Fenomenologia e Educação Ambiental: um Mapeamento da Produção Acadêmica (Teses e Dissertações) Brasileira
Resumo
Este trabalho objetivou realizar um mapeamento das pesquisas feitas na forma de dissertações e teses em educação ambiental que apresentaram a perspectiva da Fenomenologia. Para alcançar o objetivo proposto, foi realizado uma busca usando os descritores/palavras-chaves a) Fenomenologia; b) Percepção ambiental; c) Fenomenologia da Percepção no Banco de Teses e Dissertações em Educação Ambiental (EArte). Foram identificados 88 trabalhos, sendo 63 dissertações de mestrado e 25 teses de doutorado. Os trabalhos se concentraram no estado de Mato Grosso, e no contexto não escolar. Houve uma predominância do gênero feminino na autoria das pesquisas. Esta investigação abre oportunidades para pesquisas, aprofundando os estudos nesses trabalhos.
Referências
BRASIL. Lei nº 9.795, de 27 de abril de 1999. Dispõe sobre a Educação Ambiental, institui a Política Nacional de Educação Ambiental e dá outras providências. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 28 abr. 1999.
CARVALHO, I.C.M.; SCHIMIDT, L.S.; A pesquisa em Educação Ambiental: uma análise dos trabalhos apresentados na ANPED, ANPPAS e EPEA de 2001 a 2006. Pesquisa em Educação Ambiental, vol. 3, n. 2 - pp. 147-174, 2008.
CHIZZOTTI, A. A pesquisa qualitativa em ciências humanas e sociais: evolução e desafios. Revista Portuguesa de Educação. V. 16 n.2. Universidade do Minho. Braga, Portugal. Pp. 221-236, 2003.
GALEFFI, D. A. O que é isto - A fenomenologia de Husserl? In: Ideação, Feira de Santana, n.5, p.13-36, jan./jun. 2000.
GPEA. Grupo Pesquisador em Educação Ambiental, Comunicação e Arte. Histórico. 2021. Disponível em <https://gpeaufmt.blogspot.com/> Acessado em 30 de junho de 2016.
HENRIQUE, V. H. O. Mapeamento do campo socioambiental a partir dos periódicos de educação ambiental no período de 2010 a 2014. Revista Sergipana de Educação Ambiental. V1 n 5, 2018.
HENRIQUE, V. H. O.; ANICETO, A. F. B.; MARCON, L. L.; CARVALHO, A. G.; BAMPI, A. C. Mapeamento da produção acadêmica brasileira em educação ambiental produzida na área das ciências ambientais. In: III Jornada de Educação e Divulgação Científica, 2020, Vitória. Anais da III Jornada de Educação e Divulgação Científica. Vitoria: IFES, 2020.
KAWASAKI, C.S.; MATOS, M.S.; MOTOKANE, M.T.; O perfil do pesquisador em educação ambiental: elementos para um estudo sobre a constituição de um campo de pesquisa em educação ambiental. Pesquisa em Educação Ambiental, vol. 1, n.1 - pp. 111-140, 2006.
LUSTOSA, G.; MATOS, M.; LOUREIRO, C. F. B. O estado da arte da Educação Ambiental brasileira a partir do V Fórum Brasileiro de Educação Ambiental: agentes sociais e
problemáticas. In: IV Encontro de Pesquisa em Educação Ambiental - 2007, Anais...Rio Claro, 2007.
MAGACHO, L. N. Pesquisa em Educação Ambiental e Movimentos Sociais: um estudo sobre teses e dissertações brasileiras. 145f. 2017. Dissertação (Mestrado em Educação). Universidade Estadual Paulista. 2017.
MARCONDES, D. Uma iniciação à filosofia: os herdeiros da modernidade. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor Ltda. 2016.
MARIN, A. A. A percepção do Logos do Mundo Estético: contribuições do pensamento de Merleau-Ponty aos estudos de Percepção e Educação Ambiental. Interações, v. 05, nº 11, 2009. Disponível em <https://doi.org/10.25755/int.375> Acessado em 25 de junho de 2021.
MARIN, A. A.; LIMA, A. P. Individuação, Percepção, Ambiente: Merleau-Ponty e Gilbert Simondon. Educação em Revista, Belo Horizonte, v. 25, n. 03, p 265-281, 2009.
Marin, A. Pesquisa em educação ambiental e percepção ambiental. Pesquisa em Educação Ambiental. 3(1), 2008.
MERLEAU-PONTY, M. Fenomenologia da percepção. [tradução Carlos Alberto Ribeiro de Moura]. 2ª Ed. São Paulo: Martins Fontes, 1999, 656p.
OLIVEIRA, N. A.S. A educação ambiental e a percepção fenomenologia, através de mapas mentais. Rev. eletrônica Mestr. Educ. Ambient. v.16, janeiro-junho de 2006.
OZMON, H. A; CRAVER, S. M. Fundamentos Filosóficos da Educação. 6. ed. Porto Alegre: Artmed, 2004.
PASSOS, L. A.; SATO, M. Asas de jacarés e rabos de borboletas à construção Fenomenológica de uma canoa. In: SATO, M.; CARVALHO, I. (Org.). Educação Ambiental: Pesquisas e desafios. Porto Alegre: Artmed, 2005, p.213-232.
PIRES, B. Ciência brasileira sofre com cortes de verbas e encara cenário dramático para pesquisas em 2021. EL País. 2020. Disponível em [link] acessado em 26 de junho de 2021.
REIGOTA, M.; O Estado da Arte da Pesquisa em Educação Ambiental no Brasil. Pesquisa em Educação Ambiental, vol. 2, n. 1 - pp. 33-66, 2007.
REIS, D. A.; SILVA, L. F. Análise de dissertações e teses brasileiras de Educação Ambiental: compreensões elaboradas sobre o tema 'mudanças climáticas'. Ciência & Educação, v. 22, p. 145-162, 2016.
RIBEIRO, W. C.; LOBATO, W.; LIBERATO, R. C. Notas sobre fenomenologia, percepção e educação ambiental. In: SINAPSE AMBIENTAL, 7, 2009, Betim, Anais... Betim, 2009, pp.42-65.
ROMANOWSKI, J. P.; ENS, R. T. As pesquisas denominadas do tipo "Estado da Arte". Diálogos Educacionais, v. 6, n. 6, p. 37-50, 2006.
SILVA, L.J. M; EGLER, I. O estudo da percepção em espaços urbanos preservados. In: Associação Nacional de Pós-graduação e pesquisa em ambiente e sociedade. Iº Encontro. Sustentabilidade e cidades, 2002. Anais... Indaiatuba. ANPPAS. p. 1-10.
SILVA, M.M. P; LEITE, V.D. Percepção Ambiental de educadores de escolas do ensino fundamental da escola pública municipal de Campinas Grande-PB. In: XXVII Congresso Internacional de Engenharia Sanitária e Ambiental, 2003. Anais... Paraíba. ABES. p. 1-4.