Fenomenologia e Educação Ambiental: um Mapeamento da Produção Acadêmica (Teses e Dissertações) Brasileira

  • Victor Hugo de Oliveira Henrique UFMT
  • Michèle Sato UFMT

Resumo


Este trabalho objetivou realizar um mapeamento das pesquisas feitas na forma de dissertações e teses em educação ambiental que apresentaram a perspectiva da Fenomenologia. Para alcançar o objetivo proposto, foi realizado uma busca usando os descritores/palavras-chaves a) Fenomenologia; b) Percepção ambiental; c) Fenomenologia da Percepção no Banco de Teses e Dissertações em Educação Ambiental (EArte). Foram identificados 88 trabalhos, sendo 63 dissertações de mestrado e 25 teses de doutorado. Os trabalhos se concentraram no estado de Mato Grosso, e no contexto não escolar. Houve uma predominância do gênero feminino na autoria das pesquisas. Esta investigação abre oportunidades para pesquisas, aprofundando os estudos nesses trabalhos.

Palavras-chave: Merleau-Ponty, educação ambiental, estado da arte

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Publicado
08/11/2021
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HENRIQUE, Victor Hugo de Oliveira; SATO, Michèle. Fenomenologia e Educação Ambiental: um Mapeamento da Produção Acadêmica (Teses e Dissertações) Brasileira. In: ANAIS PRINCIPAIS DO SEMINÁRIO DE EDUCAÇÃO (SEMIEDU), 29. , 2021, Cuiabá. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2021 . p. 879-891. ISSN 2447-8776.