Prática Pedagógica e Realidade Local da Comunidade Educativa da Aldeia Apoena Meirelles, da Etnia Paiter Suruí
Resumo
O presente trabalho visa mostrar a minha prática docente usando assunto da comunidade local indígena, a aldeia Apoena Meirelles, da etnia Paiter Suruí, localizada na Terra Indígena Sete de Setembro, município de Rondolândia-MT. Neste material, será descrita, refletida ou debatida, uma aula ministrada na Escola Municipal Indígena Sertanista Apoena Meirelles, no dia 08 de agosto de 2019, que tratou o tema mito, especificamente, que assim teve como conteúdo "O mito de origem do milho Paiter Suruí", que teve como objetivo proporcionar ao discente o despertar do sentimento de valorização dos contos e das ciências indígenas.
Palavras-chave:
Prática Docente, Comunidade, Paiter Suruí, Mito, Milho
Referências
BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília, DF: Senado Federal, 1988.
CANDAU, Vera Maria Ferrão; RUSSO, Kelly. Interculturalidade e educação na América Latina: uma construção plural, original e complexa. Curitiba. Rev. Diálogo Educ.v. 10, n. 29, p. 161-169, 2010.
FILHO, Irineu A. Tuim Viotto; PONCE, Rosiane de Fátima; ALMEIDA, Sandro Henrique Vieira de. As compreensões do humano para Skinner, Piaget, Vygotski e Wallon: pequena introdução às teorias e suas implicações na escola. São Paulo. Psic. da Ed. 29, p. 27-55, 2009.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários a prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996.
SANTIAGO, Mylene Cristina; AKKARI, Abdeljalil; MARQUES, Luciana Pacheco. Educação Intercultural: Desafios e possibilidades. Rio de Janeiro. Vozes, 2013.
CANDAU, Vera Maria Ferrão; RUSSO, Kelly. Interculturalidade e educação na América Latina: uma construção plural, original e complexa. Curitiba. Rev. Diálogo Educ.v. 10, n. 29, p. 161-169, 2010.
FILHO, Irineu A. Tuim Viotto; PONCE, Rosiane de Fátima; ALMEIDA, Sandro Henrique Vieira de. As compreensões do humano para Skinner, Piaget, Vygotski e Wallon: pequena introdução às teorias e suas implicações na escola. São Paulo. Psic. da Ed. 29, p. 27-55, 2009.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários a prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996.
SANTIAGO, Mylene Cristina; AKKARI, Abdeljalil; MARQUES, Luciana Pacheco. Educação Intercultural: Desafios e possibilidades. Rio de Janeiro. Vozes, 2013.
Publicado
08/11/2021
Como Citar
SURUÍ, Romero Mopidapen Paiter; FERREIRA, Waldinéia Antunes de Alcântara.
Prática Pedagógica e Realidade Local da Comunidade Educativa da Aldeia Apoena Meirelles, da Etnia Paiter Suruí. In: ANAIS PRINCIPAIS DO SEMINÁRIO DE EDUCAÇÃO (SEMIEDU), 29. , 2021, Cuiabá.
Anais [...].
Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação,
2021
.
p. 754-759.
ISSN 2447-8776.