Ambientes Virtuais de Aprendizagem no Ensino de Química: Contribuições do Google Classroom
Resumo
O Trabalho analisa um relato de experiência relacionado à contribuição de um ambiente virtual de aprendizagem, o Google Classroom, na perspectiva de estudantes e professores de Química do cursinho popular MEDacesso, ofertado pela Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Mato Grosso para população geral. As contribuições exploradas foram quanto a usabilidade e funcionalidade da plataforma, tanto no ambiente do estudante quanto do professor. A investigação foi iniciada a partir da disponibilização de um formulário digital com perguntas dissertativas de modo a compreender a opinião individual de todos os entrevistados acerca de suas respectivas experiências com a plataforma, buscando solucionar demandas e compreender as necessidades. A metodologia utilizada, configurou-se em um estudo de caso com características exploratórias, visando expandir as discussões levantadas por meio dos relatos apresentados pelos estudantes e professores. A contribuição do Classrom como Ambiente Virtual de Aprendizagem, fica notória com a conclusão obtida pelos relatos apresentados nesse trabalho, assumindo como ferramenta mediadora para o ensino e aprendizagem de Química, apresentando em contrapartida algumas limitações, porém, que não ofusca suas contribuições.
Referências
CASTELLS, M. A sociedade em rede. São Paulo: Paz e Terra, 1999. v.1.
DEMO, P. Pesquisa e construção de conhecimento: metodologia científica no caminho de Habermas. 3. ed. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 1997.
GOLLWITZER, P. M., BRANDSTÄTTER. V. Implementation Intentions and Effective Goal Pursuit. Journal of Personality and Social Psychology 73, n. 1, 1997.
GRIEBELER, J. G. Tecnologia E Ensino A Distância: Implicações, Possibilidades E Limites (Do Aprender E Do Ensinar). Dissertação de Mestrado. Educação nas ciências. Universidade Regional do Estado do Rio Grande do Sul. Rio Grande do Sul. 2019.
JAMES, R.; MCLNNIS, R. & DELVIN, M. Assessing Learning in Australian Universities, Ideas, strategies and resources for quality in student assessment. Centre for the Study of Higher Education, The University of Melbourne, Victoria, Australia. 2002. Disponível em: <https://cshe.unimelb.edu.au> Accesso: 24 de Jul de 2021.
KEEGAN, D. Foundations of Distance Education, London: Routledge. 1996.
MAGID, L. Forbes, 2014. Google Classroom Offers Assignment Center for Students and Teachers. Disponível em: [link]. Acesso em 28, Jul de 2021.
MISCHEL, W., CUNHA, A. C. O Teste do Marshmallow: Por que a força de vontade é a chave do sucesso. Rio de Janeiro: Objetiva. 2004.
MORGADO, L. Os Novos Desafios do Tutor a Distância: O Regresso ao Paradigma da Sala de Aula. p. 77–89, 2003.
PONTE, J. P. da (2000). Tecnologias de informação e comunicação na formação de professores: Que desafios? Revista Iberoamericana de Educación, 24, 63-90.
VERASZTO, E. V. et al. Tecnologia: buscando uma definição para o conceito. Prisma.com, n.07, p. 60-84, 2008.