Uma Formação na Modalidade EaD sobre Investigação Matemática para Professores da Educação Infantil

  • Luciana de Souza Unioeste
  • Thais Mazotti Lins Unioeste
  • Diovanna Bortoletto Unioeste
  • Clodis Boscarioli Unioeste

Resumo


Cada vez mais pode ser notada a importância de desenvolver nos alunos a autonomia na busca do conhecimento e o desenvolvimento do pensamento investigativo: atitudes que lhes serão úteis ao longo de toda a vida. Para atingir tal resultado, a Investigação Matemática pode ser utilizada. Neste artigo é abordado o caminho percorrido durante a criação de um curso por meio do Ambiente Virtual de Aprendizagem Moodle, destinado a tornar a Investigação Matemática conhecida e a incentivar professores da Educação Infantil a utilizá-la em suas aulas. Para alcançar este objetivo foi utilizada esta própria metodologia para que os professores possam presenciar e utilizar dos quatros momentos que a compõem: formulação de questões, conjecturas, testes e justificação. No curso são encontradas várias ferramentas e recursos para alcançar de maneira significativa a aprendizagem, dessa forma, os professores podem se aprofundar teoricamente, formular hipóteses, planejar e aplicar um plano de aula e, principalmente, interagir com os colegas acerca de suas compreensões e entendimentos, promovendo, assim, uma construção mútua de conhecimento. Ao final, espera-se que os professores compreendam e sintam-se capazes de aplicar a Investigação Matemática em suas aulas, possibilitando aos seus alunos vivenciar e usufruir positivamente desta metodologia.

Palavras-chave: Ambiente Virtual de Aprendizagem, Investigação Matemática, Pensamento Matemático

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Publicado
08/11/2021
SOUZA, Luciana de; LINS, Thais Mazotti; BORTOLETTO, Diovanna; BOSCARIOLI, Clodis. Uma Formação na Modalidade EaD sobre Investigação Matemática para Professores da Educação Infantil. In: ANAIS PRINCIPAIS DO SEMINÁRIO DE EDUCAÇÃO (SEMIEDU), 29. , 2021, Cuiabá. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2021 . p. 1069-1078. ISSN 2447-8776.