Paradigmas de Formação Docente em Cursos de Licenciatura em Química na Região da Amazônia Legal Brasileira: o Estado do Acre em Questão
Resumo
Este trabalho é um recorte do projeto de pesquisa do Mestrado,em andamento, vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Educação, da Universidade Federal de Mato Grosso. Almeja-se estudar os paradigmas de formação docente em cursos de Licenciatura em Química de Instituições de Ensino Superior (IES) pública, tendo o Estado do Acre como recorte da Região da Amazônia Legal brasileira. Neste sentido, lançamos nossos olhares aos textos que permitem observar relações dos Estágios Supervisionados (ES) e Prática como Componente Curricular (PCC) nos Projetos Pedagógicos dos Cursos (PPC), e a política de formação de professores, produzida nos contextos internacional e nacional. Assume-se o estudo de caso como método de pesquisa, e a mesma se baseará nos Projetos Pedagógicos de Cursos de Licenciatura em Química no Estado do Acre da Região na Amazônia Legal brasileira, tanto presencial quanto a Distância (EaD) de IES pública, nos documentos oficias de diretrizes de formação de professores, na revisão de literatura sobre a temática pesquisada, em busca de possíveis respostas as questões problematizadoras postas neste projeto, com o intuito de produzir textos de pesquisa por meio de interpretações, em diálogo com a literatura, contribuindo dessa forma para a reflexão e formação de professores de Química para a região amazônica do Brasil.
Referências
CHASSOT, A. Alfabetização científica: questões e desafios para a educação. Ijuí: Editora da Unijuí. (2006).
__________. A educação no ensino da química. Ijuí: Ed. Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul,1990.
CRESWELL, J. W. Investigação Qualitativa e Projeto de Pesquisa: Escolhendo entre Cinco Abordagens (3ª ed.).2014. Porto Alegre: Penso Editora.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 20 ed. São Paulo: Paz e Terra, 2001;
GARCÍA, C. M. Formação de professores: para uma mudança educativa. Porto: Porto Editora, 1999.
GATTI, Bernadete. Formação de professores e carreira: problemas e movimentos de renovação. Campinas, SP: Editora Autores, 1997.
_______________. Formação inicial de professores para a educação básica: pesquisas e políticas educacionais. Estudos em Avaliação Educacional. v. 25, n. 57, p. 24 – 54, 2014.
________________. Políticas Educacionais e educação básica: desafios para as políticas e formação docente.In: Pacheco Rios, J. A. V. (Org.). Políticas, Práticas e Formação na Educação Básica. Salvador (BA): Editora da UFBA, 2015. p. 25 – 34.
GATTI, B. A.; BARRETTO, E. S. S.; ANDRÉ, M. E. D. A. Políticas docentes no Brasil: um estado da arte. Brasília: UNESCO, 2011.
MORIN, E. Introdução ao pensamento Complexo / Edgar Morin; tradução de Eliane Lisboa – Porto Alegre:Sulina. 3ª Ed., 2007a.
_________. Educar na Era Planetária – o pensamento complexo como método de aprendizagem pelo erro e incerteza humana./ Elaborado para a UNESCO por Edgar Morin, Emilio Roger Ciurana, Raul Domingo Mota; tradução SandraTrabucoValenzuela. 2ª ed. –São Paulo: Cortez, Brasília,DF: UNESCO, 2007b
NÓVOA, António. Os Professores e a sua formação. Lisboa: Instituto de Inovação Educacional, p. 115-138, 1992.
______________. In. Os Professores e a sua Formação num Tempo de Metamorfose da Escola. Educ. Real. 44 (3), 2019.
______________. (Org.). Profissão professor. 2 ed. Porto: Porto Ed., 1995, p. 13-34.
PIMENTA, Selma G.; LIMA, Maria S. L. Estágio e docência. São Paulo: Cortez, 2012.
PIMENTA, Selma Garrido. Formação de professores: identidade e saberes da docência. São Paulo: Cortez Editora, 1999.
_______________________. O estágio na formação de professores: unidade, teoria e prática? São Paulo: Cortez, 2012.
POPPER, Karl Raimund. Conhecimento objetivo. Tradução de Milton Amado. 1ª Ed. Belo Horizonte: Itatiaia, 1999.
SCHÖN, Donald A. Formar professores como profissionais reflexivos. In: NÓVOA, António (Coord.). Os professores e sua formação. Lisboa: Dom Quixote, 1992. p.79-91.
________________. Educando o profissional reflexivo: um novo design para o ensino e a aprendizagem. Porto Alegre: Artmed, 2000.
TARDIF, Maurice. Saberes docentes e formação profissional. 13. ed. Rio de Janeiro: Vozes, 2012. 328p.