Jogos Educacionais no Ensino de Matemática: o Jogo Corrida Numérica

  • Ketherin Alexsandra da Silva Gomes IFMT
  • Lúcio Ângelo Vidal IFMT
  • Juliana Saragiotto Silva IFMT

Resumo


Os jogos educacionais contribuem para o processo de ensino e aprendizagem, pois eles são capazes de estimular os estudantes a desenvolver habilidades como o raciocínio lógico e o pensamento crítico. Diante desse contexto, o objetivo desse estudo é apresentar e descrever o Jogo Corrida Numérica. Ele é um jogo de tabuleiro desenvolvido como parte de uma dissertação de mestrado, visando revisar conteúdos matemáticos dos anos finais do Ensino Fundamental e ser uma ferramenta de diagnóstico das dificuldades dos estudantes. É composto por um tabuleiro, 1 dado, 52 cartas de perguntas, 70 cartas de sorte-revés e 30 cartas de desafio. Dentre os resultados alcançados, identificou-se que a utilização de jogos no ensino de Matemática é um recurso didático que pode contribui para a melhoria do processo de ensino e aprendizagem. Além disso, observou-se que o Jogo Corrida Numérica possui potencial para utilização como ferramenta didática no Ensino de Matemática possuindo duas funções: revisar os conteúdos matemáticos abordados no jogo e diagnosticar as dificuldades dos estudantes.

Palavras-chave: Jogos educacionais, Ensino lúdico, Jogos matemáticos, Jogo de tabuleiro

Referências

ANDRADE, Kalina Ligia Almeida de Brito; HAERTEL, Brigitte Úrsula Stach. Metodologias ativas e os jogos no ensino e aprendizagem da Matemática. In: PBL2018 International Conference, 2018, Santa Clara. Anais eletrônicos. Santa Clara: Santa Clara University, 2018. p. 1-11. Disponível em: [link]. Acesso em: 15 set. 2021.

BARBOSA, Ruy Madsen (coord) et al. Aprendo com jogos: Conexões e Educação Matemática. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2014. 173p.

BARRETO, Laísa Francisquini; GAVA, Alessio. Os jogos matemáticos e o jogo “1º grau ou grau?”. Ensino da Matemática em Debate, [S.l.], v. 6, n. 3, p. 46-64, dez. 2019. DOI: https://doi.org/10.23925/2358-4122.2019v6i3p44-62. Disponível em: http://revistas.pucsp.br/emd/article/view/44470. Acesso em: 15 set. 2020.

BOLLER, Sharon; KAPP, Karl. Jogar para aprender: tudo o que você precisa saber sobre o design de jogos de aprendizagem eficazes. Tradução: Sally Tilleli. São Paulo: DVS Editora, 2018. 205 p.

BRASIL. Base Nacional Comum Curricular: Educação é a base. Brasília: MEC/Secretaria de Educação Básica, 2018.

GRANDO, Regina Célia. O conhecimento matemático e o uso de jogos na sala de Aula. 224 f. Tese (Doutorado) – Faculdade de Educação, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2000. Disponível em: [link]. Acesso em: 15 set. 2021.

HUIZINGA, Johan. Homo ludens: o jogo como elemento de cultura. Tradução: João Paulo Monteiro. 9. ed. São Paulo: Perspectiva, 2019. 285 p.

INEP. Painel Educacional, Brasília, 2019. Disponível em [link]. Acesso em: 15 set. 2021.

KISHIMOTO, T. M. O jogo e a educação infantil. In: KISHIMOTO, T. M. (org.). Jogo, brinquedo, brincadeira e a educação. 8. ed. São Paulo: Cortez, 2005. Cap. 1, p. 13-43.

KISHIMOTO, Tizuko Morchida. O jogo e a educação infantil. ed. rev. São Paulo: Cengage, 2016.

LA CARRETTA, Marcelo. Como fazer jogos de tabuleiro: manual prático. In: XVII SBGames, 2018, Foz do Iguaçu. Anais eletrônicos. Foz do Iguaçu: SBGames, p. 1621-1627. Disponível em: [link]. Acesso em: 15 set. 2021.

PERRY, Gabriela T. et al. Necessidades específicas do design de jogos educacionais. In: SBGames, 2007, São Leopoldo. Anais eletrônicos. São Leopoldo: SBGames. Disponível em: [link] Acesso em: 15 set. 2021.

SMOLE, Kátia Stocco et al. Jogos de Matemática: 1º a 3º ano – Cadernos do Mathema Ensino Médio. Porto Alegre: Artmed, 2008, 116 p.

STRAPASON, Lísie Pippi Reis; BISOGNIN, Eleni. Jogos pedagógicos para o ensino de funções no primeiro ano do Ensino Médio. Bolema, 2013, vol.27, n.46, pp.579-595, ago. 2013. DOI: https://doi.org/10.1590/S0103-636X2013000300016. Disponível em: https://www.scielo.br/pdf/bolema/v27n46/v27n46a16.pdf. Acesso em: 19 set. 2021.
Publicado
08/11/2021
GOMES, Ketherin Alexsandra da Silva; VIDAL, Lúcio Ângelo; SILVA, Juliana Saragiotto. Jogos Educacionais no Ensino de Matemática: o Jogo Corrida Numérica. In: ANAIS PRINCIPAIS DO SEMINÁRIO DE EDUCAÇÃO (SEMIEDU), 29. , 2021, Cuiabá. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2021 . p. 1024-1038. ISSN 2447-8776.