A Educação da Criança Apyãwa-Tapirapé: uma reflexão na perspectiva cultural

  • Nivaldo Korira’i Tapirapé UNEMAT
  • Waldinéia Antunes de Alcântara Ferreira UNEMAT

Resumo


O presente artigo tem como propósito fazer uma reflexão sobre a educação Apyãwa, povo que habita a Terra Indígena Urubu Branco no município de Confresa-MT. Trata-se do registro através da observação da aprendizagem de atividades do cotidiano das crianças Apyãwa de ambos os gêneros, bem como em algumas atividades da cultura tradicional. O povo Apyãwa ainda mantém fortemente sua educação própria, da forma tradicional milenar que vem passando de geração em geração até nos tempos atuais. Por esse motivo, este artigo pretende mostrar como se dá a educação da criança entre este povo.

Palavras-chave: Povo Apyãwa, Educação das Crianças, Cultura Apyãwa

Referências

BRASIL, Referencial Curricular Nacional para Escolas Indígenas. Brasília: MEC/SEF, 1998.

RODRIGUES, Aryon Dall'Igna. Línguas Brasileiras - para o conhecimento das línguas indígenas. São Paulo: Edições Loyola, 1986.

TAPIRAPÉ, Nivaldo Korira'i. Xekakopãwa e xetanogãwa: Um processo de construção da sabedoria no espaço sociocultural Apyãwa. Articulando e Construindo Saberes. Goiânia, v.2, n.1, p. 398-408, 2017 - Disponível em: https://www.revistas.ufg.br/racs/article/view/49027 - Acesso em 20/09/2021.
Publicado
08/11/2021
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TAPIRAPÉ, Nivaldo Korira’i; FERREIRA, Waldinéia Antunes de Alcântara. A Educação da Criança Apyãwa-Tapirapé: uma reflexão na perspectiva cultural. In: ANAIS PRINCIPAIS DO SEMINÁRIO DE EDUCAÇÃO (SEMIEDU), 29. , 2021, Cuiabá. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2021 . p. 760-764. ISSN 2447-8776.