Prática Pedagógica e Realidade Local da Comunidade Educativa da Aldeia Apoena Meirelles, da Etnia Paiter Suruí

  • Romero Mopidapen Paiter Suruí UNEMAT
  • Waldinéia Antunes de Alcântara Ferreira UNEMAT

Resumo


O presente trabalho visa mostrar a minha prática docente usando assunto da comunidade local indígena, a aldeia Apoena Meirelles, da etnia Paiter Suruí, localizada na Terra Indígena Sete de Setembro, município de Rondolândia-MT. Neste material, será descrita, refletida ou debatida, uma aula ministrada na Escola Municipal Indígena Sertanista Apoena Meirelles, no dia 08 de agosto de 2019, que tratou o tema mito, especificamente, que assim teve como conteúdo "O mito de origem do milho Paiter Suruí", que teve como objetivo proporcionar ao discente o despertar do sentimento de valorização dos contos e das ciências indígenas.
Palavras-chave: Prática Docente, Comunidade, Paiter Suruí, Mito, Milho

Referências

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Publicado
08/11/2021
SURUÍ, Romero Mopidapen Paiter; FERREIRA, Waldinéia Antunes de Alcântara. Prática Pedagógica e Realidade Local da Comunidade Educativa da Aldeia Apoena Meirelles, da Etnia Paiter Suruí. In: ANAIS PRINCIPAIS DO SEMINÁRIO DE EDUCAÇÃO (SEMIEDU), 29. , 2021, Cuiabá. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2021 . p. 754-759. ISSN 2447-8776.