Literatura Infantojuvenil Indígena: Reflexões acerca dos Desafios e Possibilidades de Ascensão do Letramento Literário sob a Óptica do Diálogo Intercultural
Resumo
Neste artigo discutiremos a literatura indígena pelo viés reflexivo, considerando os principais desafios, possibilidades, assim como as possíveis contribuições para a formação de crianças e jovens leitores. Daremos enfoque a esta modalidade literária como nutriz da percepção da pluralidade cultural do Brasil dialogando com os contextos que permeiam a interculturalidade, condicionando a valorização das produções literárias de tradições diversas e sob as mais distintas percepções de mundo. Por meio deste estudo bibliográfico e da análise de materiais coletados nos livros didáticos, esperamos contribuir para uma apreciação crítica da importância histórica das tradições indígenas do Brasil, oportunizando a partir das relações de troca, encontros e desencontros, questionamentos e conflitos, a possibilidade de reverberar as vivências dos diferentes povos e as retratações multiculturais invisibilizadas durante séculos, de modo a possibilitar aos educadores que atuam diretamente com o público infantojuvenil a apropriação dos valores que permeiam as relações étnicas, promovendo a inquietação para que se busque o entendimento e aprofundado dos estudos literários voltados ao ensino e inclusão das manifestações culturais dos povos originários de que os livros didáticos, por vezes, não evidenciam.
Referências
BELLINI, Nerynei Meira Carneiro; NISCO, Flávia de Paula Graciano. Literatura indígena e letramento literário: uma proposta emancipadora de ensino. In: BRANDILEONE, Ana Paula Franco Nobile; OLIVEIRA, Vanderléia da Silva. Literatura na escola: contextos e práticas em sala de aula. Campinas: Pontes, 2018, p. 205-221.
BRASIL. Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Brasília, MEC/CONSED/UNDIME, 2018. Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/. Acesso em: 10 set. 2021.
________. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: pluralidade cultural / Secretaria de Educação Fundamental. Brasília: MEC/SEF, 1997.
COLOMER. Tereza. Andar entre livros: a leitura literária na escola. Trad. Laura Sandroni. São Paulo: Global, 2007.
FERNANDES, Célia Regina Delácio. Letramento literário no contexto escolar. In: GONÇALVES, Adair Vieira; PINHEIRO, Alexandra Santos (ORG.) Nas trilhas do letramento: entre teoria, prática e formação docente. Campinas, SP: Mercados de Letras; Dourados, MS: Editora da Universidade Federal da Grande Dourados, 2011, p. 321-348.
GAMBOA, Silvio Sánchez. A dialética na pesquisa em educação: elementos de contexto. In: FAZENDA, I. (org.) Metodologia da pesquisa educacional. São Paulo: Cortez, 2000, p. 91-115.
GERSEM, José dos Santos Luciano. O depoimento consta no Informativo da Federação das Organizações Indígenas do Rio Negro (FOIRN), São Gabriel da Cachoeira, AM, 1996.
GRAÚNA, Graça. Contrapontos da literatura indígena contemporânea no Brasil. Belo Horizonte: Mazza, 2013.
LAKATOS, Eva Maria; MARCONI, Marina de Andrade. Fundamentos de metodologia científica. 7 º. ed. São Paulo: Atlas, 2010.
MUNDURUKU, Daniel. Contos Indígenas brasileiros. São Paulo: Global, 2004.
NÓVOA, António. Concepções e práticas de formação contínua de professores. In Formação Contínua de Professores - Realidades e Perspectivas. Aveiro: Universidade de Aveiro, 1992.
SET BRASIL: 7º ano - ensino fundamental: anos iniciais: língua portuguesa: guia do professor / obra coletiva concebida, desenvolvida e produzida pela Editora Moderna; editora responsável Thaís Ginícolo Cabral. - 1. Ed. - São Paulo: Moderna, 2019.
STREET, Brian. Letramentos sociais: abordagens críticas do letramento no desenvolvimento, na etnografia e na educação. Trad. Marcos Bagno. 1ºed. São Paulo: Parábola Editorial, 2014.
THIÉL, Janice Cristine; QUIRINO, Valéria Ferreira dos Santos. A literatura indígena na escola: um caminho para a Reflexão sobre a pluralidade cultural. Anais do X Congresso Nacional de Educação - EDUCERE, Curitiba, 2011. Disponível em https://educere.bruc.com.br/CD2011/pdf/5885_3228.pdf: Acesso em: 22 set. 2021.
VEM VOAR: 4º ano - ensino fundamental: anos iniciais: língua portuguesa: guia do professor / obra coletiva concebida, desenvolvida e produzida pela Editora Scipione; editora responsável Alice Ribeiro Silvestre. - 2. Ed. - São Paulo: Scipione, 2019.