Prática Pedagógica para o Ensino de Geometria para Alunos com Transtorno do Espectro Autista nas Séries Iniciais do Ensino Fundamental
Resumo
Este artigo busca refletir sobre as Práticas Pedagógicas para o ensino da Geometria para alunos com Transtorno do Espectro Autista nas séries iniciais do Ensino Fundamental. Foi feito um levantamento bibliográfico e uma investigação reflexiva nas teorias de autores como: PONTE (2000); PIMENTA (1994); SMOLE (2003); FERREIRA (1999); FERNANDES (2000); CALDEIRAS e ZAIDAM (2010); BARBOSA (2011), entre outros, que teorizam questões acerca de práticas pedagógicas e o aprendizado da Geometria, o que nos possibilitou uma relação e adaptação para o ensino de estudantes com Transtorno do Espectro Autista. Os pensamentos de Vygotsky, o qual faz observações quanto à relação entre o sujeito e o meio social, foi essencial para a escrita. Abordamos a importância da Geometria como ferramenta do pensamento, o papel do outro no desenvolvimento do aluno, principalmente o processo de formação de conceitos, metodologias e práticas na Geometria são assuntos pertencentes ao escrito. O objetivo principal é entender a possibilidade de ensinar a Geometria para estudantes autistas, e a exposição de algumas ferramentas específicas para a prática pedagógica, as quais propiciam qualidade no ensino para estes estudantes. O processo de ensino-aprendizagem da Geometria para os alunos com Transtorno do Espectro Autista é um grande desafio, e necessita de atenção particular, seja enquanto sujeitos que ensinam e que aprendem. Os alunos com autismo atualmente vivem um dilema quanto a sua inclusão no meio social e escolar. Consideramos que as Práticas Pedagógicas adequadas no ensino da Geometria podem favorecer no processo de inclusão e desenvolvimento de habilidade do aluno com Transtorno do Espectro Autista.
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