A Pandemia no Quilombo: o que Adoece em nossa Arte-Educação-Ambiental?
Resumo
Famílias partilhadas, vidas ceifadas, natureza ambientalmente enferma; a educação comprometida pela ausência da tecnologia no acesso ao digital, no atravessamento das práticas pedagógicas da arte-educação-ambiental. São democracias sufocadas que nos cobram outras vozes, para superarmos a um momento sem audiência. Este trabalho tem o objetivo de refletir sobre a arte, a educação e o meio ambiente, em resistência no Quilombo, frente à Covid-19. O Quilombo está enfermo! Anuncia o patriarca da educação quilombola, Seo Antonio Mulato, denunciando, do outro lado da Pandemia que, a atmosfera social, com a enfermidade da Covid-19 afetou: a educação de crianças e adolescentes; o trabalho dos produtores na agricultura; dos educadores com o magistério e demais membros comunitários em seus labores domésticos. O surto pandêmico que bloqueou o imaginário quilombola, também lhes tirou o chão batido de terra de cupinzeiro, destruiu suas paredes de pau a pique e queimou seus telhados ancestrais, de palhas verdes de esperanças e de pertencimento patriota.
Referências
ARAÚJO, Raisa Bela Gomes. A pedagogia da escuta na Educação Infantil. PET Pedagogia, UFBA, 2018.
BARBOSA, Ana Mae. (Org.) Arte-educação Contemporânea: consonâncias internacionais. 2. ed. São Paulo: Cortez, 2008.
BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, LDB. 9394/1996.
BRASIL. GALARD, Jean. A Beleza do Gesto: uma estética das condutas. Trad. Mary Amazonas Leite de Barros. São Paulo: Edusp, 1997.
G1 MT. Quilombolas em MT pedem prioridade na vacinação contra a Covid-19. Disponível em: [link]. Acessado em: 16 set. 2021.
LOPES, Almerinda da Silva. Arte e conhecimento: o ensino da arte e a formação do educador. Anais. Vitória - ES, 1993.
NEEPES; ENSP; FIOCRUZ. Mapa de Conflitos Envolvendo Injustiça Ambiental e Saúde no Brasil (2010). Disponível em: [link]. Acessado em 16 set. 2021.
PACARI, Nina. “Prólogo”, em SOUZA SANTOS, Boaventura. Refundación Del Estado em América Latina – Perspectivas desde uma epistemologia del Sur. Abya Yala. Quito, 2010.
PRADO, Clarina Alves do; MIGUEL, Marelenquelem. A Proposta Pedagógica de Loris Malaguzzi: registros no cotidiano da educação infantil. EDUCERE: Pontifícia Universidade Católica do Paraná, Curitiba, 2013.
Processo Formador em educação ambiental à distância: módulo 4: projeto ambiental escolar comunitário. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade, 2009.
SCHAPPO, Sirlândia. Fome e insegurança alimentar em tempos de pandemia da Covid-19. SER Social. ALIMENTAÇÃO, ABASTECIMENTO E CRISE. Brasília, v. 23, n. 48, janeiro a junho de 2021.
SETTELE, Josef, et al. As medidas de estímulo da COVID-19 devem salvar vidas, proteger os meios de subsistência e salvaguardar a natureza para reduzir o risco de pandemias futuras. IPBES Expert Guest. 27 April 2020. Disponível em: https://ipbes.net/covid19stimulus. Acessado em: 27 set. 2021.