Contexto Histórico da Matemática e o Ensino em Sala de Aula

  • Edivânia Graciela Neves Lima UFMT
  • Laura Paula de Oliveira UFMT

Resumo


O presente artigo abordará os aspectos históricos da matemática, responderá algumas perguntas sobre o professor e a sua didática em sala de aula. Possui a intenção de explanar o papel que desempenha a matemática, uma ciência que está presente na vida de todos e é usada a todo momento. Se o ensino é eficaz na formação escolar, de caráter transformador e se este prepara o aluno para o mercado de trabalho, além de exercitar seu raciocínio lógico e diversos outros acréscimos na formação do ser humano. Descreve as orientações contidas em documentos oficiais, para o ensino nas escolas e estudos científicos na área. Como metodologia optamos pela pesquisa bibliográfica e exploratória. Utilizaremos os debates dos seguintes autores Gil (2008) acerca do tipo de pesquisa; Brasil (1997) tratando das orientações para o ensino da matemática através dos PCN's; Contexto histórico da Matemática com Ambrósio (1999); Pereira (2020) e Gomes (2010); Franco (2015) a respeitos das metodologias de ensino; Vieira; Zaidan (2013), com as perspectivas do professor em sala de aula.

Palavras-chave: Ensino, Matemática, História

Referências

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Publicado
08/11/2021
LIMA, Edivânia Graciela Neves; OLIVEIRA, Laura Paula de. Contexto Histórico da Matemática e o Ensino em Sala de Aula. In: ANAIS PRINCIPAIS DO SEMINÁRIO DE EDUCAÇÃO (SEMIEDU), 29. , 2021, Cuiabá. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2021 . p. 1079-1088. ISSN 2447-8776.