 de janeiro de 2003. Altera a Lei nº 9. 394, de 20 de dezembro de 1996. Diário Oficial da União, Poder Executivo, Brasília.
CASTILHO, Suely Dulce; SANTANA, Gonçalina Eva Almeida de. Etnos saberes e formação de professores quilombolas: reflexão a partir do olhar de docentes. Expressa Extensão, v. 24, p. 40-54, 2018.
CASTILHO, Suely Dulce de C. Quilombo contemporâneo: educacão, família e culturas. - Cuiabá: EdUFMT, 2011. 234 p. : il. color.
CASTILHO, Suely D. de, e Jocimar Jesus CAMPOS. "O CARÁTER EDUCATIVO DAS NARRATIVAS ORAIS DOS ANCIÕES DA COMUNIDADE QUILOMBOLA MORRINHOS/POCONÉ-MT". Revista Inter Ação, Vol. 41, nº 2, agosto de 2016, p. 305-22, doi:10.5216/ia.v41i2.40773.
CARMO, Hermano; FERREIRA, Manuela Ferreira. Metodologia da educação: guia prático para Auto-Aprendizagem. Portugal:Universidade aberta, 2008, 2ª edição.
DENZIN, Norman K; LINCOLN, Yvonna S. O planejamento da pesquisa qualitativa: teorias e abordagens. 2. ed. Porto Alegre: Artmed, 2006.
DINIZ, Raphael Fernando. Etnosaberes e culturas tradicionais africanas: farmacopeia, magia e produção material e simbólica de comunidades quilombolas do Vale do Jequetinhonha - MG. GEOgraphia. Niterói. 2019.
FREIRE, Paulo. Pedagogia do Oprimido. São Paulo: Editora Paz e Terra, 1987.
GATTI, Bernerdete. A. et al. Formação de professores para o ensino fundamental: instituições formadoras e seus currículos. Estudos & Pesquisas Educacionais, Fundação Victor Civita, São Paulo, n. 1, p. 95-138, 2010.
GATTI, Bernadete A. Formação de professores no Brasil: características e problemas. In Disponível em <http://www.cedes.unicamp.br>
GEERTZ, Clifford. A Interpretação das Culturas. Rio de Janeiro: LTC, 1989.
GEERTZ, Clifford. O saber Local: os novos ensinos em antropologia interpretativa. Rio de Janeiro: LTC, 1997.
GHEDIN, Evandro, FRANCO, Maria Amélia Santoro. Questão de método na construção da pesquisa em educação. São Paulo: Cortez, 2011, 2ª edição.
LOPES, Alice Casimiro; MACEDO, Elizabeth. Teorias De Currículo. São Paulo: Cortez, 2011.
MACHADO, João. "A Etnolinguagem de uma língua autóctone retrata os componentes linguísticos do ethos local: a origem dos nomes dos seres em Guarani-Kaiowa - características singulares da língua" Disponível em: [link]. Acesso em 29 set. 2020
MOREIRA, Antônio Flávio Barbosa. Indagações sobre currículo: currículo, conhecimento e cultura / [Antônio Flávio Barbosa Moreira, Vera Maria Candau] ; organização do documento Jeanete Beauchamp, Sandra Denise Pagel, Aricélia Ribeiro do Nascimento. - Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, 2007. p.48.
MUNANGA, Kabengele. Origens africanas do Brasil contemporâneo: histórias, línguas, culturas e civilizações. 3 ed. São Paulo: Gaudí Editorial, 2012.
NÓVOA, Antonio. Os professores e o novo espaço público da educação. In: TARDIF, Maurice; LESSARD, Claude (Org.). O ofício de professor: história, perspectivas e desafios internacionais. Petrópolis: Vozes, 2008.
O'DWYER, Eliane Cantarino (org). Quilombos: identidade étnica e territorialidade. Rio de Janeiro: Editora FGV, 2002, p. 296.
MINAYO, Maria Cecília de Souza. Ciência, técnica e arte: o desafio da pesquisa social. In: MINAYO, Maria Cecília de Souza (org.) Pesquisa social: teoria, método e criatividade. DESLANDES, Suely Ferreira; CRUZ NETO, Otavio; GOMES, Romeu; MINAYO, Maria Cecília de Souza (org.). Petrópolis-RJ: Vozes, 1994.
