Jorge Amado sob o Olhar de L. S. Vigotski num Encontro entre Literatura e Psicologia
Resumo
Este trabalho foi elaborado a partir da relação histórica, permeada de afetos, entre o pesquisador, um estudante de psicologia interessado por Literatura e o objeto de pesquisa. Desse modo, a pesquisa tem como objetivo analisar personagens da obra Capitães da Areia, de Jorge Amado (1937), sob a ótica da Teoria Histórico cultural (VIGOTSKI, 2010), promovendo a interdisciplinaridade entre Literatura e Psicologia. Como metodologia adotou-se a realização de discussões em grupo a partir da leitura do romance, sobre o qual foi produzido um fichamento focalizado nos personagens selecionados para a análise neste trabalho: Pedro Bala e Sem-Pernas. A análise ocorreu através da articulação dos trechos destacados com a teoria. Obtém-se que Pedro Bala, menino louro, branco e forte, através de suas vivências, desenvolve-se como um herói, que luta e protege os seus. Contudo, Sem-Pernas é marginalizado e, por vezes, reduzido à sua deficiência, revelando como os sentimentos de abandono e discriminação são cruéis com as crianças, determinando sua maneira de ser e estar no mundo. Portanto, à luz da Teoria Histórico-Cultural, pôde-se encontrar, no romance analisado, pontos de discussão social e cientificamente relevantes, como racismo, desigualdade social, abandono de crianças e adolescentes e o papel das emoções no desenvolvimento humano.
Referências
AMADO, Jorge. Capitães da areia, romance. Os romances da Baía, 6, 1937.
AMADO, Roberto. Jorge Amado e o romance de 1930: protagonismo de uma nova voz emergente (1931-1934). Tese de Doutorado. Universidade de São Paulo, 2021.
FREIRE, José Célio. Literatura e psicologia: a constituição subjetiva por meio da leitura como como experiência. Arquivos brasileiros de Psicologia, v. 60, n. 2, p. 2-9, 2008.
MACHADO, Letícia Vier; FACCI, Marilda Gonçalves Dias; BARROCO, Sonia Mari Shima. Teoria das emoções em Vigotski. Psicologia em Estudo, v. 16, p. 647-657, 2011.
SANTOS, Rosemary Conceição dos; SANTOS, João Camilo dos; SILVA, José Aparecido da. Psicologia da literatura e psicologia na literatura. Trends in Psychology, v. 26, p. 767-794, 2018.
SELTZER, Ilana Goldstein. Uma leitura antropológica de Jorge Amado: Dinâmicas e representações da identidade nacional. Diálogos latinoamericanos, n. 5, p. 109-133, 2002.
TOASSA, Gisele. Vigotski: notas para uma psicologia geral e concreta das emoções/afetos. Cadernos Espinosanos, n. 30, 2014.
TOASSA, Gisele. Vigotski contra James-Lange: crítica para uma teoria históricocultural das emoções. Psicologia USP, v. 23, p. 91-110, 2012.
VIGOTSKI, Lev Semionovich. Quarta aula: a questão do meio na pedologia. Psicologia USP, v. 21, n. 4, p. 681-701, 2010.