Uma Formação na Modalidade EaD sobre Investigação Matemática para Professores da Educação Infantil

  • Luciana de Souza Unioeste
  • Thais Mazotti Lins Unioeste
  • Diovanna Bortoletto Unioeste
  • Clodis Boscarioli Unioeste

Resumo


Cada vez mais pode ser notada a importância de desenvolver nos alunos a autonomia na busca do conhecimento e o desenvolvimento do pensamento investigativo: atitudes que lhes serão úteis ao longo de toda a vida. Para atingir tal resultado, a Investigação Matemática pode ser utilizada. Neste artigo é abordado o caminho percorrido durante a criação de um curso por meio do Ambiente Virtual de Aprendizagem Moodle, destinado a tornar a Investigação Matemática conhecida e a incentivar professores da Educação Infantil a utilizá-la em suas aulas. Para alcançar este objetivo foi utilizada esta própria metodologia para que os professores possam presenciar e utilizar dos quatros momentos que a compõem: formulação de questões, conjecturas, testes e justificação. No curso são encontradas várias ferramentas e recursos para alcançar de maneira significativa a aprendizagem, dessa forma, os professores podem se aprofundar teoricamente, formular hipóteses, planejar e aplicar um plano de aula e, principalmente, interagir com os colegas acerca de suas compreensões e entendimentos, promovendo, assim, uma construção mútua de conhecimento. Ao final, espera-se que os professores compreendam e sintam-se capazes de aplicar a Investigação Matemática em suas aulas, possibilitando aos seus alunos vivenciar e usufruir positivamente desta metodologia.

Palavras-chave: Ambiente Virtual de Aprendizagem, Investigação Matemática, Pensamento Matemático

Referências

BERTINI, L. de F.; PASSOS, C. L. B. Uso da Investigação Matemática no Processo de Ensino e Aprendizagem nas Séries Iniciais do Ensino Fundamental. 2008.

CORRADI, D. K. S. Investigações Matemáticas. Revista da Educação Matemática da UFOP, Vol. 1, 2011 - XI Semana da Matemática e III Semana da Estatística, 2011.

FILATRO, A.; CAIRO, S. Produção de conteúdos educacionais. São Paulo: Saraiva; 2015.

FONSECA, H., BRUNHEIRA, L.; PONTE, J. P. (1999). As actividades de investigação, o professor e a aula de Matemática. Actas do ProfMat 99. Lisboa: APM.

LAMONATO, M.; PASSOS, C. L. B. Discutindo resolução de problemas e exploração-investigação matemática: reflexões para o ensino de matemática. Zetetiké - Fe, São Paulo, v. 19, n. 36, p.51-74, dez. 2011.

PONTE, J. P.; BROCARDO, J.; OLIVEIRA, H. Investigações Matemáticas na sala de Aula. (1a edição). Belo Horizonte: Autêntica 2006.

SOUZA, L. de; JUNKERFEURBOM, M. A.; BASSOI, T. S. Exploração-investigação matemática na educação infantil. ACTIO: Docência em Ciências, v. 3, p. 399-415, 2018.

WICHNOSKI, P.; KLÜBER, T. E. Investigação matemática na formação inicial de professores: relato e reflexões. Revista Educação Online, n. 20, set-dez 2015, p. 105-125.
Publicado
08/11/2021
Como Citar

Selecione um Formato
SOUZA, Luciana de; LINS, Thais Mazotti; BORTOLETTO, Diovanna; BOSCARIOLI, Clodis. Uma Formação na Modalidade EaD sobre Investigação Matemática para Professores da Educação Infantil. In: ANAIS PRINCIPAIS DO SEMINÁRIO DE EDUCAÇÃO (SEMIEDU), 29. , 2021, Cuiabá. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2021 . p. 1069-1078. ISSN 2447-8776.