MOTA, R. S.; DIAS, H. M. Quilombolas e recursos florestais medicinais no sul da Bahia, Brasil. Interações, Campo Grande, v. 13, n. 2, p. 151-159, jul./dez., 2012.
PACHECO, José Augusto. Em torno de um projeto curricular pós-colonial. In: PIMENTA, Selma Garrido. Formação de professores: identidade e saberes da docência. In: PIMENTA, Selma Garrido. (Org). Saberes pedagógicos e atividade docente. São Paulo: Cortez Editora, 1999. (p. 15 a 34).
SACRISTÁN, José Gimeno. O que são os conteúdos do ensino? In: SACRISTÃN, J. Gimeno; GÓMEZ, A. I. Pérez (Org.). Compreender e transformar o ensino. 4. ed. Porto Alegre: Artmed, 2007b. p. 149-195.
SANTOS, Gislene Aparecida dos. A invenção do "ser negro": um percurso dos ideais que naturalizaram a inferioridade dos negros. São Paulo: EDUC, 2002 p. 119 - 161.
SOUZA CABRAL. Eloisa Helena de. Terceiro setor: Gestão e controle social. São Paulo: Fundação Armando Alvares Penteado - FAAP, 2015.
THIOLLENT, Michel. Metodologia da pesquisa-ação. São Paulo: Cortez, 1986.
ANDRÉ, Marli Eliza Dalmazo Afonso de. Etnografia da prática escolar. 18ª ed. Campinas: Papirus, 2015.
ARROYO, Miguel G. Currículo, território em disputa. Petrópolis, RJ: vozes, 2011. (p.261- 287).
ARRUDA, Rinaldo S. V. "Populações Tradicionais" e a proteção dos recursos naturais em Unidades de Conservação. In: DIEGUES, A. C. (Org.). Etnoconservação: novos rumos para a conservação da natureza. São Paulo: HUCITEC/USP, 2000. p. 273-290
BARTH, Fredrik. Ethnic groups and boundaries: the social organization of culture difference. London: George e Allen & Unwin, 1969.
BOGDAN, Robert C.; BIKLEN, Sari Knopp. Características da investigação qualitativa. In: Investigação qualitativa da educação: Uma introdução a teoria e aos métodos. Porto, Porto editora, 1994.
BRASIL. Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Escolar Quilombola: algumas informações. Câmara de Educação Básica do Conselho Nacional de Educação (CNE) Brasília - DF/ 2011.
BRASIL. Lei 10.639/2003, de 9 de janeiro de 2003. Altera a Lei nº 9. 394, de 20 de dezembro de 1996. Diário Oficial da União, Poder Executivo, Brasília.
CASTILHO, Suely Dulce; SANTANA, Gonçalina Eva Almeida de. Etnos saberes e formação de professores quilombolas: reflexão a partir do olhar de docentes. Expressa Extensão, v. 24, p. 40-54, 2018.
CASTILHO, Suely Dulce de C. Quilombo contemporâneo: educacão, família e culturas. - Cuiabá: EdUFMT, 2011. 234 p. : il. color.
CASTILHO, Suely D. de, e Jocimar Jesus CAMPOS. "O CARÁTER EDUCATIVO DAS NARRATIVAS ORAIS DOS ANCIÕES DA COMUNIDADE QUILOMBOLA MORRINHOS/POCONÉ-MT". Revista Inter Ação, Vol. 41, nº 2, agosto de 2016, p. 305-22, doi:10.5216/ia.v41i2.40773.
CARMO, Hermano; FERREIRA, Manuela Ferreira. Metodologia da educação: guia prático para Auto-Aprendizagem. Portugal:Universidade aberta, 2008, 2ª edição.
DENZIN, Norman K; LINCOLN, Yvonna S. O planejamento da pesquisa qualitativa: teorias e abordagens. 2. ed. Porto Alegre: Artmed, 2006.
DINIZ, Raphael Fernando. Etnosaberes e culturas tradicionais africanas: farmacopeia, magia e produção material e simbólica de comunidades quilombolas do Vale do Jequetinhonha - MG. GEOgraphia. Niterói. 2019.
FREIRE, Paulo. Pedagogia do Oprimido. São Paulo: Editora Paz e Terra, 1987.
