Alguns Lugares da Educação Escolar Indígena: a Resistência na Fronteira Oeste de Mato Grosso

  • Adriane Cristine Silva UFMT

Resumo


O objetivo deste artigo é descrever e compreender o local da educação escolar indígena Chiquitano. Sua abrangência, seus limites e possibilidades de resistência para atender a estudantes desta região da fronteira oeste de Mato Grosso. Neste trabalho se insere os princípios reflexivos da proposta de pesquisa de doutoramento pelo PPGE-UFMT, na linha Movimentos Sociais, Política e Educação Popular. Através desta análise de cunho bibliográfico apresento aos traços identitários do povo indígena Chiquitano, sua localização, a organização da Educação Escolar Indígena, a compreensão de Educação Intercultural, no povo indígena Chiquitano, no município de Porto Esperidião. Assegurado a princípio pela legislação que determina a orientação da educação através da diversidade étnica, como forma de resistência deste grupo da etnia chiquitano.

Palavras-chave: Escola, Povo Indígena Chiquitano, Diversidade

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Publicado
08/11/2021
SILVA, Adriane Cristine. Alguns Lugares da Educação Escolar Indígena: a Resistência na Fronteira Oeste de Mato Grosso. In: ANAIS PRINCIPAIS DO SEMINÁRIO DE EDUCAÇÃO (SEMIEDU), 29. , 2021, Cuiabá. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2021 . p. 731-744. ISSN 2447-8776.