O Perfil Formativo e Profissional de Educadores Matemáticos das Universidades Públicas do Estado de Mato Grosso

  • Fabricia Nates dos Santos Galvão UFMT
  • Rute Cristina Domingos da Palma UFMT

Resumo


O presente artigo é resultado de um levantamento inicial de dados para o desenvolvimento da pesquisa de Doutorado, em andamento, junto ao Programa de Pós-graduação em Educação (PPGE), da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). O objetivo deste trabalho é o de apresentar uma caracterização do perfil formativo e profissional de educadores matemáticos das universidades públicas do estado de Mato Grosso. Para viabilizar o desenvolvimento do estudo, optou-se por uma abordagem de cunho qualitativo, de caráter exploratório, realizado através de pesquisa documental. Os dados coletados para caracterizar o perfil dos professores foram recolhidos por meio de consulta online no Curriculum Lattes de cada um dos 32 educadores matemáticos, possíveis participantes da investigação. Após as análises, constatou-se que 75% dos educadores matemáticos graduaram-se unicamente em Licenciatura em Matemática; quanto ao Mestrado prevalece a área da Educação; em relação ao Doutorado, 38% dos professores realizaram na área da Educação Matemática e, além do Doutorado, cinco educadores possuem Pós-Doutorado. Ainda, os dados demonstram que os educadores matemáticos buscam desenvolver o tripé – ensino, pesquisa e extensão, sendo atividades inerentes à docência universitária.

Palavras-chave: Educação Matemática, Educador Matemático, Perfil

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Publicado
08/11/2021
GALVÃO, Fabricia Nates dos Santos; PALMA, Rute Cristina Domingos da. O Perfil Formativo e Profissional de Educadores Matemáticos das Universidades Públicas do Estado de Mato Grosso. In: ANAIS PRINCIPAIS DO SEMINÁRIO DE EDUCAÇÃO (SEMIEDU), 29. , 2021, Cuiabá. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2021 . p. 1110-1124. ISSN 2447-8776.