Compostagem como Método Apropriado ao Tratamento dos Resíduos Sólidos Orgânicos Urbano como Recurso Didático

  • Selma Regina Melo SEDUC-MT

Resumo


Este relato tem por objetivo evidenciar que a compostagem da fração orgânica dos resíduos sólidos urbanos, uma forma mais adequada à nova Política Nacional dos Resíduos Sólidos Lei 12.305/2010. Busca-se afirmar, que não é possível pensar coleta seletiva apenas em termos dos resíduos ditos secos, tais como: plásticos, papéis e metais. O método de compostagem canteiro extasiado de aeração passiva possui um diferencial sedutor: baixo custo e eficácia em sua finalidade. A metodologia empregada para esta pesquisa qualitativa foi a revisão bibliográfica. A coleta de dados foi realizada mediante pesquisa, e dados resultantes da composteira criada na "Escola Estadual Francisco Alexandre Ferreira Mendes", Cuiabá/MT. Os resultados evidenciam a eficácia da composteira. O composto gerado é de alta qualidade e tem servido para instigar à coleta seletiva, e está sendo usado como adubo na horta. A composteira é uma solução de baixo custo que se mostra eficiente e eficaz quando se comparada à destinação tradicional dos resíduos para aterro sanitário, que embora seja uma alternativa sanitária, significa emúltima análise, aterrar recursos naturais, não o devolvendo ao ciclo produtivo. É o que há de mais moderno em termos de uma boa prática ambiental.

Palavras-chave: Compostagem, Resíduos sólidos, Didática de Ensino

Referências

BRASIL. Lei 12.305 de 02 de Agosto de 2010. Institui a Política Nacional de Resíduos Sólidos; altera a Lei no 9.605, de 12 de fevereiro de 1998; e dá outras providências. Brasilia DF. 2010.

CAPRA, F. A Teia da Vida. São Paulo: Pensamento, 2004.

CANTOIA, S.F. Educação Ambiental e Coleta Seletiva em Presidente Prudente: Avaliando seus resultados no Conjunto Habitacional Ana Jacinta. Dissertação (Mestrado em Geografia) Unesp, Campus Presidente Prudente-SP. 2007.

KIEHL, E. J. Manual de Compostagem: maturação e qualidade do composto. Piracicaba,:E. J. Kiehl, 1998.

KUHNEN, Ariane. Reciclando o cotidiano: representações sociais do lixo. Florianópolis: Letras contemporâneas, 1995.
Publicado
08/11/2021
Como Citar

Selecione um Formato
MELO, Selma Regina. Compostagem como Método Apropriado ao Tratamento dos Resíduos Sólidos Orgânicos Urbano como Recurso Didático. In: ANAIS PRINCIPAIS DO SEMINÁRIO DE EDUCAÇÃO (SEMIEDU), 29. , 2021, Cuiabá. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2021 . p. 874-878. ISSN 2447-8776.