A Pandemia no Quilombo: o que Adoece em nossa Arte-Educação-Ambiental?

  • Carlos Roberto Ferreira SEDUC-MT
  • Adrianny de Arruda Abreu SEDUC-MT
  • Júnia Auxiliadora Santana SEDUC-MT

Resumo


Famílias partilhadas, vidas ceifadas, natureza ambientalmente enferma; a educação comprometida pela ausência da tecnologia no acesso ao digital, no atravessamento das práticas pedagógicas da arte-educação-ambiental. São democracias sufocadas que nos cobram outras vozes, para superarmos a um momento sem audiência. Este trabalho tem o objetivo de refletir sobre a arte, a educação e o meio ambiente, em resistência no Quilombo, frente à Covid-19. O Quilombo está enfermo! Anuncia o patriarca da educação quilombola, Seo Antonio Mulato, denunciando, do outro lado da Pandemia que, a atmosfera social, com a enfermidade da Covid-19 afetou: a educação de crianças e adolescentes; o trabalho dos produtores na agricultura; dos educadores com o magistério e demais membros comunitários em seus labores domésticos. O surto pandêmico que bloqueou o imaginário quilombola, também lhes tirou o chão batido de terra de cupinzeiro, destruiu suas paredes de pau a pique e queimou seus telhados ancestrais, de palhas verdes de esperanças e de pertencimento patriota.

Palavras-chave: Pandemia no Quilombo, Ausência de tecnologia na educação, Arte-educação-ambiental enferma

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Publicado
08/11/2021
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FERREIRA, Carlos Roberto; ABREU, Adrianny de Arruda; SANTANA, Júnia Auxiliadora. A Pandemia no Quilombo: o que Adoece em nossa Arte-Educação-Ambiental?. In: ANAIS PRINCIPAIS DO SEMINÁRIO DE EDUCAÇÃO (SEMIEDU), 29. , 2021, Cuiabá. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2021 . p. 859-873. ISSN 2447-8776.