GATTI, Bernerdete. A. et al. Formação de professores para o ensino fundamental: instituições formadoras e seus currículos. Estudos & Pesquisas Educacionais, Fundação Victor Civita, São Paulo, n. 1, p. 95-138, 2010.
GATTI, Bernadete A. Formação de professores no Brasil: características e problemas. In Disponível em <http://www.cedes.unicamp.br>
GEERTZ, Clifford. A Interpretação das Culturas. Rio de Janeiro: LTC, 1989.
GEERTZ, Clifford. O saber Local: os novos ensinos em antropologia interpretativa. Rio de Janeiro: LTC, 1997.
GHEDIN, Evandro, FRANCO, Maria Amélia Santoro. Questão de método na construção da pesquisa em educação. São Paulo: Cortez, 2011, 2ª edição.
LOPES, Alice Casimiro; MACEDO, Elizabeth. Teorias De Currículo. São Paulo: Cortez, 2011.
MACHADO, João. "A Etnolinguagem de uma língua autóctone retrata os componentes linguísticos do ethos local: a origem dos nomes dos seres em Guarani-Kaiowa - características singulares da língua" Disponível em: [link]. Acesso em 29 set. 2020
MOREIRA, Antônio Flávio Barbosa. Indagações sobre currículo: currículo, conhecimento e cultura / [Antônio Flávio Barbosa Moreira, Vera Maria Candau] ; organização do documento Jeanete Beauchamp, Sandra Denise Pagel, Aricélia Ribeiro do Nascimento. - Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, 2007. p.48.
MUNANGA, Kabengele. Origens africanas do Brasil contemporâneo: histórias, línguas, culturas e civilizações. 3 ed. São Paulo: Gaudí Editorial, 2012.
NÓVOA, Antonio. Os professores e o novo espaço público da educação. In: TARDIF, Maurice; LESSARD, Claude (Org.). O ofício de professor: história, perspectivas e desafios internacionais. Petrópolis: Vozes, 2008.
O'DWYER, Eliane Cantarino (org). Quilombos: identidade étnica e territorialidade. Rio de Janeiro: Editora FGV, 2002, p. 296.
MINAYO, Maria Cecília de Souza. Ciência, técnica e arte: o desafio da pesquisa social. In: MINAYO, Maria Cecília de Souza (org.) Pesquisa social: teoria, método e criatividade. DESLANDES, Suely Ferreira; CRUZ NETO, Otavio; GOMES, Romeu; MINAYO, Maria Cecília de Souza (org.). Petrópolis-RJ: Vozes, 1994.
MOTA, R. S.; DIAS, H. M. Quilombolas e recursos florestais medicinais no sul da Bahia, Brasil. Interações, Campo Grande, v. 13, n. 2, p. 151-159, jul./dez., 2012.
PACHECO, José Augusto. Em torno de um projeto curricular pós-colonial. In: PIMENTA, Selma Garrido. Formação de professores: identidade e saberes da docência. In: PIMENTA, Selma Garrido. (Org). Saberes pedagógicos e atividade docente. São Paulo: Cortez Editora, 1999. (p. 15 a 34).
SACRISTÁN, José Gimeno. O que são os conteúdos do ensino? In: SACRISTÃN, J. Gimeno; GÓMEZ, A. I. Pérez (Org.). Compreender e transformar o ensino. 4. ed. Porto Alegre: Artmed, 2007b. p. 149-195.
SANTOS, Gislene Aparecida dos. A invenção do "ser negro": um percurso dos ideais que naturalizaram a inferioridade dos negros. São Paulo: EDUC, 2002 p. 119 - 161.
SOUZA CABRAL. Eloisa Helena de. Terceiro setor: Gestão e controle social. São Paulo: Fundação Armando Alvares Penteado - FAAP, 2015.
THIOLLENT, Michel. Metodologia da pesquisa-ação. São Paulo: Cortez, 1986.
Publicado
08/11/2021
Como Citar
SOUZA, Samara Pereira de; CASTILHO, Suely Dulce de.
A Etnolinguagem Quilombola e as Perspectivas de Formação dos Docentes. In: ANAIS PRINCIPAIS DO SEMINÁRIO DE EDUCAÇÃO (SEMIEDU), 29. , 2021, Cuiabá.
Anais [...].
Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação,
2021
.
p. 577-587.
ISSN 2447-8776.