Literatura Infantojuvenil Indígena: Reflexões acerca dos Desafios e Possibilidades de Ascensão do Letramento Literário sob a Óptica do Diálogo Intercultural

  • Wagner Mônantha Sousa Morais UFMT

Resumo


Neste artigo discutiremos a literatura indígena pelo viés reflexivo, considerando os principais desafios, possibilidades, assim como as possíveis contribuições para a formação de crianças e jovens leitores. Daremos enfoque a esta modalidade literária como nutriz da percepção da pluralidade cultural do Brasil dialogando com os contextos que permeiam a interculturalidade, condicionando a valorização das produções literárias de tradições diversas e sob as mais distintas percepções de mundo. Por meio deste estudo bibliográfico e da análise de materiais coletados nos livros didáticos, esperamos contribuir para uma apreciação crítica da importância histórica das tradições indígenas do Brasil, oportunizando a partir das relações de troca, encontros e desencontros, questionamentos e conflitos, a possibilidade de reverberar as vivências dos diferentes povos e as retratações multiculturais invisibilizadas durante séculos, de modo a possibilitar aos educadores que atuam diretamente com o público infantojuvenil a apropriação dos valores que permeiam as relações étnicas, promovendo a inquietação para que se busque o entendimento e aprofundado dos estudos literários voltados ao ensino e inclusão das manifestações culturais dos povos originários de que os livros didáticos, por vezes, não evidenciam.

Palavras-chave: Literatura infantojuvenil, Literatura indígena, Interculturalidade, Formação docente

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Publicado
08/11/2021
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MORAIS, Wagner Mônantha Sousa. Literatura Infantojuvenil Indígena: Reflexões acerca dos Desafios e Possibilidades de Ascensão do Letramento Literário sob a Óptica do Diálogo Intercultural. In: ANAIS PRINCIPAIS DO SEMINÁRIO DE EDUCAÇÃO (SEMIEDU), 29. , 2021, Cuiabá. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2021 . p. 664-677. ISSN 2447-8776.