Desenvolvimento daresidência Pedagógica em Química durante a Pandemia: Desafios e Perspectivas

  • Roger Augusto P. F. da Silva UFMT
  • João Vicente Jorge Rodrigues UFMT
  • Claudia Joseph Nehme IFMT
  • Elane Chaveiro Soares UFMT

Resumo


A COVID-19 desestruturou o sistema regular e presencial de ensino em função da necessidade do afastamento e isolamento social. A adaptação do ensino através da tecnologia digital tem sido uma tarefa difícil para todos os envolvidos com a educação, tanto básica quanto superior. No Programa da Residência Pedagógica (CAPES/2020) iniciado durante a pandemia, os residentes precisaram se adaptar à nova forma de ensino. Esse trabalho trata-se de um estudo de caráter exploratório, que buscou entender as concepções, importância e desafios da residência pedagógica em química da Universidade Federal de Mato Grosso, a partir das respostas emitidas pelos residentes em um formulário online. Os resultados foram obtidos em gráficos através da plataforma utilizada. Observou se que o programa de residência pedagógica contribui de forma efetiva na formação dos futuros licenciandos, mesmo sendo desenvolvido no ensino remoto. Dentre outros fatores, foi possível verificar os desafios enfrentados pelos residentes, destacando ainda a importância da inserção dos residentes em sala de aula, antes da conclusão do curso e o aprendizado dos mesmos no uso da tecnologia de tecnologia digital de informação.

Palavras-chave: Residência Pedagógica, Ensino remoto, Pandemia

Referências

GIL, Antonio Carlos. Métodos e técnicas de pesquisa social. 6 ed. São Paulo: Atlas, 2008.

CAPES, PROGRAMA DE RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA. informações sobre o Programa disponível em: <https://institucional.ufpel.edu.br/projetos/id/u2247 e https://capes.gov.br/educacao-basica/programa-residencia-pedagogica> Acesso em: 19 set. 2021.

GASPAR, A.; MONTEIRO, I.C.C. Atividades experimentais de demonstração em sala de aula: uma análise segundo o referencial da teoria de Vygotsky. Investigações em Ensino de Ciências, v. 10, n°. 2, p. 227-254, 2005.

SOUZA, S. E. O uso de recursos didáticos no ensino escolar. In: I Encontro de Pesquisa em Educação, IV Jornada de Prática de Ensino, XIII Semana de Pedagogia da UEM: “Infância e Práticas Educativas”. Maringá, PR, 2007. (GINCANA ESCOLAR NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM) Disponível em: [link]. Acesso em 04 de out 2021.

CAVALLARI, Vinícius Ricardo; ZACHARIAS, Vany. Trabalhando com recreação. 10. ed. São Paulo: Ícone, 2008.

ZORZETTO R.Mudanças na rotina ocasionadas pela Covid-19 podem aumentar casos de sofrimento emocional e transtornos mentais Disponível em: [link]. Acesso em XX set 2021. AGOSTO DE 2020 | ANO 21 N. 294???
Publicado
08/11/2021
Como Citar

Selecione um Formato
SILVA, Roger Augusto P. F. da; RODRIGUES, João Vicente Jorge; NEHME, Claudia Joseph; SOARES, Elane Chaveiro. Desenvolvimento daresidência Pedagógica em Química durante a Pandemia: Desafios e Perspectivas. In: ANAIS PRINCIPAIS DO SEMINÁRIO DE EDUCAÇÃO (SEMIEDU), 29. , 2021, Cuiabá. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2021 . p. 985-999. ISSN 2447-8776.