Projeto de Vida e Tecnologia Social da Memória: o Núcleo do Museu da Pessoa na Escola

  • Lilian Bazzi UFMT / SEDUC-MT
  • Mônica Santos Silva SEDUC-MT

Resumo


O presente artigo aborda as relações entre a escola e o museu virtual a partir da experiência da Escola Estadual José de Mesquita, localizada no município de Cuiabá-MT, em sua participação no curso de formação do Museu da Pessoa, pertencente ao Programa Cada Escola um Museu, e no processo de implementação do Núcleo do Museu da Pessoa na Escola. Buscamos construir um diálogo entre as metodologias utilizadas na Tecnologia Social da Memória (TSM), tecnologia desenvolvida pelo Museu da Pessoa, e a disciplina de Projeto de Vida. A TSM, na construção, organização e socialização de histórias de vida possibilita o autoconhecimento e a valorização do estudante, bem como, de sua comunidade e da sociedade na qual está inserido. Portanto, além de transformar histórias de vida de estudantes em patrimônio, ao inseri-las como parte do acervo desse museu virtual, o Núcleo do Museu da Pessoa na Escola possibilita aos estudantes conhecerem a si mesmos e aos seus pares a partir das metodologias propostas pelo Núcleo.

Palavras-chave: Museu virtual, Núcleo do Museu da Pessoa na Escola, Tecnologia Social da Memória, Educação em tempo integral, Projeto de Vida

Referências

LIMA, Valdemar de Assis. A educação museal no pensamento museológico contemporâneo: musealidade da educação e delineamentos para uma proposta política educacional a partir do uso social da memória. Dissertação (Mestrado em Educação - Programa de Pós-graduação em Educação, Universidade Federal de Santa Catarina), (UFSC), Florianópolis, 2017.

LOPES, Alice Casimiro. Itinerários formativos na BNCC do Ensino Médio: identificações docentes e projetos de vida juvenis. Revista Retratos da Escola, Brasília, v. 13, n.25, p. 59-75, jan./mai. 2019. Disponível em: http://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rde/article/view/963.

MANGUEL, Alberto. A biblioteca como mito. In: A biblioteca à noite. Tradução: Rita Almeida Simões. Lisboa: Tinta da China, 2016.

MARSIGLIA, Ana Carolina Galvão; PINA, Leonardo. Docena; MACHADO, Vinícius. de Oveira; LIMA, Marcelo. A Base Nacional Comum curricular: um novo episódio de esvaziamento da escola no Brasil. Germinal: Marxismo e Educação em Debate, [S. l.], v. 9, n. 1, p. 107–121, 2017. Disponível em: https://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/article/view/21835.

MATOS, Isla Andrade Pereira de. Educação museal: o caráter pedagógico do museu na construção do conhecimento. In: Brazilian Geographical Journal: Geosciences and Humanities research médium. Ituiutaba, v. 5, n. 1, p. 93-104, jan./jun. 2014. Disponível em: http://www.seer.ufu.br/index.php/braziliangeojournal/article/view/23630.

SANTOS, Myrian Sepúlveda dos; CHAGAS, Mário de Souza. A linguagem de poder dos museus. In: ABREU, Regina; SANTOS, Myrian Sepúlveda dos; CHAGAS, Mário de Souza. Museu, Coleções e Patrimônios: narrativas polifõnicas. Coleção Museu, Memória e Cidadania. Rio de Janeiro: Garamond, MinC/IPHAN/DEMU, 2007.

JESUS, Vanessa M. Brito de; COSTA, Adriano Borges. Tecnologia social: breve referencial teórico e experiências ilustrativas. In: COSTA, Adriano Borges. Tecnologias Sociais & Políticas Públicas. São Paulo: Instituto Pólis Fundação Banco do Brasil Gapi/Unicamp, 2013.

BRASIL, Lei nº 11.904, de 14 de janeiro de 2009. Presidência da República. Brasília-DF: 2009. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2009/lei/l11904.htm.

MATO GROSSO. Lei n° 10.622, de 24 de outubro de 2017. Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso. Cuiabá-MT, 2017. Disponível em: https://www.al.mt.gov.br/legislacao/15661/visualizar.

MATO GROSSO. Secretaria de Estado de Educação, Esporte e Lazer. Coordenadoria de Educação Integral. Projeto Pedagógico e Educação Integral. Cuiabá, MT.

O QUE É o Museu da Pessoa. Museu da Pessoa. Disponível em: https://acervo.museudapessoa.org/pt/museu-da-pessoa. Acesso em: 01 set. 2021

TECNOLOGIA Social da Memória: para comunidades, movimentos sociais e instituições registrarem suas memórias. Fundação Banco do Brasil e Museu da Pessoa, 2009.
Publicado
08/11/2021
Como Citar

Selecione um Formato
BAZZI, Lilian; SILVA, Mônica Santos. Projeto de Vida e Tecnologia Social da Memória: o Núcleo do Museu da Pessoa na Escola. In: ANAIS PRINCIPAIS DO SEMINÁRIO DE EDUCAÇÃO (SEMIEDU), 29. , 2021, Cuiabá. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2021 . p. 588-600. ISSN 2447-8776.