Ambientes Virtuais de Aprendizagem no Ensino de Química: Contribuições do Google Classroom

  • Felipe Perin Bezerra UFMT
  • Irene Cristina Mello UFMT

Resumo


O Trabalho analisa um relato de experiência relacionado à contribuição de um ambiente virtual de aprendizagem, o Google Classroom, na perspectiva de estudantes e professores de Química do cursinho popular MEDacesso, ofertado pela Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Mato Grosso para população geral. As contribuições exploradas foram quanto a usabilidade e funcionalidade da plataforma, tanto no ambiente do estudante quanto do professor. A investigação foi iniciada a partir da disponibilização de um formulário digital com perguntas dissertativas de modo a compreender a opinião individual de todos os entrevistados acerca de suas respectivas experiências com a plataforma, buscando solucionar demandas e compreender as necessidades. A metodologia utilizada, configurou-se em um estudo de caso com características exploratórias, visando expandir as discussões levantadas por meio dos relatos apresentados pelos estudantes e professores. A contribuição do Classrom como Ambiente Virtual de Aprendizagem, fica notória com a conclusão obtida pelos relatos apresentados nesse trabalho, assumindo como ferramenta mediadora para o ensino e aprendizagem de Química, apresentando em contrapartida algumas limitações, porém, que não ofusca suas contribuições.

Palavras-chave: Ensino de Química, Tecnologia Digital, Ambiente Virtual de Aprendizagem

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Publicado
08/11/2021
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BEZERRA, Felipe Perin; MELLO, Irene Cristina. Ambientes Virtuais de Aprendizagem no Ensino de Química: Contribuições do Google Classroom. In: ANAIS PRINCIPAIS DO SEMINÁRIO DE EDUCAÇÃO (SEMIEDU), 29. , 2021, Cuiabá. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2021 . p. 914-928. ISSN 2447-8776.